Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


- Editorial -

 

Educar Sempre

A Minha Escola

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

Editorial

Luísa Moreira
CEFOPNA

É Natal!

Poeticamente, é tempo de calor no coração dos homens e de frio nas janelas. É tempo de ternura, de afetos, de embrulhos e azáfama, de cheiro a fritos e dedos lambidos de açúcar gostoso. Natal é tempo mágico. Apesar da crise, ou das crises?, os corações amolecem, a esperança renasce e a vontade de pintar com novas cores a existência parece exacerbar-se.

A PROFFORMA, já na sua 5ª edição, é um pouco o nosso presente de Natal também. Aqui sentimos que sim, que a diferença é ainda possível, que os sentidos acontecem, que as escolas, na Escola sistema, constroem processos, definem percursos, escrevem sucessos. Acreditamos, e precisamente porque o momento é de receios e temores, de dúvidas e cinzentismo, que é dentro de cada um de nós que pode acontecer a diferença e, sem dúvida, é na teia de afetos que se tecem os possíveis que tanta falta fazem no hoje alucinante que vivemos. Neste número, para além do espaço nobre que é sempre a participação das nossas Escolas, damos voz a uma diretora de referência para conhecermos, também, olhares de dirigentes que, muitas vezes, são contestados.

Talvez nunca como nesta época, de velas e memórias, faça sentido lembrarmos experiências daqueles que, pelo seu desempenho, marcaram as nossas escolas. Assim, as crónicas de aprender propõem leituras calmas, cheias de humor e ternura, de Pessoas que fizeram história na vida de gerações. Ouvimos, porque é uma leitura viva a que propomos, a professora Ju Castro, a professora Maria Manuel, o professor Francisco Simão a recordar Maria do Patrocínio Vaz Pato (quanta saudade!) e o médico Jorge de Abreu e Silva. São textos que nos enternecem e que, simultaneamente, nos provocam. Temos a obrigação de dar continuidade a uma Escola que já fez sentido em muitos sentidos…

Não ficaria completa a PROFFORMA sem os contributos de carater científico, textos de opinião que integram a rubrica Educar Sempre. De destacar, neste número, a colaboração do Professor Doutor Manuel Patrício que apresenta o projeto de sucesso que é o Centro Educativo Alice Nabeiro que dirige.

Se tivéssemos de resumir a PROFFORMA 5 a uma palavra, seria tarefa fácil: - NATAL! Porque é um número que nasce carregado de esperança num futuro que tem de ser melhor, lembrando a qualidade das nossas escolas, exigindo que a mudança aconteça sempre eivada de confiança nos profissionais de educação em quem confiamos.

Feliz Natal e um Novo Ano cheio de boas leituras e projetos de sucesso!