Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU

Editorial - 02
Formação PTE
Projecto ‘TurmaMais’
Matemática 1º CEB
Educar Sexualidade
Avaliar a Aprendizagem
N. Prog. Português
Sexualidade
Educ./Poder Local I
Educ./Poder Local II
Educ./Poder Local III
Educ./Poder Local IV
Escola Electrão
Dia da Escola
TIC e Ed. Musical
... eternamente Aluno?!
Avaliação e PEA
A Tapada da J. Régio
Afectividade e Deficiência
Formação Contínua
Desalinhos
Formação como Projecto
Enfoque nas Soluções
Formação e BEs
Quem nasceu em 34?
O meu aluno Albino
As aulas da noite
Cartoon

 

 

Editorial

Luísa Abreu e Silva
CEFOPNA

Cada vez que o homem sonha, o mundo pula e avança…” dizia António Gedeão,  o Poeta professor. E nós seguimos a sua certeza. Acreditamos na importância da Formação Contínua e trabalhamos, diariamente, para que a mesma aconteça sempre obedecendo a critérios de qualidade, exigência e rigor. Cada vez mais cremos que o caminho se faz andando e, com passos seguros, seguimos marcando este Tempo tecido de tempos de dúvida, de dificuldades mas, também, de confiança naquilo que cada um de nós pode realizar.

A PROFFORMA vai no seu segundo número, consolidando a sua existência e com a convicção de fazer sentido no atual cenário educativo. Neste número, para além da pluralidade de opiniões, quisemos permitir o confronto de opiniões para que, deste modo, se possam formar juízos fundamentados. Em época da contenção, num período social fortemente condicionado por questões orçamentais, consideramos fundamental não ignorar os valores que tornam uma sociedade humana de facto. Damos voz àqueles que têm o poder de influenciar o rumo da Educação em Portugal mas, também, àqueles que, diariamente, se confrontam com a efectivação das medidas adoptadas superiormente.

É nossa convicção que o presente se faz de passado, de memórias, de histórias contadas, por vezes recontadas, com sentidos e sentires. Acreditamos que há histórias de aprender e ensinar que nos ajudam, a todos, a olhar o nosso quotidiano com novas esperanças, com segurança reforçada.

Criámos, por isso, uma nova rubrica: - Crónicas de Aprender, e pedimos a professores já aposentados, seguros de que quando se é professor se é para sempre professor, que recordassem a Escola de outros tempos, que nos contassem de outras e diferentes (?) experiências educativas. Contudo, nestas crónicas há lugar, também para olhares atuais, para fixar momentos, vivências, que julgamos (ou sentimos?) que nos ajudam a ser mais professores, melhores educadores. É o espaço da fixação dos afetos,  da imortalização de experiências educativas que, acreditamos, dão sentido à Escola de todos os tempos.  É, afinal, uma rubrica nova, que surge da nossa constante ambição de melhorar e inovar este espaço que só faz sentido porque é de todos e para todos.

Também Olhares Cruzados vem desafiar-nos para diferentes leituras. Articular educação e autarquia, pensar o que se faz, sonhar o que pode fazer-se. São experiências efetivas, de quem está no terreno e fala “cum saber de experiência feito”!

Lugar ainda, neste segundo número, para olhar os Novos Programas, de Português para o Ensino Básico, de Matemática para o 1º Ciclo. É um alerta para a mudança que impõe, sem dúvida, novas posturas, novas atitudes.

Desejamos, em suma, bons tempos de enriquecedoras leituras proporcionados pela PROFFORMA!