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A Construção de Bibliotecas Digitais, um desafio para as bibliotecas escolares

Teresa Guerreiro
Agrupamento de Escolas de
Vila Boim

A biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Vila Boim tomou em mãos o desafio de construir uma biblioteca digital, espaço online onde pudessem ser agrupados, organizados e disponibilizados recursos digitais em diversos formatos e com variados conteúdos. Passo a explicar a forma como tem sido concretizado este projecto, como está estruturado e as ferramentas Web que têm sido utilizadas.

 Sede da Biblioteca Digital: O Blogue da B.E.

O blogue da B.E. – http://www.bevilaboim-bibliomanias.blogspot.com – começou por ser um lugar de divulgação das actividades da biblioteca escolar. Ferramenta Web de fácil utilização e manutenção, não requerendo conhecimentos informáticos especializados, ao contrário do que acontece com as páginas Web, tornou-se rapidamente um dos espaços preferenciais para a nossa comunicação com a comunidade escolar que servimos.

À medida que a versatilidade e a disponibilização de nossas aplicações e funcionalidades do blogue foi aumentando, tornou-se possível aumentar e diversificar a oferta de recursos: sendo possível construir páginas secundárias anexas à página inicial, destinada às informações, disponíveis mediante um clique no link que se encontra indicado com o nome LUGARES ONLINE DA B.E. (ver ilustração 1).

Ilustração 1

Os Lugares Online da B.E.

Desta forma, foi possível agrupar muitos e variados recursos num mesmo espaço online, explicados sucintamente nas linhas que se seguem:

  • Biblioteca Digital – página secundária que disponibiliza centenas de livros digitais, da literatura infanto-juvenil aos periódicos, passando por literaturas, de várias línguas, para o público adulto e pelos áudio-livros. Dispomos de um total de 258 livros digitais (dados de 30 de Março de 2011).

  • Bolsa de Valores – página secundária que organiza, apresenta e divulga projectos e trabalhos feitos por alunos individuais, turmas e professores, convertidos em e-book, que, de outra forma ficariam confinados aos universos restritos das turmas/ áreas disciplinares onde foram concretizados. Desta forma, estes trabalhos, de elevada qualidade, são valorizados ao serem divulgados e conhecidos, dentro e fora da comunidade escolar. Dispomos de 14 projectos (dados de 30 de Março de 2011), dos quais três deles foram também publicados em formato impresso.

  • Cinema BE – página secundária que organiza, apresenta e divulga filmes (curtas-metragens) com conteúdos ligados às actividades escolares, curriculares e extra-curriculares. Dispomos de um total de 56 filmes (dados de 30 de Março de 2011), organizados em produções escolares, temas das várias disciplinas, cinema de animação, I Semana da Animação Março 2010, e Ler-Livros-Bibliotecas.

  • Lugar ao Leitor – página secundária que organiza, apresenta e divulga textos de alunos sobre leituras feitas, visitas de estudo e outras actividades realizadas. Dispomos de 2 textos (dados de 30 de Março de 2011) e temos preparados cerca de 10, em fase de pré-publicação.

  • Banco de Dados – página secundária que organiza, apresenta e divulga documentos de apoio às diversas áreas curriculares e não curriculares. Pensado no apoio aos docentes, mas passível de ser utilizado pelos alunos e pais/encarregados de educação. Dispomos de 66 documentos (dados de30 de Março de 2011), organizados em Formação Cívica, Dia da Internet Segura, Projecto Parlamento dos Jovens, Ciências Naturais, PES, Visitas Virtuais 3D e Língua Portuguesa.

  • BE Docs – página secundária que organiza, apresenta e divulga os documentos mais importantes relativos à organização, objectivos e funcionamento da Biblioteca Escolar, num total de 28 documentos (dados de 30 de Março de 2011), organizados em Guiões de Utilizadores, Guiões de Literacias, Funcionamento da BE, Projectos, Planificações e Relatórios, GTC Elvas e Documentos de Actividades Feitas pela BE.

 As Ferramentas Web Utilizadas

A capacidade de armazenamento de um blogue é limitada, de modo que se torna necessário encontrar outros meios de armazenamento da informação que sejam compatíveis e complementares à ferramenta Web de base deste projecto, o blogue.

Felizmente, o mundo digital disponibiliza um número crescente de ferramentas e aplicações, versáteis, criativas e de utilização cada vez mais intuitiva e acessível. A Web 2.0 tem uma oferta imensa, de que seleccionámos as seguintes:

  • SlideShare e Scribd – permitem disponibilizar de forma automática apresentações em PowerPoint, Word ou PDF. São utilizadas sobretudo nos espaços BIBLIOTECA DIGITAL, BANCO DE DADOS e BE DOCS.

  • My ebook e Calaméo – utilizadas para a produção de livros electrónicos. São usadas no espaço BOLSA DE VALORES.

  • Youtube – foi criado o canal BE Youtube, sendo armazenados e disponibilizados os recursos vídeo patentes no espaço CINEMA BE.

Complementaridade e Versatilidade

A par com o uso desta ferramentas Web, integradas na ferramenta de base – o blogue -, surgem outros espaços online, tais como as redes sociais, no nosso caso o Facebook, que constituem oportunidades complementares de divulgação e partilha da informação e dos recursos, mais rápida e com alcance junto da comunidade escolar muito mais efectivo. Desta forma, publicando as informações e disponibilizando os recursos no blogue e partilhando-as, inclusivamente disponibilizando os links, no perfil e na página da BE no Facebook.

Também a criação da disciplina Biblioteca Escolar na plataforma Moodle do Agrupamento permite diversificar o acesso à informação e aos recursos, directamente às pessoas que trabalham no Agrupamento.

 Pertinência e Valor Deste Projecto

É reconhecido por cada vez mais pessoas e entidades ligadas à educação que a informação deve ser encarada como recurso estratégico para a educação, a cidadania, a coesão social e o desenvolvimento económico, e que as bibliotecas (públicas, escolares e académicas) constituem importantes veículos de acesso à informação, de promoção da literacia de informação e podem desempenhar um papel vital no que respeita às políticas de aprendizagem ao longo da vida, de modo que é extremamente importante o investimento em programas de promoção de literacia da informação que tornem o uso destas ferramentas verdadeiramente eficaz e proporcionem aos seus utilizadores as competências essenciais para saberem viver na sociedade da informação e do conhecimento, tal como ela vem sendo delineada nos últimos tempos.

Aprender é um processo e um valor de ordem intemporal, estando apenas sujeito à temporalidade das ferramentas com que pode fazer-se. Hoje e no futuro, passa pela Web. E nós não podemos passar ao lado…