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|
Plano e Estratégia de Melhoria da
Participação e Comunicação entre stakeholders do Agrupamento de
Escola de Arronches
Ana Maria Reis,
João Garrinhas, Fátima Pinto, Cremilde Romão
Agrupamento de Escolas de Arronches
1. Introdução
A participação dos vários stakeholders é essencial ao
processo evolutivo e de sustentabilidade do Agrupamento,
nomeadamente na concretização dos objectivos estratégicos definidos
no Projecto Educativo, pelo que se torna pertinente a implementação
de uma estratégia criteriosa de melhoria da comunicação e
participação entre stakeholders o Agrupamento de Escolas de
Arronches.
Os problemas de comunicação e participação
identificados, resultam, em parte, do desconhecimento ou não
aplicação do conceito de Responsabilidade Social das Organizações (RSO)
pelos gestores dos Agrupamentos e escolas não agrupadas e pela
comunidade educativa, incluindo os parceiros externos, bem como das
boas práticas já existentes de outras organizações neste domínio,
reconhecidas pelas comunidades onde estão inseridas.
O conceito de
Responsabilidade Social da Organizações e respectivas práticas tem
suscitado um crescente interesse por parte de organismos
internacionais, nomeadamente, Comissão Europeia (CE), Nações Unidas
e Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE) e
está intimamente vinculado com a importância das questões sociais
associadas ao designado desenvolvimento sustentável.
A
Responsabilidade Social das Organizações, que procura
sustentabilidade económica, social, ambiental e cultural das
organizações, contempla a melhoria dos processos de gestão
organizacional internos, nomeadamente o aperfeiçoamento da gestão de
recursos humanos, da segurança, da higiene e saúde no trabalho, da
gestão da mudança, da melhoria dos sistemas de comunicação e da
optimização dos processos ambientais das empresas; e a
responsabilidade social externa, associada à relação da organização
com a comunidade envolvente como forma de optimizar os recursos
existentes na comunidade e os laços de confiança e de partenariado
com os stakeholders da organização (Câmara Municipal de
Oeiras, 2008).
2. Missão, Visão,
Cultura e Valores do Agrupamento
2.1. Missão
Potenciar um ensino de qualidade, centrado na acção, focalizado em
processos, integrado multidisciplinarmente, contextualizado, auto
construído e que recrie contextos da vida real, de forma a dotar os
alunos e formandos de competências transversais, incluindo de
cidadania e do empreendedorismo, que possam ser aplicadas nos mais
variados contextos, num percurso que não se esgota na escola, mas
que se prolonga ao longo da vida.
2.2.
Ser um Agrupamento de referência e excelência do Ensino Básico
2.3.
Mediante o lema Cidadania e Empreendedorismo rumo ao
Desenvolvimento Sustentável o Agrupamento norteia-se pelos
seguintes valores:
-
Qualidade na prossecução da melhoria das aprendizagens e dos
resultados escolares dos alunos, tendo em vista as metas da
diminuição do insucesso e do abandono escolar;
-
Cidadania activa,
que centrada no aluno, promove o desenvolvimento de capacidades de
pensamento crítico e autónomo, de competências éticas ou de escolha
de valores ou competências de acção ou sociais (participação activa
e cooperante em acções concretas da comunidade), em domínios tão
diversos como jurídico – político, os grandes desafios do mundo
actual (identidade, diversidade, exclusão, desenvolvimento,
ambiente, qualificação dos recursos humanos, desenvolvimento
tecnológico) ou princípios e valores relacionados com os direitos
humanos e cidadania democrática;
-
Empreendedorismo
que surge fundamentalmente como a “capacidade e o desejo de agir
consciente, determinado e voluntário, tendente a obter uma mudança”.
Educar para o empreendedorismo é no essencial criar oportunidades
para que o aluno aprenda, pense e a aja de forma empreendedora,
mobilizando conteúdos disciplinares e competências
interdisciplinares, e com eles imaginar mudanças, e procurar
concretizar essas mesmas mudanças na comunidade. Baseia-se em
princípios como a autonomia, a flexibilidade, a inovação, a mudança,
a participação e a cooperação, para que o aluno adquira competências
como a autoconfiança/assumpção de riscos, a iniciativa/energia, a
resistência ao fracasso, o planeamento/organização, a
criatividade/inovação ou as relações interpessoais que promovam o
sucesso escolar e/ou a integração social e profissional. O
desenvolvimento de uma atitude empreendedora por todos os
integrantes da comunidade educativa deverá constituir um instrumento
fundamental da mudança que se requer (ou é exigida) à Escola para
responder aos desafios resultantes das transformações societais;
-
Responsabilidade social conceito intimamente relacionado com
os processos de melhoria da gestão organizacional interna e a
optimização dos recursos disponíveis no território através de
parcerias estratégicas com agentes externos à organização.
3. Análise
dos Stakeholders do Agrupamento de Escolas de Arronches
Stakeholder
|
O QUE É QUE AGRUPAMENTO
OFERECE AO STAKEHOLDERS |
O QUE É QUE O
STAKEHOLDERS OFERECEM AO AGRUPAMENTO |
Alunos |
-
Formação académica e cientifica, profissional e de
cidadania |
-
Fruição humana da escola |
Funcionários |
-
Emprego, formação, valorização pessoal |
-
Apoiam o Agrupamento na concretização das metas e dos
objectivos do projecto educativo e do plano anual e
plurianual de actividades e na garantia do funcionamento
regular dos serviços |
Professores |
-
Emprego, formação e valorização pessoal |
- Assegurar a concretização das metas do projecto
educativo e do plano anual e plurianual de actividades
com vista a garantir a formação académica e científica,
profissional e de cidadania dos alunos |
Pais e Encarregados de Educação
|
-
Formação académica e cientifica, profissional e de
cidadania aos seus educandos |
- Acompanhamento do percurso escolar dos seus educandos |
Associação de Pais |
-
Espaço físico e disponibilização de informação interna
da Escola |
-
Colaboração na concretização das metas do projecto
educativo e do plano anual e plurianual de actividades
no âmbito dos órgãos têm representatividade e nas
equipas de trabalho |
Autarquia |
-
Formação e qualificação da população do Concelho e
cedência dos alunos para actividades da Câmara Municipal
de Arronches |
-
Alocação de verbas para o SASE para manuais escolares e
alimentação, transporte escolar, manutenção física dos
edifícios do Pré – escolar e 1º Ciclo, promoção das
Actividades de Enriquecimento Curricular, Componente de
Apoio à Família, cedência de instalações desportivas e
culturais, gestão dos recursos humanos (assistentes
técnicos e operacionais), estágios profissionais,
logística de apoio a eventos desportivos e culturais,
disponibilização da técnica de psicologia |
Centro de Saúde |
-
Projectos de promoção de saúde jovem |
-
Viabilização dos serviços e projectos prestados e
dinamizados pelo Centro de Saúde e cedência do espaço
físico para as sessões de rastreio |
Santa Casa da Misericórdia |
-
Viabilização dos serviços e projectos prestados e
dinamizados pela Santa Casa da Misericórdia |
-
Técnicos especializados em valências com Necessidades
Educativas Especiais de Carácter Permanente – terapia da
fala, psico – motricidade, terapia ocupacional,
fisioterapia |
Coração Delta |
- Proporcionar o alargamento da rede de escolas
integradas no projecto Coração Delta aumentando a
projecção e visibilidade da empresa messena – DELTA |
-
Assegurar a concretização do Projecto de Intervenção
Precoce através da disponibilização de técnicos
especializados e formação dos docentes afectos à
intervenção precoce |
APPCDM |
-
Viabilização dos serviços e projectos prestados e
dinamizados pela APPCDM |
-
Técnicos especializados em valências com Necessidades
Educativas Especiais de Carácter Permanente – terapia da
fala, psico – motricidade, terapia ocupacional,
fisioterapia |
Bombeiros Voluntários |
-
Viabilizamos o serviço dos Bombeiros e alunos que
integram os Bombeiros Voluntários de Arronches |
- Apoio
na Execução dos Planos de Segurança e Plano de
Emergência e nos exercícios de simulacro e actuação em
caso de emergência |
CEFOPNA
|
- Plano
de Formação do Pessoal Docente e Não Docente da Escola
que viabiliza o funcionamento do Centro de Formação do
Norte Alentejano |
-
Assegura a Formação do Pessoal Docente e Não Docente de
acordo com as necessidades formativas das Escolas e
Agrupamento ou projectos de âmbito nacional |
CEFOSAP
|
- Cedência de instalações e equipamentos informáticos |
-
Formação da comunidade nas áreas das Tecnologias de
Informação e Comunicação |
Escola Segura |
- Viabilização dos serviços prestados pela Escola
Segura, incluindo a formação e o esclarecimento aos
alunos |
-
Garantir a segurança interna e externa dos alunos e sua
formação |
CPCJ
|
- Viabilização dos serviços da CPCJ |
-
Resolução de problemas sociais económicos existentes na
comunidade educativa |
4. Análise SWOT
A análise SWOT que agora se apresenta decorre das
conclusões retiradas do relatório de Auto – avaliação, no âmbito da
diagnose organizacional do Agrupamento de Escolas de Arronches feita
segundo o modelo da CAF (Common Foundation for Quality Management)
que assenta numa estrutura de nove critérios que correspondem aos
aspectos globais focados em qualquer análise organizacional:
liderança, pessoas, planeamento e estratégia, parcerias e recursos,
processos, resultados para as pessoas, resultados para o cidadão,
impactos na sociedade e resultados chave. A
A análise e diagnóstico dos stakeholders do Agrupamento
foram feitos tomando em conta a análise qualitativa realizada de
cada domínio da CAF, operando-se a análise SWOT através da análise
das variáveis internas (pontos fortes e fracos) e externos
(oportunidades e ameaças).
Pontos Fortes |
Pontos Fracos |
- Taxa
de transição de 100%
-
Reduzido abandono escolar
-
Elevado grau de satisfação de alunos e pais e
encarregados de educação no que concerne às necessidades
e expectativas geradas pelos mesmos em relação ao
Agrupamento
- Acesso
dos alunos/encarregados de educação aos documentos de
divulgação pública através da página do Agrupamento
(pessoal docente)
-
Conhecimento pela comunidade educativa dos documentos
estruturantes e orientadores do Agrupamento: Projecto
Educativo, Regulamento Interno, Projecto Curricular do
Agrupamento
-
Participação dos alunos/encarregados de educação nos
órgãos e estruturas de orientação educativa onde têm
lugar (pessoal docente)
- Boa
relação entre professores e alunos (pessoal docente 1º
Ciclo)
- Boa
relação entre o pessoal não docente e os alunos
- Boa
relação entre o pessoal não docente e o pessoal docente
(pessoal não docente)
-
Qualidade do clima e da relação que se estabelece no
seio da instituição que potencializa o trabalho entre as
diferentes estruturas organizacionais
- Clima
de confiança gerado pela Direcção (assistentes
operacionais)
- Liderança, dinamismo, motivação e empenho do órgão de
gestão
- Missão estratégica centrada no combate ao insucesso e
abandono escolar e qualificação da população ao longo da
vida
- Eficácia dos circuitos internos de
informação/comunicação, rapidez e eficácia na resolução
de problemas e conflitos
- Garantia que a Direcção promove a realização de acções
de informação sobre as decisões que impliquem alterações
ou mudanças no Agrupamento
- Garantia que a direcção estabelece prioridades, apoia,
organiza e fomenta acções de melhoria dentro do
Agrupamento
-
Planeamento e estratégia do Agrupamento formulado de
forma coerente e sequenciado hierarquicamente, suportada
pelos documentos orientadores que apresentam objectivos
e metas claras e exequíveis, que são avaliadas
anualmente
- Implementação pelos docentes das decisões e
orientações dos órgãos e estruturas de orientação
educativa nos seus planos didácticos, de modo a
promoverem o sucesso educativo dos seus alunos
-
Promoção pelo Coordenador de Departamento do trabalho
cooperativo dos professores que integram o Departamento,
na organização e utilização de materiais didácticos e
recursos (1º, 2º e 3º Ciclos)
-
Coordenação de forma eficiente a equipa de professores
do Conselho de Turma pelo Director de Turma (2º e 3º
Ciclos)
-
Valorização pela Direcção do esforço e o sucesso
profissional dos professores e o seu contributo para a
melhoria contínua, como forma de incentivar e manter o
seu desenvolvimento e responsabilidade (empowerment)
(pessoal docente do 1º Ciclo)
- Definição pela Direcção de um plano anual de trabalho
em articulação com o encarregado de pessoal
-
Comunicação pela Direcção dos aspectos fundamentais do
Projecto Educativo e Plano Anual de Actividades (pessoal
não docente)
-
Implicação pela Direcção do pessoal não docente na
estratégia da Escola (assistentes operacionais)
-
Promoção e valorização pelo Agrupamento do trabalho do
pessoal não docente, estimulando e apoiando iniciativas
próprias de melhoria das diversas funções e serviços
(assistentes operacionais)
-
Estabelecimento de protocolos com o Centro de Saúde da
sua área e outras instituições vocacionadas, com a
autarquia e outras entidades, no sentido de promover a
prevenção para a saúde por parte da Direcção
- Vasta
rede de protocolos estabelecidos com escolas,
instituições de formação, autarquia, colectividades e
outras instituições
-
Estabelecimento de protocolos e acordos de cooperação ou
de associação com outras escolas, instituições de
formação, autarquias e colectividades pela Direcção
(pessoal docente)
-
Articulação com a comunidade escolar, instituições de
ensino e de investigação e empresas na procura da
divulgação pública e o reconhecimento da organização e
dos seus serviços
-
Incentivo à comunidade em colaborar nas actividades
realizadas no Agrupamento (pessoal docente)
-
Procura pelo Agrupamento da divulgação pública, a
reputação e o reconhecimento da organização e dos seus
serviços
-
Processos de auto-avaliação desenvolvidos pelo
Agrupamento para melhorar os seus desempenhos
(pessoal docente do 2º e 3º Ciclos)
- Constituição da Associação de Pais
|
- Provas de aferição e exames nacionais de Língua
Portuguesa e Matemática do Agrupamento de Escolas de
Arronches abaixo da média nacional
- Ausência de uma realização periódica pelo Agrupamento
de inquéritos aos Encarregados de Educação para conhecer
o seu grau de satisfação em relação à Escola
-
Necessidade de o Agrupamento medir, periodicamente, a
percepção que o pessoal não docente tem sobre os vários
aspectos de funcionamento da instituição
- Falta
por parte do Agrupamento medir, periodicamente, a
percepção do pessoal docente sobre os vários aspectos do
seu funcionamento, tais como: condições de trabalho na
sala de aula e na Escola, articulação Escola/comunidade,
nível de informação e comunicação, opções de formação,
etc.
- Não
criação de mecanismos de auscultação e de avaliação da
eficácia da sua liderança e das lideranças dos restantes
órgãos do Agrupamento por parte da Direcção (pessoal
docente, com excepção do 1º Ciclo)
- Escassa participação dos representantes dos
Encarregados de Educação na elaboração do Projecto
Educativo, Regulamento Interno e Plano Anual de
Actividades
- Falta
de exigência de uma maior participação de todos os
elementos da comunidade educativa na elaboração e
estruturação do Regulamento Interno, bem como uma maior
participação nas estruturas organizativas da vida do
Agrupamento
-
Ausência de reuniões promovidas pela Direcção com o
pessoal não docente para divulgar a missão e objectivos
do Agrupamento explicitados no Projecto Educativo
(assistentes técnicos)
- Não
promoção pela Direcção de acções de informação sobre
decisões que impliquem alterações ou mudanças no
Agrupamento (25% do pessoal docente do Pré-Escolar não
sabe ou não responde)
-
Necessidade de uma maior participação do pessoal não
docente na construção das decisões sobre o Projecto
Educativo, Plano Anual de Actividades e Regulamento
Interno
-
Deficiente implicação do pessoal não docente na
estratégia da Escola por parte da Direcção (assistentes
técnicos)
-
Necessidade de promoção de reuniões dos representantes
do pessoal não docente, com assento no Conselho
Pedagógico e Conselho Geral, com os seus pares
-
Desconhecimento pela comunidade que as melhorias
introduzidas no Agrupamento, são resultantes de uma
avaliação sistemática dos processos (cerca de 30% do
pessoal docente de todo o Agrupamento não sabe ou não
responde)
-
Desconhecimento pela comunidade se o Agrupamento atingiu
os objectivos previstos no Projecto Educativo (cerca de
40% do pessoal docente de todo o Agrupamento não sabe ou
não responde)
-
Atitude pouco motivadora da Direcção em relação aos seus
colaboradores (pessoal docente)
- Clima de Escola criado pela actuação da Direcção que
não contribui para o desenvolvimento da auto-estima dos
professores da Escola (Pré-Escolar, 1º e 3º Ciclo)
- Não
reconhecimento pela Direcção do esforço e o sucesso das
pessoas como forma de incentivar o seu envolvimento e
responsabilidade (assistentes técnicos)
- Ausência de um clima de Escola criado pela actuação da
Direcção que contribua para o desenvolvimento da
auto-estima do pessoal não docente da Escola (2º e 3º
Ciclos)
- Falta
de incentivo e motivação dos professores a empenharem-se
na melhoria contínua do Agrupamento por parte da
Direcção (pessoal docente do Pré-Escolar, 2º e 3º
Ciclos)
- Não
fomento pela Direcção de um ambiente de confiança e
solidariedade (assistentes técnicos)
-
Desconhecimento se o Conselho Geral promove mecanismos
para acompanhar e avaliar a execução do Projecto
Educativo (30% do pessoal docente do 2º e 3º Ciclos não
sabe ou não responde)
-
Desconhecimento pela comunidade se o Agrupamento tem
boas relações com a sua Junta de Freguesia e com a
Autarquia (cerca de 25% do pessoal docente de todo o
Agrupamento não sabe ou não responde)
-
Desconhecimento se a Autarquia, a nível da Câmara ou
Junta de Freguesia dá resposta positiva às solicitações
do Agrupamento (25% do pessoal docente do 3º Ciclo e 50%
do Pré-Escolar não sabe ou não responde)
-
Desconhecimento se o Agrupamento tem estabelecido uma
rede de acordos de parcerias com outras organizações no
sentido de apoiar o desempenho do pessoal não docente
(30% dos assistentes operacionais do 2º e 3º Ciclos não
sabem ou não respondem)
-
Desconhecimento pela comunidade se Agrupamento
estabelece protocolos/parcerias com
empresas/instituições locais (50% dos assistentes
operacionais da escola sede não sabe ou não responde)
-
Desconhecimento se o Agrupamento estabelece parcerias
com a comunidade escolar (ex: Associação de Pais, etc.)
(cerca de 20% do pessoal docente nos 1º, 2º e 3º Ciclos
e 50% no Pré-Escolar não sabe ou não responde)
- Desconhecimento de quais são os parceiros externos do
Agrupamento por parte dos outros stakeholders e quais os
domínios de intervenção e colaboração protocolados
- Limitações físicas dos estabelecimentos da Escola sede
ao nível da cobertura dos edifícios, optimização
energética e falta de laboratórios
|
Oportunidades |
Ameaças |
- Boa
imagem do Agrupamento junto da comunidade onde está
inserida
-
Resposta pela positiva da Autarquia, a nível da Câmara
ou Junta de Freguesia, às solicitações do Agrupamento
(pessoal docente 2º Ciclo)
- Novo regime de autonomia, administração e gestão dos
estabelecimentos públicos da educação pré – escolar e do
ensino básico e secundário (Decreto – Lei n.º75/2008 de
22 de Abril)
- Transferência de atribuições de competências para o
município em matéria de educação (Decreto – lei
n.º144/2008 de 28 de Junho
- Concurso de colocação de professores por quatro anos
- Estruturação da carreira docente e o regime de
avaliação de desempenho do pessoal docente
- SIADAP 3 – Avaliação de desempenho do pessoal não
docente
|
- Baixo nível de escolaridade das famílias dos alunos
- Pouco envolvimento de pais / encarregados de educação
na vida escolar dos seus educandos quer na participação
nos conselhos de turma quer noutras reuniões para os
quais são convocados
- Contexto sócio – económico desfavorável reflectido no
baixo Índice de Desenvolvimento Social (IDS1)
- Retracção demográfica e envelhecimento da população do
Conselho de Arronches
- Limitada margem orçamental do Agrupamento de Escolas
de Arronches e Câmara Municipal de Arronches
- Limitação na contratação e vinculação de pessoal à
função pública
- Redução do número de docentes no ano lectivo 2011/2012
- Falta de financiamento no âmbito do POPH aos Centros
de Formação de Professores
- Fracos indicadores de empreendedorismo ao nível da
comunidade escolar, incluindo alunos e professores
- Desconhecimento pela comunidade do conceito e das
praticas de Responsabilidade Social das Organizações
|
5. Matriz de
Cruzamento da Análise SWOT
Desactivação |
Melhoria |
|
-
Clima de Escola gerado
pela Direcção
- Instrumentos de aferição dos níveis de satisfação,
motivação, ambiente de trabalho e qualidade do serviço
prestado, da comunidade educativa
-
Mecanismos de avaliação da eficácia da direcção
executiva e órgãos intermédios do Agrupamento
-
Participação da comunidade educativa na definição da
estratégia do Agrupamento e na elaboração e estruturação
dos documentos estruturantes
-
Envolvimento da comunidade educativa nas estruturas
organizativas Agrupamento
- Acções
de informação emanadas pela Direcção Executiva ou
Conselho Geral decorrentes de decisões que impliquem
alterações ou mudanças no Agrupamento ou a comunicação
de resultados decorrentes de processos de melhoria e
auto -regulação
-
Conhecimento pela comunidade educativa da rede de
acordos e parcerias do Agrupamento com agentes externos
locais e regionais.
|
Gestão de Risco |
Manutenção |
-
Conhecimento pela comunidade educativa do Projecto
Educativo, Regulamento Interno, Projecto Curricular do
Agrupamento
-
Trabalho cooperativo dos professores em sede de
Departamento e Conselho de Turma
-
Resposta da Autarquia, a nível da Câmara ou Junta de
Freguesia, às solicitações do Agrupamento
-
Articulação com a comunidade escolar, instituições de
ensino e de investigação e empresas na procura da
divulgação pública e o reconhecimento da organização e
dos seus serviços
-
Incentivo à comunidade em colaborar nas actividades
realizadas no Agrupamento
-
Procura pelo Agrupamento da divulgação pública, a
reputação e o reconhecimento da organização e dos seus
serviços
|
-
Elevada taxa de sucesso no 1º, 2º e 3º Ciclo e Baixa
taxa de abandono escolar
-
Satisfação de alunos e pais e encarregados de educação
do serviço prestado pelo Agrupamento
- Clima
e da relação no seio da organização
- Imagem
do Agrupamento na comunidade
- Dinamismo, motivação e empenho da liderança
- Missão centrada no combate ao insucesso, abandono
escolar e qualificação da população ao longo da vida
- Eficácia dos circuitos internos de informação e
comunicação
-
Planeamento e estratégia formulado de forma coerente e
sequenciado hierarquicamente, suportada pelos documentos
orientadores que apresentam uma visão, missão e metas,
que são avaliadas anualmente
-
Processo de auto-avaliação do Agrupamento e
implementação do Plano de Acção de Melhoria
- Rede
de protocolos e parcerias estabelecidas pelo Agrupamento
|
6. Plano
Estratégico de Melhoria da Comunicação e Participação entre os
Stakeholders do Agrupamento de Escolas de Arronches
Objectivo Geral |
Objectivos Específicos |
Estratégias |
Recursos |
Actividades |
Calendarização |
- Reestruturar os
mecanismos de comunicação e participação dos
Stakeholders do Agrupamento |
- Aumentar a
participação dos Stakeholders na consecução dos
objectivos estratégicos do Agrupamento
- Melhorar a
estratégia de comunicação entre os stakeholders do
Agrupamento |
- Diálogo entre
Stakeholders
-Publicitação dos
Stakeholders
|
- Espaços físicos
- Recursos
financeiros: custo HXH; pagamentos à empresa que
assessora o Agrupamento na auto avaliação; pagamento da
alocação da página da Internet no servidor.
- Recursos
informáticos |
-
Constituir a Equipa do Projecto Educativo que envolva
docentes dos diferentes ciclos, alunos, pais e
encarregados de educação, pessoal não docente e
instituições parceiras do Agrupamento na reformulação do
Projecto Educativo
- Realizar na fase
de construção e elaboração do Plano Anual de Actividades
de reuniões de trabalho com representantes de pais e
encarregados de educação, pessoal não docente, alunos e
instituições locais
- Promover reuniões
dos representantes dos encarregados de educação e
pessoal não docente com os seus pares para aferirem as
actividades que propõem em conjunto com outros membros
da comunidade ou individualmente para o Plano Anual de
Actividades
- Constituir uma
Equipa do Regulamento Interno que envolva docentes,
pessoal não docente, alunos, encarregados de educação e
membros da comunidade local
- Promover reuniões
dos representantes dos encarregados de educação e
pessoal não docente com os seus pares para aferirem
procedimentos e aspectos a regular a serem incluídos no
Regulamento Interno do Agrupamento
- Realizar reuniões
da Associação de Pais com os restantes pais e
Encarregados de Educação promotoras da divulgação das
principais estratégias do Agrupamento, de auscultação do
grau de satisfação e sensibilização para a importância
da participação dos encarregados de educação na tomada
de decisões sobre o Agrupamento, nomeadamente a
participação dos representantes dos pais nas reuniões de
Conselho de Turma.
- Publicar na
Página da Internet do Agrupamento a súmula das
principais deliberações tomadas em Conselho Pedagógico,
Conselho Geral e Administrativo
- Promover reuniões
dos representantes dos encarregados de educação com os
seus pares para a divulgação dos assuntos tratados e
aprovados nas reuniões de Conselho Geral
- Reuniões entre a
Direcção Executiva e o pessoal não docente para a
divulgação da Visão, Missão, Valores e objectivos do
Projecto Educativo e Plano Anual de Actividades
- Reuniões dos
representantes do pessoal não docente no Conselho
Pedagógico e Conselho Geral com os seus pares
- Criação da
intranet, actualizada diariamente, e definida como
homepage de cada utilizador do Agrupamento, que
permite a visualização em continuo da informação sobre a
organização
- Criação de uma
caixa de sugestões nas instalações da escola sede do
Agrupamento de forma a permitir uma maior participação
da comunidade educativa na organização
- Concurso anual de
criatividade a implementar na comunidade educativa a fim
de se criarem um conjunto de ideias para o Agrupamento a
serem inseridas nos processos de gestão
- Inclusão no
Projecto Educativo da lista Stakeholders do Agrupamento
para a comunidade ter conhecimento dos colaboradores
internos e sobretudo dos agentes e parceiros externos
estratégicos para o Agrupamento e para quais é
necessário estabelecer contactos com eficácia
- Alocação no site
do Agrupamento de um espaço informativo sobre os
Stakeholders com a descrição das práticas e actividades
desenvolvidas e documentos produzidos nesta área.
- Criação de uma
mailing list para o envio da informação sobre o
Agrupamento destinada aos Stakeholders externos
para dar a conhecer as práticas, políticas e
posicionamentos da organização
- Realização
eventos com e para a comunidade, envolvendo stakeholders,
com o objectivo de melhorar o conhecimento que a
comunidade educativa tem sobres parceiros externos do
Agrupamento e reforçar a coesão entre parceiros: dia do
Agrupamento (2 de Fevereiro); dia do Concelho de
Arronches (24 de Junho); Feira da Gastronomia; Natal em
colaboração com as instituições de solidariedade social;
comemorações de feriados nacionais como o 5 de Outubro e
o 25 de Abril; Campanhas de Solidariedade Social;
Actividades Desportivas; Workshops; Exposições.
- Realização do
Fórum Anual de Stakeholders do Agrupamento de Escolas de
Arronches com o grupo de stakeholders mais importantes
para o desenvolvimento da sua actividade e que exercem
maior influência na concretização dos objectivos
estratégicos definidos no Projecto Educativo
- Criação de
instrumentos de aferição dos níveis de satisfação,
motivação, ambiente de trabalho e da qualidade do
serviço educativo do Agrupamento dos colaboradores
internos e comunidade, incluindo os parceiros externos.
- Preparação do
dossier de solicitação à APQ (Associação Portuguesa para
a Qualidade) da auditoria para concessão do Committed to
Excellence in Europe de cara a promover, melhorar e
reforçar qualitativamente a imagem do Agrupamento junto
da comunidade e dos potenciais stakeholders
- Produção anual do
relatório de auto – avaliação que detalhe os resultados
do Agrupamento e as práticas de responsabilidade social
internas e externas possibilitando a avaliação e a
divulgação das políticas e actividades do Agrupamento
conducentes à melhoria da eficácia, nas vertentes
económicas, ambientais, sociais e culturais
|
- Setembro de 2010
- Anualmente em
Setembro e Outubro
- Anualmente entre
os meses de Setembro e Outubro
- Janeiro de 2010
- Janeiro e
Fevereiro de 2010
- Trimestralmente
- Mensalmente
(Conselho Pedagógico) e Trimestralmente (Conselho Geral)
- Trimestralmente
- Anualmente
- Trimestralmente
- Janeiro de 2011
- Janeiro de 2011
- Anualmente no mês
de Junho
- Janeiro de 2011,
com actualização permanente após essa data
- Janeiro de 2011,
com actualização permanente após essa data
- Fevereiro de
2011, com actualização permanente após essa data
- Ao longo de cada
ano
- Anualmente no mês
de Julho
- Bianuais
- Janeiro de 2013
- Anualmente no mês
de Julho
|
7. Estratégia de
Comunicação Proposta do Plano e Estratégia de Melhoria da
Participação e Comunicação entre os Stakeholders do Agrupamento de
Escolas de Arronches
7.1. Fase 1 -
Lançamento - 2010/2011
-
Elaboração do Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e
Comunicação entre Stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches
e
do Plano de Comunicação com acções orientadas para todo o tipo de
público-alvo que se pretende atingir;
-
Identificação e selecção da Mensagem Essencial do Plano e
Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação dos
Stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches;
-
Elaboração de uma logomarca a associar ao Plano e Estratégia de
Melhoria da Participação e Comunicação dos Stakeholders entre
Agrupamento de Escola de Arronches;
-
Elaboração de grelhas gráficas para os suportes de comunicação
(PowerPoint, website, convites, matérias diversos de
divulgação);
-
Reuniões de apresentação (sessões de esclarecimento) à
comunidade educativa ao Plano e Estratégia de Melhoria da
Participação e Comunicação entre os Stakeholders do Agrupamento
de Escola de Arronches;
-
Reuniões de apresentação (sessões de esclarecimento) do Plano e
Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação entre
Stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches a públicos
segmentados, nomeadamente com a equipa de auto – avaliação do
Agrupamento e coordenadores das acções de melhoria a implementar
no âmbito do Plano de Melhoria do Agrupamento de Escolas de
Arronches;
-
Lançamento no website do Agrupamento do sítio destinado à
divulgação do Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e
Comunicação entre os Stakeholders do Agrupamento de Escola de
Arronches com drop – box para sugestões e pedidos
-
Lançamento de espaços de divulgação e participação nas redes
sociais Facebook e Twitter do Plano e Estratégia de Melhoria da
Participação e Comunicação entre os Stakeholders do Agrupamento
de Escola de Arronches
-
Desenvolvimento de indicadores de avaliação, para analisar o
impacto das acções de comunicação desenvolvidas.
7.2. Fase 2 -
Implementação - 2011/2012
-
Publicidade (no website do Agrupamento) com o objectivo de
manter actualizada a percepção da comunidade educativa em
relação às acções em curso no âmbito do Plano e Estratégia de
Melhoria da Participação e Comunicação entre Stakeholders do
Agrupamento de Escola de Arronches;
-
Aviso electrónicos destinados aos stakeholders registados no
site do Agrupamento sobre as acções a implementar no âmbito ao
Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação
entre Stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches;
-
Vidiografismos e Powerpoints para a animação do website do
Agrupamento e apresentações nos eventos públicos;
-
Reuniões de apresentação (sessões de esclarecimento) do Plano e
Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação entre
Stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches a públicos
segmentados, nomeadamente com a equipa de auto – avaliação do
Agrupamento e coordenadores das acções de melhoria a implementar
no âmbito do Plano de Melhoria do Agrupamento de Escolas de
Arronches.
7.3. Avaliação e
Monitorização - 2013
-
Publicidade (no website do Agrupamento) com um objectivo de
divulgar os resultados obtidos e manter actualizada a percepção
da comunidade educativa em relação às acções desenvolvidas no
âmbito do Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e
Comunicação entre Stakeholders do Agrupamento de Escola;
-
Evento público de conclusão do projecto com balanço de
resultados e impacto do plano e estratégia na comunidade
educativa.
7.4. Cronograma
Síntese de Execução
ACÇÕES |
2010 |
2011 |
2012 |
2013 |
1 |
Elaboração do Plano e Estratégia de Melhoria de
Comunicação entre Stakeholders e Plano de Comunicação |
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2 |
Identificação e selecção da mensagem essencial |
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3 |
Elaboração da logomarca |
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4 |
Elaboração de grelhas gráficas para os suportes de
comunicação |
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5 |
Reuniões de apresentação do Plano e Estratégia de
Melhoria de Comunicação entre Stakeholders |
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6 |
Reuniões de apresentação do Plano e Estratégia de
Melhoria de Comunicação entre Stakeholders a públicos
segmentados |
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7 |
Website do Agrupamento com sítio destinado à divulgação
do Plano e Estratégia de Melhoria de Comunicação entre
Stakeholders |
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8 |
Redes sociais Facebook e Twitter com espaço de
divulgação e participação do Plano e Estratégia de
Melhoria de Comunicação entre Stakeholders |
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9 |
Desenvolvimento de indicadores para avaliar as acções de
comunicação do Plano de Comunicação |
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11 |
Publicidade
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12 |
Avisos Electrónicos |
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13 |
Vidiografismos e Powerpoints |
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14 |
Evento público de conclusão do Plano e Estratégia de
Melhoria de Comunicação entre Stakeholders destinado a
públicos segmentados |
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8. Sustentabilidade
do Projecto
A CAF, como modelo de excelência, tem entre outros
objectivos promover e facilitar a mudança organizacional, apostar no
desenvolvimento dos colaboradores e gerir processos em que cada
actividade traga valor acrescentado ao Agrupamento.
O presente projecto irá integrar o Plano de Acção de
Melhoria do Agrupamento de Escolas decorrente da auto – avaliação do
Agrupamento de Escolas de Arronches segundo o modelo da Estrutura
Comum de Avaliação (CAF).
Assim, como factor de sucesso, destacamos que todas as
actividades propostas no Plano de Acção de Melhoria da Comunicação e
Participação entre os Stakeholders do Agrupamento de Escolas de
Arronches, embora com carácter inovador, têm cabimento e fundamento
nas acções do Plano de Acção de Melhoria do Agrupamento de Escolas
de Arronches, beneficiando de equipas de trabalho já constituídas e
de recursos alocados a cada âmbito de intervenção.
Para se assegurar a sustentabilidade do projecto deverá
simultaneamente conseguir-se responder às vertentes económica,
social, ambiental e cultural.
Neste âmbito, em termos de sustentabilidade económica
foram avaliados alguns custos inerentes ao projecto, nomeadamente em
serviços de consultoria prestados pela empresa responsável pela
avaliação interna do Agrupamento de Escolas de Arronches. O
Agrupamento deverá prever no seu orçamento o cabimento de verbas que
financie os serviços de consultoria, em simultâneo com a obtenção de
receitas entre os parceiros privilegiados, nomeadamente a autarquia,
que detém competências na área da educação, com vista a atenuar o
impacto dos cortes orçamentais previstos no Orçamento do Estado para
os Agrupamentos e escolas não agrupadas. Esta estratégia poderá ser
aplicada a outros stakeholders cujos laços de confiança com a
implementação do projecto poderão ser reforçados para outras áreas
de intervenção do Agrupamento.
Relativamente à sustentabilidade social, as actividades
a desenvolver no projecto, que procuram a melhoria da gestão
organizacional do Agrupamento de Escolas de Arronches e da relação
da organização com a comunidade, com o objectivo de optimizar os
recursos disponíveis na comunidade e o reforço dos laços de
confiança com os parceiros e stakeholders, visam atingir fins
sociais, já que a melhoria da prestação do serviço educativo
contribui para o aumento do sucesso alunos e da qualificação da
população do conselho de Arronches abrindo oportunidades de
progressão profissional e coesão social.
Em termos de responsabilidade ambiental, seguindo os
princípios e valores que norteiam o Projecto Educativo dos
Agrupamento de Escolas de Arronches – Cidadania e
Empreendedorismo Rumo ao Desenvolvimento Sustentável – o
projecto prevê acções de promoção ambiental nos eventos
desenvolvidos pelo Agrupamento, com e para a comunidade, envolvendo
os stakeholders, bem como nas práticas internas à organização. A
substituição do papel como suporte informativo pelo website encerra
uma perspectiva ambiental, para além deste constituir um potente
meio de informação, conjuntamente com as redes sociais.
No que concerne à sustentabilidade cultural, o projecto visa a
implicação e apreensão por parte de todos os colaboradores do
Agrupamento de Escolas de Arronches das novas práticas de
Responsabilidade Social da organização, no sentido de assegurar um
melhor ambiente de trabalho, maior sentimento de pertença à
organização, elevado empenho e produtividade, maior eficácia e
cooperação, garantindo-se a todos os colaboradores o princípio de
igualdade de oportunidades. A cultura de relação estabelecida com a
comunidade representa um activo que o Agrupamento deve capitalizar
porque resultará num reforço da sua imagem/reputação fundamental
para a consecução da visão estabelecida para a organização: Ser
um Agrupamento de referência e excelência do Ensino Básico. Para
além da cultura de organização e gestão, a sustentabilidade cultural
do projecto está também garantida na realização de eventos com e
para a comunidade e na utilização da website, que assinalem feitos
históricos ou descrevam aspectos culturais do concelho nas vertentes
gastronómicas, antropológicas, folclóricos, linguísticos.
9. Proposta para a
avaliação do Plano de Melhoria da Participação e Comunicação dps
Stakeholders do Agrupamento de Escolas de Arronches
A avaliação Plano de Melhoria da Participação e
Comunicação dos Stakeholders do Agrupamento de Escolas de Arronches
deve integrar simultaneamente uma componente quantitativa e
qualitativa no sentido de se realizar uma análise mais integradora.
Esta avaliação deverá permitir analisar resultados mais mesuráveis,
mas também os impactos qualitativos junto dos stakeholders, factos
que tornam possível uma leitura mais aprofundada de cada acção
empreendida.
Por outro lado, no processo de avaliação devem
participar activamente todos e cada um dos stakeholders do
Agrupamento: alunos, pais e encarregados de educação, pessoal
docente, assistentes técnicos e operacionais, entidades e
instituições parceiras do Agrupamento de âmbito local ou regional,
de forma a averiguar qual o impacto que determinadas acções do Plano
de Melhoria da Participação e Comunicação dos Stakeholders do
Agrupamento de Escolas de Arronches possam ter tido juntos
stakeholders.
Estes grupos poderão ser envolvidos através da realização de
inquéritos, website e eventos realizados pelo Agrupamento.
A avaliação apenas poderá decorrer uma vez definidos
alguns indicadores de natureza quantitativa, de eficácia e de
eficiência, e qualitativa, que permitirão aferir os factores
críticos de sucesso e os principais obstáculos encontrados na
execução do projecto, bem como acções de melhoria pertinentes a
implementar.
Indicadores |
Eficácia |
Eficiência |
Qualidade |
- Nº de reuniões realizadas e % de participação |
X |
|
|
- Nº de utilizadores
diários da intranet do Agrupamento |
X |
|
|
- Nº de sugestões de
melhoria dos processos de gestão do Agrupamento |
X |
|
|
- Nº de stakeholders do
Agrupamento de Escolas de Arronches |
X |
|
|
- Nº de documentos
colocados na página da Internet sobre os stakeholders do
Agrupamento |
X |
|
|
- Mailing list
permanentemente actualizada com os stakeholders do
Agrupamento |
X |
|
|
- Nº de eventos
realizados pelo Agrupamento em parceria com os
stakeholders |
X |
|
|
- Nº de stakeholders
participantes no Fórum Anual de Stakeholders do
Agrupamento de Escolas de Arronches |
X |
|
|
- % de colaboradores e
instituições que respondeu ou entregou os inquéritos e
questionários |
X |
|
|
- Grau de satisfação dos
stakeholders |
|
|
X |
- Certificação de
Qualidade do Agrupamento pelo Committed to Excellence in
Europe |
X |
|
|
- Níveis de confiança
entre a organização e os seus stakeholders |
|
|
X |
- Níveis de
credibilidade atingidos pela organização junto dos
stakeholders |
|
|
X |
- Relatório anual de
auto – avaliação do Agrupamento de Escolas de Arronches |
X |
|
|
- Custo do projecto com
pessoal docente e não docente, empresas de assessoria e
recursos informáticos. |
|
X |
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10. Bibliografia
ANOTHER STEP Lda.
(2010) – Diagnóstico Organizacional do Agrupamento de Escolas de
Arronches (CAF – Common Assessment Framework), Amadora.
CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS
(2008) – Manual de Comunicação de Responsabilidade Social,
Oeiras.
CÂMARA
MUNICIPAL DE OEIRAS
(2008) – Manual para a Constituição de Redes de
Responsabilidade Social, Oeiras.
CÂMARA
MUNICIPAL DE OEIRAS
(2008) – KIT de Responsabilidade Social, Oeiras.
CÂMARA
MUNICIPAL DE OEIRAS
(2008) – Como Implementar um Centro de Responsabilidade e
Inovação Organizacional; A Experiência do Projecto Oeiras PRO,
Oeiras
CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EDUCACIONAIS e ESCOLA SUPERIOR
DE EDUCAÇÃO DE LISBOA
(2006) – Concepção Estratégica das Intervenções Operacionais no
Domínio da Educação, Lisboa.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
(2007) – Guião de Educação para a Cidadania em contexto Escolar,
DGIDC.
MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO
(2006) – Guião de Educação para a Sustentabilidade, DGIDC.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
(2006) – Guião de Educação para o Empreendedorismo, DGIDC.
RODRIGUES,
Maria de Lurdes
(2010) – A Escola Pública Pode Fazer a Diferença, Edições
Almedina, Coimbra.
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