Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Optimistas Sempre

Prioridades grupo 410

Reflexão2010/11

Educação Patrimonial

Contibuto das TIC

Um olhar .. Insucesso

Escola com Passado...

Bibliotecas Digitais

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Notícias

Cartoon


 



 

 

Uma Escola com Passado para o Futuro

Carlos Manuel Serra
Escola Secundária de São Lourenço

O desafio remonta ao longínquo ano de 1884. Finais do século XIX. Escola de Desenho Industrial, na rua d’ Elvas.

Um ano após o Ultimatum, em 1891, a Escola de Desenho Industrial conhece novas instalações na praça do Município, onde funcionará, mais tarde, o Magistério Primário e onde actualmente se encontram os Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). Nesta nova morada, fazendo companhia à antiga Câmara Municipal e à Sé Catedral, é rebaptizada: Escola Industrial Fradesso da Silveira e depois Escola de Artes e Ofícios. Em inícios de Junho de 1958, transfere-se definitivamente para a Avenida George Robinson, assumindo o nome de Escola Industrial, depois Escola Industrial e Comercial de Portalegre e finalmente Escola Secundária de S. Lourenço em Portalegre. Formaram-se gerações de ilustres mestres que se notabilizaram em diferentes profissões. Mais tarde, a Escola começa a preparar gerações para o prosseguimento de estudos, isto é, abre portas para o ensino superior.

Estes dois parágrafos ensaiam uma síntese de 127 anos de História, que marcaram indelevelmente a urbe portalegrense.

É um passado que obriga a responsabilidades acrescidas a todos os que trabalham na S. Lourenço, professores, alunos, funcionários e que convoca toda a comunidade escolar. Esta convocatória não burocrática, mas abrangente, visa responder às aspirações de um corpo discente em sintonia com a instantaneidade, que (con)vive socialmente na internet. Um corpo discente que brinca com as ferramentas da Web 2.o e que procura respostas para um mundo globalizado e volátil. Alunos que, nos dias de hoje, desejam ingressar no ensino superior ou entrar na vida activa, após a conclusão de um curso profissional.

E esta nova Escola, requalificada recentemente pela Parque Escolar, com novos espaços e novas valências, requer novas práticas. Nova Escola, novas práticas. Estou seguro que os docentes sabem interpretar os sinais dos tempos e adequam a prática lectiva às circunstâncias hodiernas. A oferta de cursos científico-humanísticos e de profissionais é já um sintoma de modernidade.

Esta S. Lourenço do séc. XXI conta com uma biblioteca escolar totalmente nova. Um belo edifício com 300 m2. Apetrechado. Com uma rica colecção. Mas não são só as condições físicas que completam uma biblioteca escolar. Convidam, claro, e conquistam novos leitores/utilizadores. O segredo, porém, está na dinâmica. O dinamismo atrai toda uma população escolar que necessita de uma biblioteca aberta para conquistar novos saberes e ser socialmente interventiva.

A nova S. Lourenço dispõe também de novos laboratórios de Física, Química e Biologia. O ensino experimental. Salas de Artes. Campos de Jogos. Zonas de lazer. Verdes.

Conta também com diversos clubes, porque a actividade extracurricular coopera com a formação. E são eles: Clube Europeu, que, recentemente, em Estrasburgo, ganhou um importante prémio; Clube das Artes; Clube de Voleibol; Clube dos Amigos da Biblioteca; Projecto Eneias.

Uma S. Lourenço consciente que o sucesso educativo se alicerça com o envolvimento de todos e com um ensino humanizado e transformador, que comprometa os alunos na construção do seu próprio conhecimento, de uma forma dinâmica e continuada.

A nova S. Lourenço, no dia 04 de Junho, sábado, conhecedora da sua importância, recebe todos os que a queiram visitar.

Uma Escola para o Futuro.