Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Optimistas Sempre

Prioridades grupo 410

Reflexão2010/11

Educação Patrimonial

Contibuto das TIC

Um olhar .. Insucesso

Escola com Passado...

Bibliotecas Digitais

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Notícias

Cartoon


 

 

Optimistas Sempre

Maria da Conceição Brás
Escola Secundária Mouzinho da Silveira

Os dois últimos anos lectivos foram superados com êxito, face à adaptação a uma escola “fisicamente” rejuvenescida, equipada com novos “instrumentos” de trabalho mas, e sobretudo, dotada de seres humanos fantásticos que constituem o seu corpo docente e não docente.

Foram estes que estranharam, no início, o espaço; que o organizaram à sua medida; que o recomeçaram a sentir como seu e que, finalmente, o vivem, agora, com a mesma alegria e empenho que sempre os acompanharam.

Este ano lectivo, que está prestes a terminar, tem decorrido num clima de calma, boa disposição e são convívio, apesar da crise, apesar da avaliação de desempenho que, serenamente, se aproxima do fim, mais uma vez. Dir-se-ia que já faz parte do quotidiano e que em nada o importuna.

Há, sem dúvida, algumas “arestas” a limar, há que cimentar a capacidade que cada um deve ter para chegar a todos os outros, mas a perfeição não é deste mundo.

A escola tem sido chamada a enfrentar cada vez mais desafios, a governar-se com menos verbas, a ver afastar-se, mais e mais, a tão falada “autonomia”. Porém, a capacidade de liderança, o discernimento, a sensatez e a maturidade que presidem à instituição atenuaram, e muito, os efeitos que poderiam ter sido sentidos por toda a comunidade educativa.

Aproxima-se mais um ano lectivo e a sua organização, de acordo com as orientações legais, parece-nos tarefa difícil e ingrata. Confiamos, mais uma vez, que tudo será conduzido com calma, ponderação e muito bom senso.

Como bons missionários que somos, mostremos a nossa fé, a nossa esperança no futuro e, sobretudo, brindemos cada dia com um sorriso.

Sejamos optimistas, sempre!