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Agrupamento de Escolas de Arronches
Metas Estratégicas para a Promoção da Cidadania ACTIVA e do Sucesso Escolar

João Garrinhas
Agrupamento de Escolas de Arronches

i. PRINCIPIOS, VALORES E MISSÃO DO AGRUPAMENTO

Numa sociedade em profunda mutação política, social, tecnológica, em que ajustamentos estruturais a nível da economia global alteraram o perfil das empresas, dos sistemas sociais e do mercado laboral, que se tornou mais flexível e exigente (e simultaneamente mais instável e precário), a EDUCAÇÃO e a FORMAÇÃO adquirem um maior protagonismo, recaindo sobre a Escola novas exigências que respondam a uma envolvente global em profunda mutação.

A Escola, instituição que durante séculos foi uma organização, quase hermética, que centralizou saberes, deixa de ter, em exclusivo, essa função, na sociedade pós industrial da informação e comunicação.

A esta instituição, pilar da sociedade, é lhe pedido que mobilize esses saberes, que providencie um ensino transversal para a vida, centrado na ação, focalizado em processos, integrado multidisciplinarmente, contextualizado, auto construído e que recrie contextos da vida real, de forma a dotar os alunos e formandos de competências transversais que possam ser aplicadas nos mais variados contextos, num percurso que não se esgota na escola, mas que se prolonga ao longo da vida.

Para a concretização destes objetivos interessa fomentar um “educação para a cidadania activa”, que, centrada no aluno, deve promover o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico e autónomo, de competências éticas ou de escolha de valores ou competências de ação ou sociais (participação activa e cooperante em acções concretas da comunidade), em domínios tão diversos como jurídico – político, os grandes desafios do mundo actual (identidade, diversidade, exclusão, desenvolvimento, ambiente, qualificação dos recursos humanos, desenvolvimento tecnológico) ou princípios e valores relacionados com os direitos humanos e cidadania democrática.

Dentro desta lógica de intervenção interessa estimular, desde cedo, nos alunos, uma cultura empreendedora.

O empreendedorismo surge fundamentalmente como a “capacidade e o desejo de agir consciente, determinado e voluntário, tendente a obter uma mudança”.

Educar para o empreendedorismo é no essencial criar oportunidades para que o aluno aprenda, pense e a aja de forma empreendedora, mobilizando conteúdos disciplinares e competências interdisciplinares, e com eles imaginar mudanças, e procurar concretizar essas mesmas mudanças na comunidade – Pensar Global/Agir no Particular.

A Educação para o empreendedorismo baseia-se em princípios como a autonomia, a flexibilidade, a inovação, a mudança, a participação e a cooperação, para que o aluno adquira competências (para além das definidas no curriculum nacional) como a autoconfiança/assunção de riscos, a iniciativa/energia, a resistência ao fracasso, o planeamento/organização, a criatividade/inovação ou as relações interpessoais que promovam o sucesso escolar e/ou a integração social e profissional.

O desenvolvimento de uma cultura empreendedora que ultrapasse a aversão ao risco e o estigma do insucesso é considerada uma área – chave de intervenção estrutural das políticas de Educação da União Europeia, encontrando-se a educação e a formação para o desenvolvimento do espírito empreendedor integrada na estratégia da Comissão Europeia, no âmbito do procedimento Best e nas “Competências – Chave de Aprendizagem ao Longo da Vida”, sendo amplamente reconhecido como um factor determinante para o desenvolvimento económico e cultural em toda a Europa (DGIDC; 2006).

Assim, o desenvolvimento de uma atitude empreendedora por todos os integrantes da comunidade educativa deverá constituir um instrumento fundamental da mudança que se requer (ou é exigida) à Escola para responder aos desafios resultantes das transformações societais.

A Escola deve de ser um espaço de criatividade, de recriação constante, de inovação, de capacidade para planear e gerir projectos com vista a atingir os objectivos a que se propõe, nomeadamente, a prestação de um serviço de ENSINO DE QUALIDADE, capaz de dotar os cidadãos de conhecimentos e competências que lhe permitam explorar as suas capacidades e integrar-se de uma forma activa na sociedade, contribuindo desta forma para a vida económica, social e cultural do país. 

Estes sãos os princípios e valores que norteiam o Agrupamento de Escola de Arronches.

 No âmbito da declaração pelas Nações Unidas, da Década 2005 – 2014, como a “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, considerou-se importante efectuar a ligação entre a valorização da educação de uma realidade planetária e a promoção de acções activas de intervenção pela comunidade escolar. Como pano de fundo, o tema apela ao conhecimento do frágil equilíbrio do planeta Terra e à premente necessidade de mudança de pensar e agir do Homem, como forma de equilibrar o progresso económico e social com as preocupações ambientais.

Assim, perante a diagnose realizada sobre as potencialidades, constrangimentos e oportunidades do Agrupamento, protagonizamos, baixo o lema CIDADANIA E EMPREENDEDORISMO RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, como Missão, Visão do Valores do Agrupamento.de Escolas Arronches:

 1.1. - MISSÃO

Potenciar um ensino de qualidade, centrado na ação, focalizado em processos, integrado multidisciplinarmente, contextualizado, auto construído e que recrie contextos da vida real, de forma a dotar os alunos e formandos de competências transversais, incluindo de cidadania e do empreendedorismo, que possam ser aplicadas nos mais variados contextos, num percurso que não se esgota na escola, mas que se prolonga ao longo da vida.

1.2. - VISÃO

Ser um Agrupamento de referência e excelência do Ensino Básico

 1.3. - VALORES

 Mediante o lema Cidadania e Empreendedorismo rumo ao Desenvolvimento Sustentável o Agrupamento norteia-se pelos seguintes valores:

  • Qualidade na prossecução da melhoria das aprendizagens e dos resultados escolares dos alunos, tendo em vista as metas da diminuição do insucesso e do abandono escolar;

  • Cidadania activa, que centrada no aluno, promove o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico e autónomo, de competências éticas ou de escolha de valores ou competências de acção ou sociais (participação activa e cooperante em acções concretas da comunidade), em domínios tão diversos como jurídico – político, os grandes desafios do mundo actual (identidade, diversidade, exclusão, desenvolvimento, ambiente, qualificação dos recursos humanos, desenvolvimento tecnológico) ou princípios e valores relacionados com os direitos humanos e cidadania democrática;

  • Empreendedorismo que surge fundamentalmente como a “capacidade e o desejo de agir consciente, determinado e voluntário, tendente a obter uma mudança”. Educar para o empreendedorismo é no essencial criar oportunidades para que o aluno aprenda, pense e a aja de forma empreendedora, mobilizando conteúdos disciplinares e competências interdisciplinares, e com eles imaginar mudanças, e procurar concretizar essas mesmas mudanças na comunidade. Baseia-se em princípios como a autonomia, a flexibilidade, a inovação, a mudança, a participação e a cooperação, para que o aluno adquira competências como a autoconfiança/assunção de riscos, a iniciativa/energia, a resistência ao fracasso, o planeamento/organização, a criatividade/inovação ou as relações interpessoais que promovam o sucesso escolar e/ou a integração social e profissional. O desenvolvimento de uma atitude empreendedora por todos os integrantes da comunidade educativa deverá constituir um instrumento fundamental da mudança que se requer (ou é exigida) à Escola para responder aos desafios resultantes das transformações societais;

  • Responsabilidade social conceito intimamente relacionado com os processos de melhoria da gestão organizacional interna e a optimização dos recursos disponíveis no território através de parcerias estratégicas com agentes externos à organização.

  

Para a concretização da Missão deste Agrupamento definem-se como grandes objectivos gerais:

 

  1. PROMOVER UM SUCESSO EDUCATIVO DE QUALIDADE

  2. FOMENTAR A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA ACTIVA

  3. PROMOVER UMA ATITUDE EMPREENDEDORA EM TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA

 

 

ii. OBJECTIVOS E METAS DE ACÇÃO

 

PROMOVER UM SUCESSO EDUCATIVO DE QUALIDADE

OBJECTIVOS

METAS 

 

Manter o baixo abandono escolar dos

alunos do ensino básico

Fixar em menos de 1 %,

a taxa de abandono escolar no ensino básico

 

Fixar as taxas de desistência aos 14, 15 e 16 anos respectivamente em 0,2/, 0,2 e 0,0% em 2013 e 2015.

 

  

 

Manter de forma sustentada as taxas de transição no ensino básico e secundário

 

Fixar as Taxas repetência em 0% em 2013 e 2015

 

Fixar em 98,3% a taxa de sucesso no 3º ano das Turmas Fénix nas áreas disciplinares de Matemática e Língua Portuguesa

 

Fixar em 99,2% a taxa de sucesso no 8º ano das Turmas Fénix nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Inglês

 

Certificar 60% dos formandos nos EFA Secundário

 

 

 

 

Melhorar o aproveitamento global alunos

 

Fixar em 10% os alunos que transitam sem qualquer nível inferior a três

 

Fixar o aproveitamento global de Bom igual ou superior a 5%

 

Fixar o aproveitamento global de Muito Bom igual ou superior a 2%

 

 

 Melhorar os

resultados escolares

em disciplinas com menor taxa de

aproveitamento

 

Taxa de insucesso a Matemática no 2º e 3º ciclo igual ou inferior a 5%

 

Taxas de insucesso à disciplina de Inglês e Ciências Físico – Químicas e Inglês de 3º ciclo igual ou inferior a 3%

 

 

 

 

 

 

 

Melhorar os

Resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico

Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 90% na Prova de Aferição de Matemática (4ºano) em 2013 e de 92% em 2015

 

 

Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 80% na Prova de Aferição de Matemática (6ºano) em 2013 e 2015.

 

 

Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 93% na Prova de Aferição de Língua Portuguesa (4ºano) em 2013 e 95% em 2015

 

 

Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 91% na Prova de Aferição de Língua Portuguesa (6ºano) em 2013 e 92% em 2015

 

Fixar em 15% as classificações A e B nas Provas de Aferição de Matemática (4º e 6º anos)

 

 

Fixar em 30% as classificações A e B nas Provas de Aferição de Língua Portuguesa (4º e 6º anos)

 

 

Assegurar uma média final nos exames nacionais de Língua Portuguesa e Matemática igual ou superior a 3

 

 

Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 76% no Exame Nacional de Língua Portuguesa de 9ºano em 2013 e 75% em 2015.

 

 

Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 50% no Exame Nacional de Matemática de 9ºano em 2013 e de 55% em 2015

 

Melhorar a qualidade das aprendizagens, disseminando boas práticas

 

Assegurar um maior nº de aulas/actividades experimentais e/ou activo experiencias

 

Garantir que avaliação formativa seja a principal modalidade de avaliação e instrumento fundamental de aprendizagem

 - Pugnar por uma participação mais activa dos docentes na vida do Agrupamento.

 

 Assegurar que todos os docentes participem com empenho e qualidade nos projectos e actividades previstos no Projecto Educativo e  Plano Anual de Actividades

 

  

- Reforçar a interdisciplinaridade e a articulação curricular

 Garantir a participação de todos os docentes, com empenho e qualidade, em pelo menos três actividades interdisciplinares de que resultem produtos significativos para aprendizagem dos alunos

 

 

 

 

 

 

 

- Promover acções de desenvolvimento, acompanhamento e recuperação dos alunos conducentes ao reforço do trabalho e ao estudo dos alunos

 Assegurar a efectiva operacionalidade dos planos de desenvolvimento, acompanhamento e recuperação

 

Cumprir os objectivos do Apoio ao Estudo e do Estudo Acompanhado

 

Assegurar o cumprimento dos objectivos do Plano Nacional de Leitura

 

Rentabilizar o par pedagógico e outras estratégias pedagógicas à disciplina de Matemática no âmbito do Plano da Acção da Matemática II

 

Garantir maiores taxas de sucesso e maiores níveis de desenvolvimento a Inglês, Língua Portuguesa e Matemática no âmbito do Projecto “Mais Sucesso”

 

- Garantir uma oferta educativa diversificada, para os alunos com insucesso, necessidades educativas de carácter permanente e população adulta

 Desenvolvimento de currículos específicos individuais CEI´s

 

 

Aumentar o número de turmas de EFA

 

- Implementar mecanismos de orientação vocacional e apoio psicológico

 

Manutenção e desenvolvimento do SPO e apoio psicológico

- Estimular a comunicação entre os diferentes agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem

Aumentar o número de contactos entre os Encarregados de Educação e o Director de Turma

 

- Aumentar envolvimento dos alunos na vida escolar e nas decisões sobre o seu processo ensino – aprendizagem

 

Assegurar conselhos de turma participados que concertem as estratégias adequadas às características específicas turma/alunos 

 

- Estimular a auto-avaliação, regular e sistemática, conducente às necessárias reformulações.

Monitorizar as práticas da escola tendo em vista a melhoria da qualidade do serviço educativo prestado

 

Promover a análise dos resultados escolares a quando das avaliações intercalares e no final de cada período lectivo

 

Assegurar a implementação dos planos de melhoria elaborados

 

- Promover a participação dos docentes e pessoal não docente em acções de formação contínua de acordo com as necessidades do Agrupamento

 

Aprovar, até ao final do 1º período do Plano de Formação e Actualização do Pessoal Docente e Não Docente do Agrupamento

 

 

Conseguir uma participação de 60% dos professores e em acções de formação

 

FOMENTAR A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA ACTIVA

OBJECTIVOS

METAS 

- Promover uma cidadania activa promotora do desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico e autónomo e da participação activa dos alunos em acções concretas da comunidade

 Garantir que todas as turmas desenvolvam pelo menos três projectos promotores da educação para a cidadania com resultados tangíveis na comunidade educativa

 

 

Assegurar que todos os docentes estejam envolvidos em projectos promotores da cidadania activa

 

Prosperar o número de parcerias estabelecidas com a comunidade para o desenvolvimento de projectos sobre educação para a cidadania

 

- Promover a educação para a saúde

 Implementar e desenvolver o projecto “Educação para a Saúde” envolvendo todo o Agrupamento utilizando as áreas curriculares disciplinares e não disciplinares

 

- Promover a prática desportiva e a cidadania activa através do Desporto Escolar

 Contribuir para o combate ao insucesso e abandono escolar e promover a inclusão, a aquisição de hábitos de vida saudável e a formação integral dos jovens em idade escolar, através da prática de actividades físicas e desportivas

 

 

PROMOVER UMA ATITUDE EMPREENDEDORA EM TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA

OBJECTIVOS

METAS 

- Fomentar uma cultura empreendedora ao nível de escola, de turma e individual

 

- Fomentar a educação para o empreendedorismo

Assegurar que todos os docentes estejam envolvidos em projectos promotores da cidadania activa

 

Garantir que cada grupo/turma desenvolva pelo menos um projecto de empreendedorismo

 

Aumentar o número de parcerias entre o Agrupamento e empresas e instituições