Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Optimistas Sempre

Prioridades grupo 410

Reflexão2010/11

Educação Patrimonial

Contibuto das TIC

Um olhar .. Insucesso

Escola com Passado...

Bibliotecas Digitais

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Notícias

Cartoon


 


 

 

Breve Reflexão sobre o ano lectivo 2010/2011

Maria Isabel Junceiro
Agrupamento de Escolas de Marvão

Mais um ano lectivo se aproxima do fim e, como habitual, chegam os momentos de ter de reflectir no trabalho desenvolvido e proceder ao balanço do mesmo, encontrar aspectos positivos, que devem ficar de referência para o futuro e, aspectos negativos, que devem ser analisados no sentido de encontrar soluções de modo a que não se repitam.

Estes momentos de reflexão nem sempre são fáceis e, particularmente, este ano lectivo, no caso do Agrupamento de Escolas do Concelho de Marvão, parece ainda mais difícil. Com a formação do Agrupamento de Escolas do concelho, que passou a integrar a EBI c/ JI de Ammaia, Portagem, designada como escola sede e a EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, Santo António das Areias, à qual foi atribuída a designação de escola pólo, muito se alterou na forma de sentir e estar e na visão sobre “Educação” por estas terras de Marvão.

Esta realidade de hoje, resultou de um processo que foi conduzido sem a participação activa na tomada de decisão de algumas partes interessadas a nível local. Parece-nos que tudo teria sido mais fácil se forças ligadas à educação em conjuntos com as forças políticas locais tivessem, em conjunto, chegado a acordos dos quais resultaria uma decisão partilhada em que todos se envolvessem na criação de uma única estrutura educativa no concelho. Temos de estar conscientes que não é fácil introduzir mudanças e, principalmente, em localidades onde a escola é vista como uma das principais  instituições face ao pouco desenvolvimento sócio - económico existente, torna-se  ainda mais difícil  as pessoas aceitarem realidades diferentes daquelas a que se habituaram e todos querem ver as suas referências destacadas e valorizadas.

Ao longo do presente ano lectivo tentou-se que ambas as escolas funcionassem sem grandes alterações, procurando manter tradições e actividades habituais, como por exemplo a comemoração do “Dia da escola”, na escola pólo em Santo António das Areias, onde foi prestada a habitual homenagem ao seu patrono, no dia 27 de Janeiro de 2011. Também foram organizadas em conjunto várias actividades procurando sempre que possível juntar alunos de ambas as escolas, nomeadamente na Festa de Natal do Agrupamento, no desfile de Carnaval, em algumas Visitas de Estudo e em actividades desenvolvidas pelos departamentos curriculares, tentando sempre distribuir esses momentos pelas duas localidades, ou seja algumas aconteceram em Santo António das Areias, outras na Portagem, proporcionando assim aos alunos a deslocação e o  conhecimento das duas escolas que integram o Agrupamento. Pode-se referir que em todos esses momentos o balanço foi bastante positivo, os alunos interagiram muito bem, participaram em conjunto, estabeleceram amizades e mostram-se sempre receptivos a participar em actividades conjuntas com os alunos da outra escola.E ainda de mencionar a colaboração do município de Marvão na deslocação dos alunos entre escolas e nas Visitas de Estudo.

Contudo e, apesar dos esforços, ainda não se conseguiu chegar à identificação do Agrupamento de Escolas como uma única unidade orgânica. Principalmente entre os adultos da comunidade educativa tem sido mais difícil encarar esta nova realidade e, entre alguns nota-se ainda a identificação com uma das escolas e a tendência a comparações constantes. Também o facto dos docentes do 2º e 3º ciclos leccionarem em ambas as escolas leva a que percam muito tempo na deslocação entre uma escola e outra, acabando por minorar os momentos de partilha, convívio e até de trabalho conjunto que tanto se defende pedagogicamente. Presentemente nota-se na maioria dos docentes um desgaste e um cansaço adicional que resulta, sem dúvida, desta situação permanente de vai e vem entre ambas as escolas.

 A nível Administrativo e no que respeita á Gestão, também não tem sido fácil conjugar formas de trabalho diferentes, procedimentos e modos de organização, em algumas situações, muito distintos. Desde o início que se tem procurado, com um esforço constante, harmonizar formas de trabalho, modos de actuar e procedimentos a adoptar comuns para que todos caminhem no mesmo sentido e com o mesmo objectivo: Contribuir da melhor forma para o sucesso educativo e para o bem estar dos alunos que frequentam as escolas deste Agrupamento e de todos quantos nele trabalham.

 No entanto estamos conscientes que esta é uma tarefa muito difícil e que apesar de iniciada ainda existe muito trabalho a realizar até que se consiga olhar e sentir que pertencemos todos a uma única unidade orgânica que tem a seu cargo a educação das crianças e jovens do Concelho de Marvão. Mas como todos os processos de mudança acreditamos que esta seja uma fase mais conturbada que passará e que se caminhe para um futuro mais tranquilo, onde se consiga encontrar um rumo único para levar a cabo esta tarefa de educar, que já por si é tão difícil e cheia de condicionantes, alterações e reformas constantes que são impostas pelo próprio sistema educativo.

Esperamos que, esta tarefa já iniciada de junção das escolas do Concelho de Marvão tenha continuidade e se consiga, da melhor forma, encontrar a identidade deste Agrupamento, com objectivos comuns e onde se desenvolva um verdadeiro trabalho de equipa que contribua para o sucesso escolar, social e pessoal dos alunos deste concelho e para o êxito profissional e pessoal de todos os que ntegram esta comunidade educativa.