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Agrupamento de Escolas de Marvão

Isabel Junceiro
Agrupamento de Escolas de Marvão

O Agrupamento de Escolas de Marvão é constituído pela Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Dr. Manuel Magro Machado, em Santo António das Areias e Escola Básica Integrada de Portagem com Jardim de Infância da Ammaia, em Portagem, sendo uma escola pólo e a outra a sede, respetivamente.

Ambas as escolas iniciaram a sua atividade letiva em 21 de Outubro de 1991, sendo que a escola sede foi construída de raiz, enquanto a escola pólo beneficiou de uma ampliação a partir da escola do 1º ciclo já existente, cujo projeto de construção pertence ao “Plano dos Centenários”.

No ano letivo 2010/2011, com a constituição do Agrupamento de escolas passou a uma unidade orgânica única no âmbito do reordenamento da rede escolar, cujas orientações foram aprovadas em Conselho de Ministros pela Resolução nº 44/2010, de 14 de Junho. Em ambas as escolas funcionaram todos os níveis de ensino (pré – escolar, 1º, 2º e 3º ciclos) e na escola sede iniciou-se um curso EFA de dupla certificação de “Técnico de Ação Educativa”. A junção fez-se sentir principalmente a nível administrativo e de gestão.

Atualmente, passado o ano de adaptação a esta nova realidade educativa no concelho de Marvão, continuamos a funcionar nos moldes do ano anterior, ou seja a oferta educativa mantem-se como anteriormente descrita em ambas as escolas. Contudo, podemos dizer que se deu um passo para a consolidação deste Agrupamento de Escolas do concelho de Marvão, pois a nível de gestão em vez de uma Comissão Administrativa Provisória, passou a ter um Diretor que, com a sua equipa, irá desenvolver um Projeto de Intervenção, intitulado: “ Para uma Escola de Qualidade e Equidade na Educação”.

Nesse Projeto salienta-se a noção de Alvori Ahiert em que se refere “ Hoje, o grande desafio da educação, mais do que em qualquer outra época, é o diálogo e o desenvolvimento da capacidade argumentativa. A escola tem como maior desafio o ensinar a pensar.

A partir desse princípio encontram-se delineadas, no Projeto supra referido, um conjunto de intenções e formas de organização a vários níveis podendo destacar-se um conjunto de objetivos que visam alcançar uma escola de sucesso educativo. Entre eles podemos referir os seguintes: melhorar os resultados escolares; melhorar a articulação entre os ciclos de ensino e entre os departamentos curriculares; fomentar a articulação e a sequencialidade das aprendizagens, bem como o planeamento de metodologias e de estratégias centradas na melhoria dos resultados escolares; promover o sucesso educativo com qualidade, diversificando as aprendizagens, garantindo justiça e igualdade de oportunidades; organizar e agilizar apoios educativos diversificados; promover a realização de atividades de enriquecimento e complemento curricular que contribuam para a formação integral dos alunos; prevenir o risco de abandono dos alunos e saída precoce do sistema de ensino; apoiar os alunos que revelem problemas socioeconómicos; estimular a participação mais ativa dos alunos e encarregados de educação no dia-a-dia das duas escolas; envolver os pais e encarregados de educação no acompanhamento da vida escolar dos seus educandos; fomentar a participação da comunidade na vida das escolas; diversificar uma oferta formativa que vá ao encontro da necessidade da comunidade local; melhorar os processos de comunicação e circulação da informação nas escolas; reforçar a ligação entre as escolas; estabelecer e fazer cumprir regras ao nível da conduta e do civismo nos diversos espaços escolares; conhecer e respeitar a política geral do Agrupamento no domínio da gestão dos comportamentos; atuar na prevenção e controlo das situações de indisciplina; promover um ambiente de convivência saudável no Agrupamento; educar para a saúde; promover hábitos de higiene e segurança alimentar; promover uma Escola Segura para todos; criar lideranças intermédias empenhadas na implementação de estratégias de ação claras e avaliáveis que visem o sucesso educativo dos alunos; valorizar o profissionalismo docente, fomentar a cooperação e o trabalho colaborativo; promover e valorizar o desenvolvimento profissional; zelar pela conservação dos edifícios escolares; gerir os espaços físicos e equipamentos; elaborar o projecto de orçamento do agrupamento; gerir com rigor o orçamento; realizar a autoavaliação da escola; implementar plano de ação para a melhoria da escola; articular a autoavaliação do Agrupamento com o processo de avaliação externa.

Os objetos mencionados serão o ponto de partida para alcançar o sucesso educativo neste concelho de Marvão, serão também a base para a elaboração de todos os documentos que faltam, nomeadamente o seu Projecto Educativo. Com o cumprimento dos objectivos referidos decerto será alcançada a qualidade e equidade na educação que é a meta do Projeto de Intervenção do atual diretor desta unidade orgânica, na pessoa do professor José Maria Pires Gonçalves.