Olhares Cruzados

Frederico Zagalo
Agrupamento de Escolas
N.º 2 de Elvas

Nos últimos anos o Projeto Educativo do meu Agrupamento tem insistido, com grande preocupação, na educação para a cidadania ativa. É evidente que as questões relacionadas com o sucesso educativo de qualidade, a redução do abandono escolar, a valorização do trabalho e o respeito pelas regras está, também, naturalmente, presente. Mas gostaria de me centrar apenas na educação para a cidadania, questão transversal à esmagadora maioria dos inquéritos feitos à comunidade escolar aquando da elaboração do Projeto Educativo.

Dois grandes objectivos pretendíamos atingir com a abordagem desta problemática:  desenvolver uma consciência cívica nos alunos com repercussões imediatas no saber estar e no saber relacionar-se e consciencializá-los para a importância de uma cidadania aberta que lhes permita, fora da escola, uma integração plena na comunidade a que pertencem.

É nossa convicção, fundamentada, aliás, na literatura disponível para o efeito, que a consciência cívica dos alunos não é da responsabilidade de um professor ou mesmo de uma disciplina, mas atravessa todos os saberes e passa por todas as situações vividas na escola. Por isso a sensibilização para as questões do ambiente, da paz, do desenvolvimento sustentado, da segurança mundial ou dos direitos humanos deve ser promovida através do maior número de atividades possível. Daí que o Plano Anual de Actividades do Agrupamento contivesse uma série de atividades direcionadas para essas áreas de intervenção. Destaco, a título de exemplo e pela sua relevância, os debates sobre a organização das sociedades, worshops sobre internet mais segura, saúde, ambiente e alimentação, projetos de segurança rodoviária ou reciclagem e consumo e poupança, em parceria com a DECO.

Feita a avaliação destas actividades, percebemos quão importantes tinham sido para a grande maioria dos alunos que as frequentaram. Os relatórios produzidos dão conta disso mesmo. Tendo em conta esta experiência, é nossa profunda convicção de que o caminho é esse mesmo. A educação para a cidadania consegue-se com actividades práticas, bem planeadas e diversificadas. Com persistência, pois “o caminho faz-se caminhando…”.