Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

Olhares Cruzados

- A Minha Escola -

Eco_Escolas

Esc. Garcia D'Orta

Projecto  Educativo

Hécules da Modernidade

O mérito conquista-se

 Em Busca da Excelência

NPPEB

Escolas de Marvão

Media PIEF

A Escola. Que futuro?

Educação para a Saúde

Escolas de Arronches

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

  

O mérito conquista-se

Conceição Brás
Escola Secundária Mouzinho da Silveira

Num mundo completamente em crise, fazendo parte de uma Europa e de um país em crise, aqui estamos nós, neste cantinho calmo (por enquanto) onde ainda temos a ilusão de que tudo está bem.

A crise, no entanto, já atingiu as escolas tanto economicamente como em termos de valores. E é sobretudo esta que nos preocupa, é sobre esta que ainda podemos tentar ter algum controlo.

Longe vai o tempo das turmas “certinhas” “recheadas” de alunos motivados, trabalhadores, competitivos até, no bom sentido.

Hoje, impera a ausência de valores, a desmotivação e desinteresse.

Enquanto profissionais, os professores procuram a todo o custo despertar nos jovens princípios orientadores, valores básicos e incutir-lhes o gosto pelo conhecimento. Não sendo tarefa fácil, nunca se deve desistir pois o sucesso é, ainda, alcançável.

Continuamos a ter “matéria-prima” de qualidade, continuamos a conduzir com êxito o processo de ensino/aprendizagem e a obter resultados motivadores para continuarmos o nosso trabalho.

O mérito é, sobretudo, dos alunos que, alheios ao mundo que os rodeia, lutam para conquistar o seu lugar como cidadãos bem formados.

A Escola Secundária Mouzinho da Silveira celebrou, este ano, “O Dia do Diploma”,  no passado dia 28 de Setembro. Prestou, assim, numa cerimónia simbólica, homenagem aos melhores alunos do ano lectivo 2010 / 2011.

O mérito conquista-se… cabe-nos reconhecê-lo e valorizá-lo.

 Infelizmente, o mérito dos docentes tem vindo a ser esquecido, o trabalho que desenvolvem nas escolas e em suas casas, ignora-se.

Sejamos nós a valorizar quem o merece e a nossa escola orgulha-se de poder contar com profissionais excelentes que procuram, a todo o custo, promover o sucesso, incutir valores, formar cidadãos conscientes do seu “lugar ao sol” num mundo em crise.