Olhares Cruzados

A Escola. Que futuro?

Educação para a Saúde

Escolas de Arronches

Educação para a saúde – uma nova perspetiva

João Silva e Maria José Ferreira
Agrupamento de Escolas
N.º 1 de Elvas

No ano letivo transato, desenvolveu-se no agrupamento ações de sensibilização cujo tema foi “Educação para a saúde”, atividade esta articulada entre o Gabinete de Apoio ao Jovem e Família e a Unidade de Apoio à Multideficiência. Desta parceria resultaram duas sessões, servindo a primeira para sensibilização sobre o tema de Educação Sexual com os subtemas “As mudanças do corpo feminino e masculino na adolescência e a higiene pessoal”.

A implementação desta sessão decorreu fora da sala habitualmente frequentada pelos alunos desta Unidade de forma a que os alunos sentissem integrados nas atividades normais frequentando os espaços específicos dos laboratórios.

A sessão decorreu num laboratório de Ciências Naturais, o docente de Ciências Naturais apoiado pelas docentes titulares, recorreu a materiais como livros, modelos anatómicos que foram manipulados pelos alunos, consoante as suas capacidades. Recorreu-se à simbologia do quotidiano, símbolos das casas de banho (para o homem e mulher), pois desta forma vão-se familiarizando com símbolos com os quais se confrontam no dia-a-dia, tomando consciência da sua utilidade e qual a informação que estes nos transmitem.

Foram também abordados os cuidados a ter com a higiene pessoal, nomeadamente a necessidade de lavar as mãos e o corpo e as questões culturais sobre a depilação, no caso das mulheres e o barbear, no caso dos homens.

Os docentes também chamaram a atenção dos cuidados e comportamentos a ter em público, de forma a evitar abordagens abusivas por parte de desconhecidos, de modo a protegerem a sua intimidade.

Dado o sucesso da 1ª sessão, pelo impacto que causou nos alunos, os docentes optaram pela realização de uma segunda sessão.

Visto que consideraram outros temas importantes e necessários para a formação dos alunos. Assim, foi aplicada uma segunda sessão relativa a Alimentação a abranger os subtemas “Uma boa alimentação, hábitos alimentares saudáveis, higiene oral e desporto para uma vida saudável”.

Nesta sessão, foi utilizada como recurso a Roda dos Alimentos, elaborada por alunos do 7º ano. Os  alunos puderam escolher os alimentos que mais gostavam, tendo os professores um papel de orientação dos mesmos, acerca de alimentos e alimentação saudável. Foi também utilizado a projeção de diapositivo, com o intuito deles reconhecerem e assimilarem hábitos alimentares e de higiene oral. A sessão foi concluída com a projeção de um vídeo que consistia numa canção sobre a lavagem dos dentes, que os alunos cantaram animadamente.

O balanço destas atividades foi considerado muito positivo e de extrema relevância, sendo portanto importante, no nosso entender, dar continuidade a estas abordagens fora do contexto de sala de aula e continuar a abordar estes temas à medida que os alunos forem crescendo, de forma a melhor lidarem com as mudanças do seu corpo, e os contextos que os rodeiam de um modo natural e com aumento de autoestima.

Sentimos também a necessidade de alargar, com tempo, aos pais e/ou encarregados de educação, pois estes têm receios e dúvidas acerca da adolescência, dos seus filhos.

Com o sucesso destas sessões, pretende-se neste ano letivo desenvolver estes temas e torná-los num projeto em que sejam englobados os alunos, os professores da unidade de apoio à multideficiência, o professor de ciências naturais, os pais e/ou encarregados de educação dos alunos em questão e um técnico de saúde. Desta parceria, pode nascer uma nova visão dos participantes sobre a sexualidade nas pessoas com deficiência.

O desenvolver materiais de apoio a esta iniciativa por turmas do ensino regular, torna visível esta unidade, bem como a sua integração na vida desta comunidade.