Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU

Editorial - 02
Formação PTE
Projecto ‘TurmaMais’
Matemática 1º CEB
Educar Sexualidade
Avaliar a Aprendizagem
N. Prog. Português
Sexualidade
Educ./Poder Local I
Educ./Poder Local II
Educ./Poder Local III
Educ./Poder Local IV
Escola Electrão
Dia da Escola
TIC e Ed. Musical
... eternamente Aluno?!
Avaliação e PEA
A Tapada da J. Régio
Afectividade e Deficiência
Formação Contínua
Desalinhos
Formação como Projecto
Enfoque nas Soluções
Formação e BEs
Quem nasceu em 34?
O meu aluno Albino
As aulas da noite
Cartoon

 

 

Educar para construir o futuro

Ana Manteiga
Vereadora da CMP com o Pelouro da Educação

Sempre fui apaixonada pelo ensino e por isso abracei a profissão de professora sem reservas, dedicando-lhe 17 anos da minha vida. Neste momento, como Vereadora responsável pelo pelouro da Educação, tenho uma visão abrangente desta área e procuro tratar todos por igual, seja qual for a escola, o ano, professor, aluno ou turma. Na minha opinião, não existem escolas boas nem más. Existem escolas onde alunos e professores convivem e trabalham em prol de um objectivo: a transmissão e a assimilação de conhecimentos que permitam aos alunos ficarem aptos para alcançar o sucesso, quer na vida pessoal quer na vida profissional. É neste sentido que a Autarquia de Portalegre tem assumido uma política de proximidade para com os jovens do concelho. Esta política traduz-se num compromisso para com o incentivo da qualidade do ensino, mas, também, para com o bem-estar da população estudantil, sendo responsável pelas actividades de enriquecimento curricular, apoiando as diversas iniciativas das instituições de ensino e fazendo, muitas vezes, a ponte entre os pais e as instituições, ajudando a resolver dificuldades e problemas, mesmo que nem sempre a resposta aos mesmos seja tão célere quanto desejaríamos.

Para facilitar aos jovens estudantes o acesso a uma melhor formação, a autarquia de Portalegre permite aos jovens usufruir de espaços como, por exemplo, a Biblioteca, onde decorrem actividades do interesse de alunos e professores, como leitura, exposições ou conferências. Também a politica de Desporto é definida de forma a servir os jovens, com o apoio a diversas iniciativas desportivas, a aposta num novo estádio Municipal e a manutenção das diversas piscinas.

 Como símbolo da importância que a Educação tem para o Concelho de Portalegre, em 2006 realizou-se, pela primeira vez a Expo Escolas, um evento totalmente pensado para os alunos das escolas, assinalando o Dia Mundial da Criança, e que permite reunir a população estudantil no Jardim da Avenida da Liberdade e dinamizar uma série de iniciativas lúdicas e desportivas, muitas delas com carácter formativo, como: as desenvolvidas no âmbito da reciclagem, das regras de trânsito, da pintura, do teatro ou ainda as experiências na área da biologia. O sucesso tem sido tal que este evento já faz parte do plano de actividades das escolas do concelho, o que nos deixa muito satisfeitos.

 Para uma região como o Alto Alentejo, envelhecida e com cada vez menos população, é crucial fixar os jovens. Nesse sentido, é fundamental apostar na educação e na formação de jovens responsáveis e qualificados e aptos a desempenharem funções ou criarem empresas que desenvolvam o concelho. É também importante que estejam motivados e que queiram aprender, fazer uso das novas tecnologias e inovar. Perante um mundo laboral competitivo e exigente, os jovens estudantes de Portalegre têm, à partida, que ter as mesmas condições e oportunidades que os jovens que estudam noutra cidade do país e, mesmo que se desloquem para continuar os seus estudos noutras cidades, é importante que queiram voltar e tenham oportunidades na sua terra. Só assim se garante o futuro da cidade e só assim Portalegre será uma cidade com futuro.