Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


- Editorial -

 

Educar Sempre

Olhares Cruzados

A Minha Escola

Entrevista

Cartoon

 


 

 

Editorial

Luísa Abreu e Silva
CEFOPNA

Sinto-me nascido a cada momento /

 Para a eterna novidade do Mundo....

Fernando Pessoa

Iniciou-se mais um ano letivo. Novos desafios, novos enquadramentos legais, novos projetos, novos sonhos também. A PROFFORMA inicia mais um ano de publicações também com novas esperanças e lutando por marcar, qualitativamente, o Tempo. Sabemos que a meta é ambiciosa, marcar o Tempo em tempos de muitas dificuldades, mas é a utopia que é o motor da nossa ação.

O nosso principal objetivo é mostrar a realidade das nossas Escolas e, simultaneamente, facilitar a reflexão, e discussão, sobre temáticas transversais à educação.

Neste número, quisemos dar a palavra ao Ministro da Educação, Nuno Crato, para, em primeira mão, saber o que pensa de alguns dos principais vetores da Educação. No fundo, quisemos conhecer qual o rumo, ou o sonho?, que Nuno Crato tem para o seu/nosso Ministério, sem nos perdermos nos meandros das políticas partidárias mas, essencialmente, centrando-nos na realidade que conhecemos, que integramos e que queremos sempre ajudar a melhorar.

Mais uma vez, seguindo a nossa opção editorial, damos também voz às Escolas que constituem o CEFOPNA. Cabe às Escolas o principal papel: - o das realizações, o da concretização das teorias e reflexões que fundamentam, ou devem fundamentar, as opções pedagógicas, organizacionais e administrativas. É o espaço da Nossa Escola, o lugar onde nos revemos nos fazeres sempre tecidos de vontade de inovar e contribuir, ativa e efetivamente, para o sucesso educativo e social dos nossos jovens.

Não faria sentido falar de Educação sem falarmos de afetos, de relações humanas, de memórias que, cremos, marcam os tempos e possibilitam o fazer de processos de continuidade. Assim, as crónicas de aprender vêm-nos de Professores que marcaram gerações porque, acreditamos nós, quando se é professor, é-se para sempre professor.

Porque consideramos essencial a fundamentação teórica da atividade profissional, seja ela qual for, continuamos convictos da necessidade de dar lugar à investigação e à publicação de textos que, pela sua qualidade, podem ajudar a comunidade educativa a melhorar o seu desempenho. No espaço Educar Sempre continuamos, por isso, a encontrar a ajuda, tantas vezes necessária, para a sustentação das nossas opções didáticas e pedagógicas.

Resta-nos, agora, aguardar a receção da PROFFORMA 4, desejando a todos os nossos colaboradores e leitores, um ano letivo 2011/12 cheio de possíveis e sucessos. O êxito das nossas Escolas, é o nosso objetivo, é o nosso êxito também!