Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Optimistas Sempre

Prioridades grupo 410

Reflexão2010/11

Educação Patrimonial

Contibuto das TIC

Um olhar .. Insucesso

Escola com Passado...

Bibliotecas Digitais

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Notícias

Cartoon


 


 

 

As novas prioridades na formação no grupo 410

Etelvina Castelo Branco
Escola Secundária D. Sancho II

Urge reformular os pressupostos teóricos e metodológicos em que assenta a ensinabilidade da Filosofia, à luz das novas formas emergentes de racionalidade e práxis decorrentes da sociedade de informação global e globalizante, ideologicamente tecnocrata e mecanicista.

 A racionalidade crítica perdida e a criação manipuladora de novos modelos de subjectividade veiculados ditatorialmente pelo universo telecomunicacional têm vindo a sobrepor-se à construção duma identidade pessoal e colectiva, consciente, crítica e criativa. Daí que a concepção doutrinária que a filosofia tem de si mesma, instituída secularmente e prática corrente na docência da disciplina, tenha de ser substituída por modelos pedagógico-didácticos resultantes da novas contextualizações socioculturais.

 Urge, pois, actualizar a ensinabilidade da Filosofia, no sentido de a readaptarmos ao paradigma emergente, que prima por um conhecimento aberto, total, em processo. O novo público-alvo do ensino secundário, filho do paradigma emergente e tipificado estruturalmente pelo fenómeno complexo da globalização, requer uma aprendizagem suportada por estratégias pedagógicas revolucionárias, nas quais não faz sentido a exclusividade da hermenêutica de texto, assim como a quase ausência de protagonismo do discente na construção da sua própria aprendizagem.

 Consequentemente, penso que há que apostar em acções de formação direccionadas para a construção e aplicação de ferramentas técnicas que visem a proficuidade no desempenho da ensinabilidade da Filosofia.

 Não me refiro a todas aquelas comuns e transversais a múltiplas áreas disciplinares, mas sim à própria construção de instrumentos de trabalho que sejam o rosto da especificidade desta disciplina e, simultaneamente, se enquadrem nos novos contextos vivenciais, visando o cerne da aprendizagem do filosofar: como ensinar a pensar autónoma e criticamente numa sociedade desencantada e intelectualmente passiva.