Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

A Minha Escola

Crónicas de Aprender

Entrevista

Notícias

Cartoon

 


 

 

Editorial

Luísa Abreu e Silva
CEFOPNA

Sinto-me nascido a cada momento /

 Para a eterna novidade do Mundo....

Fernando Pessoa

Três é um número especial. O número da unidade, o dos possíveis também. Neste número três, da PROFFORMA, começa a fazer-se verdade o nosso principal objetivo: - São os leitores quem nos procura, são os leitores que propõem publicar as suas reflexões, com a certeza, que partilhamos, que podem contribuir para o enriquecimento do espaço de aprendizagens, da paisagem de saberes, que a PROFFORMA proporciona.

Parafraseando Pessoa, sentimo-nos nascidos a cada momento e, com disfarçado orgulho, sentimos que estamos a contribuir, de facto, para enriquecer a eterna novidade que é o mundo da educação. Neste número, propomos uma reflexão sobre a problemática da violência, sobre a indisciplina, sobre o lugar formativo das TIC na sala de aula, sobre a urgência da renovação do ensino da Filosofia, sobre as diferentes necessidades de formação entre outros. Damos, também, voz ao representante do Alentejo no Conselho de Escolas, numa entrevista viva, dinâmica e atual. É o professor Eduardo Relvas quem, com rigor e frontalidade, responde às nossas questões.

No entanto, o número três da PROFFORMA não ficaria completo sem a presença das nossas Escolas e, ainda, sem o espaço dos afetos (é bom chamar-lhe assim) que constitui a rubrica “Crónicas de Aprender”. Num estilo próprio e inconfundível, Rui Cardoso Martins e João Miguel Tavares, ex-alunos da Escola Secundária Mouzinho da Silveira, lembram o seu processo de aprendizagem. Carlos Carvalho, ex-aluno da São Lourenço, vem a texto para lembrar os seis anos de crescimento que ali viveu.

O número três da PROFFORMA representa mais um passo no caminho, que sabemos longo, de consolidação de um projeto que é, em si mesmo, um desafio. Sentimos, e sabemos!, que a Revista que dá voz às Escolas do CEFOPNA, essa mesma que ousou conquistar um espaço de proximidade entre todos, vai ganhando personalidade e identidade próprias.

Assim, temos de partilhar, tecendo as teias de cumplicidade efetiva que entendemos dever existir entre as diferentes comunidades escolares do espaço CEFOPNA, a alegria por assistirmos ao processo que referimos.

Agora, outro desafio se coloca: - Vem aí o mês de Agosto! E a PROFFORMA quer estar de volta, logo em Setembro, para acolher o novo ano letivo com energia! Seremos nós, todos, capazes de vencer este desafio? Resistiremos ao calor do Verão que, vezes demais, carrega o vento suão?...

 “(…)

Lá vem o vento suão!,
Que enche o sono de pavores,
Faz febre, esfarela os ossos,
E atira aos desesperados
A corda com que se enforcam
Na trave de algum desvão..

José Régio

 

Acreditamos que sim. Porque acreditamos em nós. Em todos!

Boas Férias!!