MENU
Editorial
Educar Sempre
Olhares
Cruzados
-
A Minha Escola -
Eco_Escolas
Esc. Garcia D'Orta
Projecto Educativo
Hécules da Modernidade
O mérito conquista-se
Em
Busca da Excelência
NPPEB
Escolas de Marvão
Media PIEF
A Escola. Que futuro?
Educação para a Saúde
Escolas de Arronches
Crónicas de Aprender
Entrevista
Cartoon
|
Agrupamento de Escolas de
Arronches
Metas Estratégicas para a Promoção da Cidadania ACTIVA e do Sucesso
Escolar
João Garrinhas
Agrupamento de Escolas de Arronches
Numa sociedade em
profunda mutação política, social, tecnológica, em que ajustamentos
estruturais a nível da economia global alteraram o perfil das
empresas, dos sistemas sociais e do mercado laboral, que se tornou
mais flexível e exigente (e simultaneamente mais instável e
precário), a EDUCAÇÃO e a FORMAÇÃO adquirem um maior protagonismo,
recaindo sobre a Escola novas exigências que respondam a uma
envolvente global em profunda mutação.
A Escola,
instituição que durante séculos foi uma organização, quase
hermética, que centralizou saberes, deixa de ter, em exclusivo, essa
função, na sociedade pós industrial da informação e comunicação.
A esta
instituição, pilar da sociedade, é lhe pedido que mobilize esses
saberes, que providencie um ensino transversal para a vida, centrado
na ação, focalizado em processos, integrado multidisciplinarmente,
contextualizado, auto construído e que recrie contextos da vida
real, de forma a dotar os alunos e formandos de competências
transversais que possam ser aplicadas nos mais variados contextos,
num percurso que não se esgota na escola, mas que se prolonga ao
longo da vida.
Para a
concretização destes objetivos interessa fomentar um “educação para
a cidadania activa”, que, centrada no aluno, deve promover o
desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico e autónomo, de
competências éticas ou de escolha de valores ou competências de ação
ou sociais (participação activa e cooperante em acções concretas da
comunidade), em domínios tão diversos como jurídico – político, os
grandes desafios do mundo actual (identidade, diversidade, exclusão,
desenvolvimento, ambiente, qualificação dos recursos humanos,
desenvolvimento tecnológico) ou princípios e valores relacionados
com os direitos humanos e cidadania democrática.
Dentro desta
lógica de intervenção interessa estimular, desde cedo, nos alunos,
uma cultura empreendedora.
O
empreendedorismo surge fundamentalmente como a “capacidade e o
desejo de agir consciente, determinado e voluntário, tendente a
obter uma mudança”.
Educar para o
empreendedorismo é no essencial criar oportunidades para que o aluno
aprenda, pense e a aja de forma empreendedora, mobilizando conteúdos
disciplinares e competências interdisciplinares, e com eles imaginar
mudanças, e procurar concretizar essas mesmas mudanças na comunidade
– Pensar Global/Agir no Particular.
A Educação para o
empreendedorismo baseia-se em princípios como a autonomia, a
flexibilidade, a inovação, a mudança, a participação e a cooperação,
para que o aluno adquira competências (para além das definidas no
curriculum nacional) como a autoconfiança/assunção de riscos, a
iniciativa/energia, a resistência ao fracasso, o
planeamento/organização, a criatividade/inovação ou as relações
interpessoais que promovam o sucesso escolar e/ou a integração
social e profissional.
O desenvolvimento
de uma cultura empreendedora que ultrapasse a aversão ao risco e o
estigma do insucesso é considerada uma área – chave de intervenção
estrutural das políticas de Educação da União Europeia,
encontrando-se a educação e a formação para o desenvolvimento do
espírito empreendedor integrada na estratégia da Comissão Europeia,
no âmbito do procedimento Best e nas “Competências – Chave de
Aprendizagem ao Longo da Vida”, sendo amplamente reconhecido como um
factor determinante para o desenvolvimento económico e cultural em
toda a Europa (DGIDC; 2006).
Assim, o
desenvolvimento de uma atitude empreendedora por todos os
integrantes da comunidade educativa deverá constituir um instrumento
fundamental da mudança que se requer (ou é exigida) à Escola para
responder aos desafios resultantes das transformações societais.
A Escola deve de
ser um espaço de criatividade, de recriação constante, de inovação,
de capacidade para planear e gerir projectos com vista a atingir os
objectivos a que se propõe, nomeadamente, a prestação de um serviço
de ENSINO DE QUALIDADE, capaz de dotar os cidadãos de
conhecimentos e competências que lhe permitam explorar as suas
capacidades e integrar-se de uma forma activa na sociedade,
contribuindo desta forma para a vida económica, social e cultural do
país.
Estes sãos os
princípios e valores que norteiam o Agrupamento de Escola de
Arronches.
No âmbito da
declaração pelas Nações Unidas, da Década 2005 – 2014, como a
“Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável”,
considerou-se importante efectuar a ligação entre a valorização da
educação de uma realidade planetária e a promoção de acções activas
de intervenção pela comunidade escolar. Como pano de fundo, o tema
apela ao conhecimento do frágil equilíbrio do planeta Terra e à
premente necessidade de mudança de pensar e agir do Homem, como
forma de equilibrar o progresso económico e social com as
preocupações ambientais.
Assim, perante a
diagnose realizada sobre as potencialidades, constrangimentos e
oportunidades do Agrupamento, protagonizamos, baixo o lema
CIDADANIA E EMPREENDEDORISMO RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL,
como Missão, Visão do Valores do
Agrupamento.de Escolas Arronches:
1.1.
- MISSÃO
Potenciar um
ensino de qualidade, centrado na ação, focalizado em processos,
integrado multidisciplinarmente, contextualizado, auto construído e
que recrie contextos da vida real, de forma a dotar os alunos e
formandos de competências transversais, incluindo de cidadania e do
empreendedorismo, que possam ser aplicadas nos mais variados
contextos, num percurso que não se esgota na escola, mas que se
prolonga ao longo da vida.
Ser um
Agrupamento de referência e excelência do Ensino Básico
1.3.
- VALORES
Mediante o lema
Cidadania e Empreendedorismo rumo ao Desenvolvimento Sustentável
o Agrupamento norteia-se pelos seguintes valores:
-
Qualidade
na prossecução da melhoria das aprendizagens e dos resultados
escolares dos alunos, tendo em vista as metas da diminuição do
insucesso e do abandono escolar;
-
Cidadania
activa,
que centrada no aluno, promove o desenvolvimento de capacidades
de pensamento crítico e autónomo, de competências éticas ou de
escolha de valores ou competências de acção ou sociais
(participação activa e cooperante em acções concretas da
comunidade), em domínios tão diversos como jurídico – político,
os grandes desafios do mundo actual (identidade, diversidade,
exclusão, desenvolvimento, ambiente, qualificação dos recursos
humanos, desenvolvimento tecnológico) ou princípios e valores
relacionados com os direitos humanos e cidadania democrática;
-
Empreendedorismo
que surge fundamentalmente como a “capacidade e o desejo de agir
consciente, determinado e voluntário, tendente a obter uma
mudança”. Educar para o empreendedorismo é no essencial criar
oportunidades para que o aluno aprenda, pense e a aja de forma
empreendedora, mobilizando conteúdos disciplinares e
competências interdisciplinares, e com eles imaginar mudanças, e
procurar concretizar essas mesmas mudanças na comunidade.
Baseia-se em princípios como a autonomia, a flexibilidade, a
inovação, a mudança, a participação e a cooperação, para que o
aluno adquira competências como a autoconfiança/assunção de
riscos, a iniciativa/energia, a resistência ao fracasso, o
planeamento/organização, a criatividade/inovação ou as relações
interpessoais que promovam o sucesso escolar e/ou a integração
social e profissional. O desenvolvimento de uma atitude
empreendedora por todos os integrantes da comunidade educativa
deverá constituir um instrumento fundamental da mudança que se
requer (ou é exigida) à Escola para responder aos desafios
resultantes das transformações societais;
-
Responsabilidade social conceito intimamente relacionado com
os processos de melhoria da gestão organizacional interna e a
optimização dos recursos disponíveis no território através de
parcerias estratégicas com agentes externos à organização.
Para a
concretização da Missão deste Agrupamento definem-se como grandes
objectivos gerais:
-
PROMOVER
UM SUCESSO EDUCATIVO DE QUALIDADE
-
FOMENTAR A
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA ACTIVA
-
PROMOVER
UMA ATITUDE EMPREENDEDORA EM TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA
PROMOVER UM SUCESSO EDUCATIVO DE
QUALIDADE |
OBJECTIVOS |
METAS |
Manter o baixo abandono escolar dos
alunos do ensino básico |
Fixar em menos de 1 %,
a taxa de abandono escolar no ensino
básico
Fixar as taxas de desistência aos 14, 15
e 16 anos respectivamente em 0,2/, 0,2 e 0,0% em 2013 e
2015. |
Manter de forma sustentada as taxas de
transição no ensino básico e secundário |
Fixar as Taxas repetência em 0% em 2013 e
2015
Fixar em 98,3% a taxa de sucesso no 3º
ano das Turmas Fénix nas áreas disciplinares de
Matemática e Língua Portuguesa
Fixar em 99,2% a taxa de sucesso no 8º
ano das Turmas Fénix nas disciplinas de Matemática,
Língua Portuguesa e Inglês
Certificar 60% dos formandos nos EFA
Secundário
|
Melhorar o aproveitamento global alunos |
Fixar em 10% os alunos que transitam sem
qualquer nível inferior a três
Fixar o aproveitamento global de Bom
igual ou superior a 5%
Fixar o aproveitamento global de Muito
Bom igual ou superior a 2%
|
Melhorar os
resultados escolares
em disciplinas com menor taxa de
aproveitamento |
Taxa de insucesso a Matemática no 2º e 3º
ciclo igual ou inferior a 5%
Taxas de insucesso à disciplina de Inglês
e Ciências Físico – Químicas e Inglês de 3º ciclo igual
ou inferior a 3%
|
Melhorar os
Resultados escolares obtidos pelos alunos
nas provas de aferição e exames nacionais do ensino
básico |
Alcançar uma taxa de sucesso igual ou
superior a 90% na Prova de Aferição de Matemática
(4ºano) em 2013 e de 92% em 2015
Alcançar uma taxa de sucesso igual ou
superior a 80% na Prova de Aferição de Matemática
(6ºano) em 2013 e 2015.
Alcançar uma taxa de sucesso igual ou
superior a 93% na Prova de Aferição de Língua Portuguesa
(4ºano) em 2013 e 95% em 2015
Alcançar uma taxa de sucesso igual ou
superior a 91% na Prova de Aferição de Língua Portuguesa
(6ºano) em 2013 e 92% em 2015
Fixar em 15% as classificações A e B nas
Provas de Aferição de Matemática (4º e 6º anos)
Fixar em 30% as classificações A e B nas
Provas de Aferição de Língua Portuguesa (4º e 6º anos)
Assegurar uma média final nos exames
nacionais de Língua Portuguesa e Matemática igual ou
superior a 3
Alcançar uma taxa de sucesso igual ou
superior a 76% no Exame Nacional de Língua Portuguesa de
9ºano em 2013 e 75% em 2015.
Alcançar uma taxa de sucesso igual ou
superior a 50% no Exame Nacional de Matemática de 9ºano
em 2013 e de 55% em 2015
|
Melhorar a qualidade das aprendizagens,
disseminando boas práticas
|
Assegurar um maior nº de
aulas/actividades experimentais e/ou activo experiencias
Garantir
que avaliação formativa seja a principal modalidade de
avaliação e instrumento fundamental de aprendizagem |
- Pugnar por uma participação mais
activa dos docentes na vida do Agrupamento.
|
Assegurar que todos os docentes
participem com empenho e qualidade nos projectos e
actividades previstos no Projecto Educativo e Plano
Anual de Actividades
|
- Reforçar a interdisciplinaridade e a
articulação curricular |
Garantir a participação de todos os
docentes, com empenho e qualidade, em pelo menos três
actividades interdisciplinares de que resultem produtos
significativos para aprendizagem dos alunos
|
- Promover acções de desenvolvimento,
acompanhamento e recuperação dos alunos conducentes ao
reforço do trabalho e ao estudo dos alunos
|
Assegurar a efectiva operacionalidade
dos planos de desenvolvimento, acompanhamento e
recuperação
Cumprir os objectivos do Apoio ao Estudo
e do Estudo Acompanhado
Assegurar o cumprimento dos objectivos do
Plano Nacional de Leitura
Rentabilizar o par pedagógico e outras
estratégias pedagógicas à disciplina de Matemática no
âmbito do Plano da Acção da Matemática II
Garantir maiores taxas de sucesso e
maiores níveis de desenvolvimento a Inglês, Língua
Portuguesa e Matemática no âmbito do Projecto “Mais
Sucesso”
|
- Garantir uma oferta educativa
diversificada, para os alunos com insucesso,
necessidades educativas de carácter permanente e
população adulta |
Desenvolvimento de currículos
específicos individuais CEI´s
Aumentar o número de turmas de EFA
|
- Implementar mecanismos de orientação
vocacional e apoio psicológico
|
Manutenção e desenvolvimento do SPO e
apoio psicológico |
- Estimular a comunicação entre os
diferentes agentes envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem |
Aumentar o número de contactos entre os
Encarregados de Educação e o Director de Turma
- Aumentar
envolvimento dos alunos na vida escolar e nas decisões
sobre o seu processo ensino – aprendizagem
Assegurar conselhos de turma participados
que concertem as estratégias adequadas às
características específicas turma/alunos
|
- Estimular a auto-avaliação, regular e
sistemática, conducente às necessárias reformulações. |
Monitorizar as práticas da escola tendo
em vista a melhoria da qualidade do serviço educativo
prestado
Promover a análise dos resultados
escolares a quando das avaliações intercalares e no
final de cada período lectivo
Assegurar a implementação dos planos de
melhoria elaborados
|
- Promover a participação dos docentes e
pessoal não docente em acções de formação contínua de
acordo com as necessidades do Agrupamento
|
Aprovar, até ao final do 1º período do
Plano de Formação e Actualização do Pessoal Docente e
Não Docente do Agrupamento
Conseguir uma participação de 60% dos
professores e em acções de formação |
FOMENTAR A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA ACTIVA |
OBJECTIVOS |
METAS |
- Promover uma
cidadania activa promotora do desenvolvimento de
capacidades de pensamento crítico e autónomo e da
participação activa dos alunos em acções concretas da
comunidade |
Garantir que todas
as turmas desenvolvam pelo menos três projectos
promotores da educação para a cidadania com resultados
tangíveis na comunidade educativa
Assegurar que todos
os docentes estejam envolvidos em projectos promotores
da cidadania activa
Prosperar o número
de parcerias estabelecidas com a comunidade para o
desenvolvimento de projectos sobre educação para a
cidadania
|
- Promover a
educação para a saúde |
Implementar e
desenvolver o projecto “Educação para a Saúde”
envolvendo todo o Agrupamento utilizando as áreas
curriculares disciplinares e não disciplinares
|
- Promover a
prática desportiva e a cidadania activa através do
Desporto Escolar |
Contribuir para o combate ao insucesso e abandono
escolar e promover a inclusão, a aquisição de hábitos de
vida saudável e a formação integral dos jovens em idade
escolar, através da prática de actividades físicas e
desportivas |
PROMOVER UMA ATITUDE EMPREENDEDORA EM TODA A COMUNIDADE
EDUCATIVA |
OBJECTIVOS |
METAS |
- Fomentar uma
cultura empreendedora ao nível de escola, de turma e
individual
- Fomentar a
educação para o empreendedorismo
|
Assegurar que todos os docentes estejam envolvidos em
projectos promotores da cidadania activa
Garantir que cada grupo/turma desenvolva pelo menos um
projecto de empreendedorismo
Aumentar o número de parcerias entre o Agrupamento e
empresas e instituições
|
|