A Minha Escola

Projecto de Leitura

Ana Pereira
Agrupamento de Escolas N. 2 de Elvas

Reconhece-se a Língua Portuguesa como o elemento mediador que permite a nossa identificação, a comunicação com os outros e a descoberta e a compreensão do mundo que nos rodeia. A restrição da competência linguística impede a realização integral da pessoa, isola da comunicação, limita o acesso ao conhecimento e à fruição da cultura e reduz a participação ativa na sociedade. A língua materna condiciona o sucesso escolar.

Pelo uso da língua, pela valorização de vivências, conhecimentos, referências e interesses, pela reflexão oportuna, o aluno evolui para práticas mais normativizadas da comunicação oral e escrita.

Não podemos esquecer que a Leitura (Orientada ou Recreativa), indicada pelos Programas de Português, dá um enorme contributo para a aquisição de conhecimentos que promovam o sucesso na aprendizagem em outras áreas /disciplinas.

LER é um processo universal de obtenção de significados. Cada leitor, a partir da sua experiência e conhecimento do mundo, interage com o universo textual, desencadeia estratégias várias para elaborar sentidos. A Escola deve ajudar os alunos a apropriarem-se de estratégias que lhes permitam a relação efetiva e intelectual com as obras, por forma a que possam traçar, progressivamente, os seus próprios percursos, enquanto leitores, e construir autonomia face ao conhecimento. Favorecer o gosto de ler implica a promoção de ocasiões e ambientes favoráveis à leitura silenciosa e individual de obras variadas em que os alunos encontrem resposta para as suas inquietações, interesses e expetativas.

Nesta perspetiva, e tendo em conta o aumento do número de horas atribuídas à disciplina de Português, destinei o bloco semanal de 45 minutos de Reforço Curricular à leitura. Nesta atividade, os alunos escolhem os livros a serem lidos neste horário, e em casa, consultam o dicionário, colocam dúvidas e expressam opiniões, comigo ou com os colegas que já leram o mesmo livro. Para estimular mais os alunos, também eu levo um livro adequado à sua faixa etária que, na maioria das vezes, acaba por circular pela turma. Sempre que um termina, faz um comentário e muitas vezes pede conselho sobre outras obras do mesmo autor. Neste momento, são já os próprios alunos que se organizam para o tão desejado dia da leitura.

Esta experiência está a acontecer numa turma de 8º ano e resulta do facto de o diagnóstico de leitura ter sido preocupante. Porque alguma coisa teria de ser feita para estimular o gosto pela leitura nestes alunos, decidimo-nos por esta atividade, cujo sucesso está a ultrapassar as minhas expetativas mais otimistas. Em face do resultado obtido estou a pensar alargá-la, nestes moldes, a outras turmas.