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Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação entre stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches

Ana Maria Reis, João Garrinhas, Fátima Pinto, Cremilde Romão
Agrupamento de Escolas de Arronches

1. Introdução

A participação dos vários stakeholders é essencial ao processo evolutivo e de sustentabilidade do Agrupamento, nomeadamente na concretização dos objectivos estratégicos definidos no Projecto Educativo, pelo que se torna pertinente a implementação de uma estratégia criteriosa de melhoria da comunicação e participação entre stakeholders o Agrupamento de Escolas de Arronches. 

Os problemas de comunicação e participação identificados, resultam, em parte, do desconhecimento ou não aplicação do conceito de Responsabilidade Social das Organizações (RSO) pelos gestores dos Agrupamentos e escolas não agrupadas e pela comunidade educativa, incluindo os parceiros externos, bem como das boas práticas já existentes de outras organizações neste domínio, reconhecidas pelas comunidades onde estão inseridas.  

O conceito de Responsabilidade Social da Organizações e respectivas práticas tem suscitado um crescente interesse por parte de organismos internacionais, nomeadamente, Comissão Europeia (CE), Nações Unidas e Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE) e está intimamente vinculado com a importância das questões sociais associadas ao designado desenvolvimento sustentável. A Responsabilidade Social das Organizações, que procura sustentabilidade económica, social, ambiental e cultural das organizações, contempla a melhoria dos processos de gestão organizacional internos, nomeadamente o aperfeiçoamento da gestão de recursos humanos, da segurança, da higiene e saúde no trabalho, da gestão da mudança, da melhoria dos sistemas de comunicação e da optimização dos processos ambientais das empresas; e a responsabilidade social externa, associada à relação da organização com a comunidade envolvente como forma de optimizar os recursos existentes na comunidade e os laços de confiança e de partenariado com os stakeholders da organização (Câmara Municipal de Oeiras, 2008). 

 

2. Missão, Visão, Cultura e Valores do Agrupamento 

2.1. Missão

Potenciar um ensino de qualidade, centrado na acção, focalizado em processos, integrado multidisciplinarmente, contextualizado, auto construído e que recrie contextos da vida real, de forma a dotar os alunos e formandos de competências transversais, incluindo de cidadania e do empreendedorismo, que possam ser aplicadas nos mais variados contextos, num percurso que não se esgota na escola, mas que se prolonga ao longo da vida.

2.2.

Ser um Agrupamento de referência e excelência do Ensino Básico

2.3.

Mediante o lema Cidadania e Empreendedorismo rumo ao Desenvolvimento Sustentável o Agrupamento norteia-se pelos seguintes valores:

- Qualidade na prossecução da melhoria das aprendizagens e dos resultados escolares dos alunos, tendo em vista as metas da diminuição do insucesso e do abandono escolar;

- Cidadania activa, que centrada no aluno, promove o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico e autónomo, de competências éticas ou de escolha de valores ou competências de acção ou sociais (participação activa e cooperante em acções concretas da comunidade), em domínios tão diversos como jurídico – político, os grandes desafios do mundo actual (identidade, diversidade, exclusão, desenvolvimento, ambiente, qualificação dos recursos humanos, desenvolvimento tecnológico) ou princípios e valores relacionados com os direitos humanos e cidadania democrática;

- Empreendedorismo que surge fundamentalmente como a “capacidade e o desejo de agir consciente, determinado e voluntário, tendente a obter uma mudança”. Educar para o empreendedorismo é no essencial criar oportunidades para que o aluno aprenda, pense e a aja de forma empreendedora, mobilizando conteúdos disciplinares e competências interdisciplinares, e com eles imaginar mudanças, e procurar concretizar essas mesmas mudanças na comunidade. Baseia-se em princípios como a autonomia, a flexibilidade, a inovação, a mudança, a participação e a cooperação, para que o aluno adquira competências como a autoconfiança/assumpção de riscos, a iniciativa/energia, a resistência ao fracasso, o planeamento/organização, a criatividade/inovação ou as relações interpessoais que promovam o sucesso escolar e/ou a integração social e profissional. O desenvolvimento de uma atitude empreendedora por todos os integrantes da comunidade educativa deverá constituir um instrumento fundamental da mudança que se requer (ou é exigida) à Escola para responder aos desafios resultantes das transformações societais;

- Responsabilidade social conceito intimamente relacionado com os processos de melhoria da gestão organizacional interna e a optimização dos recursos disponíveis no território através de parcerias estratégicas com agentes externos à organização.

 

3. Análise dos Stakeholders do Agrupamento de Escolas de Arronches

 

Stakeholder

 

O QUE É QUE AGRUPAMENTO OFERECE AO STAKEHOLDERS

O QUE É QUE O STAKEHOLDERS OFERECEM AO AGRUPAMENTO

 Alunos

- Formação académica e cientifica, profissional e de cidadania

- Fruição humana da escola

Funcionários

- Emprego, formação, valorização pessoal

- Apoiam o Agrupamento na concretização das metas e dos objectivos do projecto educativo e do plano anual e plurianual de actividades e na garantia do funcionamento regular dos serviços

Professores

- Emprego, formação e valorização pessoal

- Assegurar a concretização das metas do projecto educativo e do plano anual e plurianual de actividades com vista a garantir a formação académica e científica, profissional e de cidadania dos alunos

Pais e Encarregados de Educação

- Formação académica e cientifica, profissional e de cidadania aos seus educandos

- Acompanhamento do percurso escolar dos seus educandos

 Associação de Pais

- Espaço físico e disponibilização de informação interna da Escola

- Colaboração na concretização das metas do projecto educativo e do plano anual e plurianual de actividades no âmbito dos órgãos têm representatividade e nas equipas de trabalho

 Autarquia 

- Formação e qualificação da população do Concelho e cedência dos alunos para actividades da Câmara Municipal de Arronches

- Alocação de verbas para o SASE para manuais escolares e alimentação, transporte escolar, manutenção física dos edifícios do Pré – escolar e 1º Ciclo, promoção das Actividades de Enriquecimento Curricular, Componente de Apoio à Família, cedência de instalações desportivas e culturais, gestão dos recursos humanos (assistentes técnicos e operacionais), estágios profissionais, logística de apoio a eventos desportivos e culturais, disponibilização da técnica de psicologia

 Centro de Saúde

- Projectos de promoção de saúde jovem

- Viabilização dos serviços e projectos prestados e dinamizados pelo Centro de Saúde e cedência do espaço físico para as sessões de rastreio

 Santa Casa da Misericórdia

- Viabilização dos serviços e projectos prestados e dinamizados pela Santa Casa da Misericórdia

- Técnicos especializados em valências com Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente – terapia da fala, psico – motricidade, terapia ocupacional, fisioterapia

Coração Delta 

- Proporcionar o alargamento da rede de escolas integradas no projecto Coração Delta aumentando a projecção e visibilidade da empresa messena – DELTA

- Assegurar a concretização do Projecto de Intervenção Precoce através da disponibilização de técnicos especializados e formação dos docentes afectos à intervenção precoce

 APPCDM

- Viabilização dos serviços e projectos prestados e dinamizados pela APPCDM

- Técnicos especializados em valências com Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente – terapia da fala, psico – motricidade, terapia ocupacional, fisioterapia

 Bombeiros Voluntários

- Viabilizamos o serviço dos Bombeiros e alunos que integram os Bombeiros Voluntários de Arronches

- Apoio na Execução dos Planos de Segurança e Plano de Emergência e nos exercícios de simulacro e actuação em caso de emergência

CEFOPNA

- Plano de Formação do Pessoal Docente e Não Docente da Escola que viabiliza o funcionamento do Centro de Formação do Norte Alentejano

- Assegura a Formação do Pessoal Docente e Não Docente de acordo com as necessidades formativas das Escolas e Agrupamento ou projectos de âmbito nacional

CEFOSAP

- Cedência de instalações e equipamentos informáticos 

- Formação da comunidade nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação

 Escola Segura

- Viabilização dos serviços prestados pela Escola Segura, incluindo a formação e o esclarecimento aos alunos

- Garantir a segurança interna e externa dos alunos e sua formação

CPCJ

- Viabilização dos serviços da CPCJ

- Resolução de problemas sociais económicos existentes na comunidade educativa

 

4. Análise SWOT

 A análise SWOT que agora se apresenta decorre das conclusões retiradas do relatório de Auto – avaliação, no âmbito da diagnose organizacional do Agrupamento de Escolas de Arronches feita segundo o modelo da CAF (Common Foundation for Quality Management) que assenta numa estrutura de nove critérios que correspondem aos aspectos globais focados em qualquer análise organizacional: liderança, pessoas, planeamento e estratégia, parcerias e recursos, processos, resultados para as pessoas, resultados para o cidadão, impactos na sociedade e resultados chave. A

 A análise e diagnóstico dos stakeholders do Agrupamento foram feitos tomando em conta a análise qualitativa realizada de cada domínio da CAF, operando-se a análise SWOT através da análise das variáveis internas (pontos fortes e fracos) e externos (oportunidades e ameaças).

Pontos Fortes

Pontos Fracos

- Taxa de transição de 100%

- Reduzido abandono escolar

- Elevado grau de satisfação de alunos e pais e encarregados de educação no que concerne às necessidades e expectativas geradas pelos mesmos em relação ao Agrupamento

- Acesso dos alunos/encarregados de educação aos documentos de divulgação pública através da página do Agrupamento (pessoal docente)

- Conhecimento pela comunidade educativa dos documentos estruturantes e orientadores do Agrupamento: Projecto Educativo, Regulamento Interno, Projecto Curricular do Agrupamento

- Participação dos alunos/encarregados de educação nos órgãos e estruturas de orientação educativa onde têm lugar (pessoal docente)

- Boa relação entre professores e alunos (pessoal docente 1º Ciclo)

- Boa relação entre o pessoal não docente e os alunos

- Boa relação entre o pessoal não docente e o pessoal docente (pessoal não docente)

- Qualidade do clima e da relação que se estabelece no seio da instituição que potencializa o trabalho entre as diferentes estruturas organizacionais

- Clima de confiança gerado pela Direcção (assistentes operacionais)

- Liderança, dinamismo, motivação e empenho do órgão de gestão

- Missão estratégica centrada no combate ao insucesso e abandono escolar e qualificação da população ao longo da vida

- Eficácia dos circuitos internos de informação/comunicação, rapidez e eficácia na resolução de problemas e conflitos

- Garantia que a Direcção promove a realização de acções de informação sobre as decisões que impliquem alterações ou mudanças no Agrupamento

- Garantia que a direcção estabelece prioridades, apoia, organiza e fomenta acções de melhoria dentro do Agrupamento

- Planeamento e estratégia do Agrupamento formulado de forma coerente e sequenciado hierarquicamente, suportada pelos documentos orientadores que apresentam objectivos e metas claras e exequíveis, que são avaliadas anualmente

- Implementação pelos docentes das decisões e orientações dos órgãos e estruturas de orientação educativa nos seus planos didácticos, de modo a promoverem o sucesso educativo dos seus alunos

- Promoção pelo Coordenador de Departamento do trabalho cooperativo dos professores que integram o Departamento, na organização e utilização de materiais didácticos e recursos (1º, 2º e 3º Ciclos)

- Coordenação de forma eficiente a equipa de professores do Conselho de Turma pelo Director de Turma (2º e 3º Ciclos)

- Valorização pela Direcção do esforço e o sucesso profissional dos professores e o seu contributo para a melhoria contínua, como forma de incentivar e manter o seu desenvolvimento e responsabilidade (empowerment) (pessoal docente do 1º Ciclo)

- Definição pela Direcção de um plano anual de trabalho em articulação com o encarregado de pessoal

- Comunicação pela Direcção dos aspectos fundamentais do Projecto Educativo e Plano Anual de Actividades (pessoal não docente)

- Implicação pela Direcção do pessoal não docente na estratégia da Escola (assistentes operacionais)

- Promoção e valorização pelo Agrupamento do trabalho do pessoal não docente, estimulando e apoiando iniciativas próprias de melhoria das diversas funções e serviços (assistentes operacionais)

- Estabelecimento de protocolos com o Centro de Saúde da sua área e outras instituições vocacionadas, com a autarquia e outras entidades, no sentido de promover a prevenção para a saúde por parte da Direcção

- Vasta rede de protocolos estabelecidos com escolas, instituições de formação, autarquia, colectividades e outras instituições

- Estabelecimento de protocolos e acordos de cooperação ou de associação com outras escolas, instituições de formação, autarquias e colectividades pela Direcção (pessoal docente)

- Articulação com a comunidade escolar, instituições de ensino e de investigação e empresas na procura da divulgação pública e o reconhecimento da organização e dos seus serviços

- Incentivo à comunidade em colaborar nas actividades realizadas no Agrupamento (pessoal docente)

- Procura pelo Agrupamento da divulgação pública, a reputação e o reconhecimento da organização e dos seus serviços

- Processos de auto-avaliação desenvolvidos pelo Agrupamento para melhorar os seus desempenhos

 (pessoal docente do 2º e 3º Ciclos)

- Constituição da Associação de Pais

 

 

- Provas de aferição e exames nacionais de Língua Portuguesa e Matemática do Agrupamento de Escolas de Arronches abaixo da média nacional

- Ausência de uma realização periódica pelo Agrupamento de inquéritos aos Encarregados de Educação para conhecer o seu grau de satisfação em relação à Escola

- Necessidade de o Agrupamento medir, periodicamente, a percepção que o pessoal não docente tem sobre os vários aspectos de funcionamento da instituição

- Falta por parte do Agrupamento medir, periodicamente, a percepção do pessoal docente sobre os vários aspectos do seu funcionamento, tais como: condições de trabalho na sala de aula e na Escola, articulação Escola/comunidade, nível de informação e comunicação, opções de formação, etc.

- Não criação de mecanismos de auscultação e de avaliação da eficácia da sua liderança e das lideranças dos restantes órgãos do Agrupamento por parte da Direcção (pessoal docente, com excepção do 1º Ciclo)

- Escassa participação dos representantes dos Encarregados de Educação na elaboração do Projecto Educativo, Regulamento Interno e Plano Anual de Actividades

- Falta de exigência de uma maior participação de todos os elementos da comunidade educativa na elaboração e estruturação do Regulamento Interno, bem como uma maior participação nas estruturas organizativas da vida do Agrupamento

- Ausência de reuniões promovidas pela Direcção com o pessoal não docente para divulgar a missão e objectivos do Agrupamento explicitados no Projecto Educativo (assistentes técnicos)

- Não promoção pela Direcção de acções de informação sobre decisões que impliquem alterações ou mudanças no Agrupamento (25% do pessoal docente do Pré-Escolar não sabe ou não responde)

- Necessidade de uma maior participação do pessoal não docente na construção das decisões sobre o Projecto Educativo, Plano Anual de Actividades e Regulamento Interno

- Deficiente implicação do pessoal não docente na estratégia da Escola por parte da Direcção (assistentes técnicos)

- Necessidade de promoção de reuniões dos representantes do pessoal não docente, com assento no Conselho Pedagógico e Conselho Geral, com os seus pares

- Desconhecimento pela comunidade que as melhorias introduzidas no Agrupamento, são resultantes de uma avaliação sistemática dos processos (cerca de 30% do pessoal docente de todo o Agrupamento não sabe ou não responde)

- Desconhecimento pela comunidade se o Agrupamento atingiu os objectivos previstos no Projecto Educativo (cerca de 40% do pessoal docente de todo o Agrupamento não sabe ou não responde)

- Atitude pouco motivadora da Direcção em relação aos seus colaboradores (pessoal docente)

- Clima de Escola criado pela actuação da Direcção que não contribui para o desenvolvimento da auto-estima dos professores da Escola (Pré-Escolar, 1º e 3º Ciclo)

- Não reconhecimento pela Direcção do esforço e o sucesso das pessoas como forma de incentivar o seu envolvimento e responsabilidade (assistentes técnicos)

- Ausência de um clima de Escola criado pela actuação da Direcção que contribua para o desenvolvimento da auto-estima do pessoal não docente da Escola (2º e 3º Ciclos)

- Falta de incentivo e motivação dos professores a empenharem-se na melhoria contínua do Agrupamento por parte da Direcção (pessoal docente do Pré-Escolar, 2º e 3º Ciclos)

- Não fomento pela Direcção de um ambiente de confiança e solidariedade (assistentes técnicos)

- Desconhecimento se o Conselho Geral promove mecanismos para acompanhar e avaliar a execução do Projecto Educativo (30% do pessoal docente do 2º e 3º Ciclos não sabe ou não responde)

- Desconhecimento pela comunidade se o Agrupamento tem boas relações com a sua Junta de Freguesia e com a Autarquia (cerca de 25% do pessoal docente de todo o Agrupamento não sabe ou não responde)

- Desconhecimento se a Autarquia, a nível da Câmara ou Junta de Freguesia dá resposta positiva às solicitações do Agrupamento (25% do pessoal docente do 3º Ciclo e 50% do Pré-Escolar não sabe ou não responde)

- Desconhecimento se o Agrupamento tem estabelecido uma rede de acordos de parcerias com outras organizações no sentido de apoiar o desempenho do pessoal não docente (30% dos assistentes operacionais do 2º e 3º Ciclos não sabem ou não respondem)

- Desconhecimento pela comunidade se Agrupamento estabelece protocolos/parcerias com empresas/instituições locais (50% dos assistentes operacionais da escola sede não sabe ou não responde)

- Desconhecimento se o Agrupamento estabelece parcerias com a comunidade escolar (ex: Associação de Pais, etc.) (cerca de 20% do pessoal docente nos 1º, 2º e 3º Ciclos e 50% no Pré-Escolar não sabe ou não responde)

- Desconhecimento de quais são os parceiros externos do Agrupamento por parte dos outros stakeholders e quais os domínios de intervenção e colaboração protocolados

- Limitações físicas dos estabelecimentos da Escola sede ao nível da cobertura dos edifícios, optimização energética e falta de laboratórios

 

Oportunidades

Ameaças

- Boa imagem do Agrupamento junto da comunidade onde está inserida

- Resposta pela positiva da Autarquia, a nível da Câmara ou Junta de Freguesia, às solicitações do Agrupamento (pessoal docente 2º Ciclo)

- Novo regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré – escolar e do ensino básico e secundário (Decreto – Lei n.º75/2008 de 22 de Abril)

- Transferência de atribuições de competências para o município em matéria de educação (Decreto – lei n.º144/2008 de 28 de Junho

- Concurso de colocação de professores por quatro anos

- Estruturação da carreira docente e o regime de avaliação de desempenho do pessoal docente

- SIADAP 3 – Avaliação de desempenho do pessoal não docente

 

- Baixo nível de escolaridade das famílias dos alunos

- Pouco envolvimento de pais / encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos quer na participação nos conselhos de turma quer noutras reuniões para os quais são convocados

- Contexto sócio – económico desfavorável reflectido no baixo Índice de Desenvolvimento Social (IDS1)

- Retracção demográfica e envelhecimento da população do Conselho de Arronches

- Limitada margem orçamental do Agrupamento de Escolas de Arronches e Câmara Municipal de Arronches

- Limitação na contratação e vinculação de pessoal à função pública

- Redução do número de docentes no ano lectivo 2011/2012

- Falta de financiamento no âmbito do POPH aos Centros de Formação de Professores

- Fracos indicadores de empreendedorismo ao nível da comunidade escolar, incluindo alunos e professores

- Desconhecimento pela comunidade do conceito e das praticas de Responsabilidade Social das Organizações

 

 

5. Matriz de Cruzamento da Análise SWOT

Desactivação

Melhoria

 

 

 - Clima de Escola gerado pela Direcção

- Instrumentos de aferição dos níveis de satisfação, motivação, ambiente de trabalho e qualidade do serviço prestado, da comunidade educativa

- Mecanismos de avaliação da eficácia da direcção executiva e órgãos intermédios do Agrupamento

- Participação da comunidade educativa na definição da estratégia do Agrupamento e na elaboração e estruturação dos documentos estruturantes

- Envolvimento da comunidade educativa nas estruturas organizativas Agrupamento

 - Acções de informação emanadas pela Direcção Executiva ou Conselho Geral decorrentes de decisões que impliquem alterações ou mudanças no Agrupamento ou a comunicação de resultados decorrentes de processos de melhoria e auto -regulação

- Conhecimento pela comunidade educativa da rede de acordos e parcerias do Agrupamento com agentes externos locais e regionais.

 

Gestão de Risco

Manutenção

 

- Conhecimento pela comunidade educativa do Projecto Educativo, Regulamento Interno, Projecto Curricular do Agrupamento

- Trabalho cooperativo dos professores em sede de Departamento e Conselho de Turma

- Resposta da Autarquia, a nível da Câmara ou Junta de Freguesia, às solicitações do Agrupamento

- Articulação com a comunidade escolar, instituições de ensino e de investigação e empresas na procura da divulgação pública e o reconhecimento da organização e dos seus serviços

- Incentivo à comunidade em colaborar nas actividades realizadas no Agrupamento

 - Procura pelo Agrupamento da divulgação pública, a reputação e o reconhecimento da organização e dos seus serviços

 

 

- Elevada taxa de sucesso no 1º, 2º e 3º Ciclo e Baixa taxa de abandono escolar

- Satisfação de alunos e pais e encarregados de educação do serviço prestado pelo Agrupamento

 - Clima e da relação no seio da organização

 - Imagem do Agrupamento na comunidade

- Dinamismo, motivação e empenho da liderança

 - Missão centrada no combate ao insucesso, abandono escolar e qualificação da população ao longo da vida

 - Eficácia dos circuitos internos de informação e comunicação

 - Planeamento e estratégia formulado de forma coerente e sequenciado hierarquicamente, suportada pelos documentos orientadores que apresentam uma visão, missão e metas, que são avaliadas anualmente

 - Processo de auto-avaliação do Agrupamento e implementação do Plano de Acção de Melhoria

 - Rede de protocolos e parcerias estabelecidas pelo Agrupamento

 

 

6. Plano Estratégico de Melhoria da Comunicação e Participação entre os Stakeholders do Agrupamento de Escolas de Arronches

Objectivo Geral

Objectivos Específicos

Estratégias

Recursos

Actividades

Calendarização

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Reestruturar os mecanismos de comunicação e participação dos Stakeholders do Agrupamento

 

 

 

 

 

 

 

 

- Aumentar a participação dos Stakeholders na consecução dos objectivos estratégicos do Agrupamento

 

 

 

 

- Melhorar a estratégia de comunicação entre os stakeholders do Agrupamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Diálogo entre Stakeholders

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-Publicitação dos Stakeholders

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Espaços físicos

 

- Recursos financeiros: custo HXH; pagamentos à empresa que assessora o Agrupamento na auto avaliação; pagamento da alocação da página da Internet no servidor.

 

 

- Recursos informáticos

 

- Constituir a Equipa do Projecto Educativo que envolva docentes dos diferentes ciclos, alunos, pais e encarregados de educação, pessoal não docente e instituições parceiras do Agrupamento na reformulação do Projecto Educativo

 

 

- Realizar na fase de construção e elaboração do Plano Anual de Actividades de reuniões de trabalho com representantes de pais e encarregados de educação, pessoal não docente, alunos e instituições locais

 

 

 

- Promover reuniões dos representantes dos encarregados de educação e pessoal não docente com os seus pares para aferirem as actividades que propõem em conjunto com outros membros da comunidade ou individualmente para o Plano Anual de Actividades

 

 

 

- Constituir uma Equipa do Regulamento Interno que envolva docentes, pessoal não docente, alunos, encarregados de educação e membros da comunidade local

 

 

- Promover reuniões dos representantes dos encarregados de educação e pessoal não docente com os seus pares para aferirem procedimentos e aspectos a regular a serem incluídos no Regulamento Interno do Agrupamento

 

 

 

 

 

 

- Realizar reuniões da Associação de Pais com os restantes pais e Encarregados de Educação promotoras da divulgação das principais estratégias do Agrupamento, de auscultação do grau de satisfação e sensibilização para a importância da participação dos encarregados de educação na tomada de decisões sobre o Agrupamento, nomeadamente a participação dos representantes dos pais nas reuniões de Conselho de Turma.

 

 

- Publicar na Página da Internet do Agrupamento a súmula das principais deliberações tomadas em Conselho Pedagógico, Conselho Geral e Administrativo

 

 

 

- Promover reuniões dos representantes dos encarregados de educação com os seus pares para a divulgação dos assuntos tratados e aprovados nas reuniões de Conselho Geral

 

 

- Reuniões entre a Direcção Executiva e o pessoal não docente para a divulgação da Visão, Missão, Valores e objectivos do Projecto Educativo e Plano Anual de Actividades

 

 

 

 

- Reuniões dos representantes do pessoal não docente no Conselho Pedagógico e Conselho Geral com os seus pares

 

 

 

- Criação da intranet, actualizada diariamente, e definida como homepage de cada utilizador do Agrupamento, que permite a visualização em continuo da informação sobre a organização

 

 

 

- Criação de uma caixa de sugestões nas instalações da escola sede do Agrupamento de forma a permitir uma maior participação da comunidade educativa na organização

 

 

- Concurso anual de criatividade a implementar na comunidade educativa a fim de se criarem um conjunto de ideias para o Agrupamento a serem inseridas nos processos de gestão

 

 

 

 

- Inclusão no Projecto Educativo da lista Stakeholders do Agrupamento para a comunidade ter conhecimento dos colaboradores internos e sobretudo dos agentes e parceiros externos estratégicos para o Agrupamento e para quais é necessário estabelecer contactos com eficácia

 

 

 

- Alocação no site do Agrupamento de um espaço informativo sobre os Stakeholders com a descrição das práticas e actividades desenvolvidas e documentos produzidos nesta área.

 

 

 

 

 

 

- Criação de uma mailing list para o envio da informação sobre o Agrupamento destinada aos Stakeholders externos para dar a conhecer as práticas, políticas e posicionamentos da organização

 

 

 

 

 

 

- Realização eventos com e para a comunidade, envolvendo stakeholders, com o objectivo de melhorar o conhecimento que a comunidade educativa tem sobres parceiros externos do Agrupamento e reforçar a coesão entre parceiros: dia do Agrupamento (2 de Fevereiro); dia do Concelho de Arronches (24 de Junho); Feira da Gastronomia; Natal em colaboração com as instituições de solidariedade social; comemorações de feriados nacionais como o 5 de Outubro e o 25 de Abril; Campanhas de Solidariedade Social; Actividades Desportivas; Workshops; Exposições.

 

                                                                                                      

- Realização do Fórum Anual de Stakeholders do Agrupamento de Escolas de Arronches com o grupo de stakeholders mais importantes para o desenvolvimento da sua actividade e que exercem maior influência na concretização dos objectivos estratégicos definidos no Projecto Educativo

 

 

- Criação de instrumentos de aferição dos níveis de satisfação, motivação, ambiente de trabalho e da qualidade do serviço educativo do Agrupamento dos colaboradores internos e comunidade, incluindo os parceiros externos.

 

 

- Preparação do dossier de solicitação à APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade) da auditoria para concessão do Committed to Excellence in Europe de cara a promover, melhorar e reforçar qualitativamente a imagem do Agrupamento junto da comunidade e dos potenciais stakeholders

 

 

- Produção anual do relatório de auto – avaliação que detalhe os resultados do Agrupamento e as práticas de responsabilidade social internas e externas possibilitando a avaliação e a divulgação das políticas e actividades do Agrupamento conducentes à melhoria da eficácia, nas vertentes económicas, ambientais, sociais e culturais

 

 

- Setembro de 2010

 

 

 

 

- Anualmente em Setembro e Outubro

 

 

 

 

- Anualmente entre os meses de Setembro e Outubro

 

 

 

- Janeiro de 2010

 

 

 

 

- Janeiro e Fevereiro de 2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Trimestralmente 

 

 

 

 

- Mensalmente (Conselho Pedagógico) e Trimestralmente (Conselho Geral)

 

 

 

- Trimestralmente

 

 

 

 

 

- Anualmente

 

 

 

 

 

- Trimestralmente

 

 

 

 

- Janeiro de 2011

 

 

 

 

 

- Janeiro de 2011

 

 

 

 

- Anualmente no mês de Junho

 

 

 

 

 

- Janeiro de 2011, com actualização permanente após essa data

 

 

 

 

- Janeiro de 2011, com actualização permanente após essa data

 

 

 

- Fevereiro de 2011, com actualização permanente após essa data

 

 

 

 

 

 

- Ao longo de cada ano

 

 

 

 

 

 

 

 

- Anualmente no mês de Julho

 

 

 

 

 

- Bianuais

 

 

 

 

- Janeiro de 2013

 

 

 

 

 

 

- Anualmente no mês de Julho

 

 

 

 

7. Estratégia de Comunicação Proposta do Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação entre os Stakeholders do Agrupamento de Escolas de Arronches

7.1. Fase 1 - Lançamento - 2010/2011

  1. Elaboração do Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação entre Stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches e do Plano de Comunicação com acções orientadas para todo o tipo de público-alvo que se pretende atingir;

  2.  Identificação e selecção da Mensagem Essencial do Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação dos Stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches;

  3. Elaboração de uma logomarca a associar ao Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação dos Stakeholders entre Agrupamento de Escola de Arronches;

  4. Elaboração de grelhas gráficas para os suportes de comunicação (PowerPoint, website, convites, matérias diversos de divulgação);

  5. Reuniões de apresentação (sessões de esclarecimento) à comunidade educativa ao Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação entre os Stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches;

  6. Reuniões de apresentação (sessões de esclarecimento) do Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação entre Stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches a públicos segmentados, nomeadamente com a equipa de auto – avaliação do Agrupamento e coordenadores das acções de melhoria a implementar no âmbito do Plano de Melhoria do Agrupamento de Escolas de Arronches;

  7.  Lançamento no website do Agrupamento do sítio destinado à divulgação do Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação entre os Stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches com drop – box para sugestões e pedidos

  8. Lançamento de espaços de divulgação e participação nas redes sociais Facebook e Twitter do Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação entre os Stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches

  9. Desenvolvimento de indicadores de avaliação, para analisar o impacto das acções de comunicação desenvolvidas.

7.2. Fase 2 - Implementação - 2011/2012

  1. Publicidade (no website do Agrupamento) com o objectivo de manter actualizada a percepção da comunidade educativa em relação às acções em curso no âmbito do Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação entre Stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches;

  2. Aviso electrónicos destinados aos stakeholders registados no site do Agrupamento sobre as acções a implementar no âmbito ao Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação entre Stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches; 

  3. Vidiografismos e Powerpoints para a animação do website do Agrupamento e apresentações nos eventos públicos;

  4. Reuniões de apresentação (sessões de esclarecimento) do Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação entre Stakeholders do Agrupamento de Escola de Arronches a públicos segmentados, nomeadamente com a equipa de auto – avaliação do Agrupamento e coordenadores das acções de melhoria a implementar no âmbito do Plano de Melhoria do Agrupamento de Escolas de Arronches.

7.3. Avaliação e Monitorização - 2013

  1. Publicidade (no website do Agrupamento) com um objectivo de divulgar os resultados obtidos e manter actualizada a percepção da comunidade educativa em relação às acções desenvolvidas no âmbito do Plano e Estratégia de Melhoria da Participação e Comunicação entre Stakeholders do Agrupamento de Escola;

  2. Evento público de conclusão do projecto com balanço de resultados e impacto do plano e estratégia na comunidade educativa.

7.4. Cronograma Síntese de Execução

ACÇÕES

2010

2011

2012

2013

1

 Elaboração do Plano e Estratégia de Melhoria de Comunicação entre Stakeholders e Plano de Comunicação

 

 

 

 

2

Identificação e selecção da mensagem essencial 

 

 

 

 

3

Elaboração da logomarca 

 

 

 

 

4

Elaboração de grelhas gráficas para os suportes de comunicação

 

 

 

 

5

Reuniões de apresentação do Plano e Estratégia de Melhoria de Comunicação entre Stakeholders

 

 

 

 

6

Reuniões de apresentação do Plano e Estratégia de Melhoria de Comunicação entre Stakeholders a públicos segmentados

 

 

 

 

7

Website do Agrupamento com sítio destinado à divulgação do Plano e Estratégia de Melhoria de Comunicação entre Stakeholders

 

 

 

 

8

Redes sociais Facebook e Twitter com espaço de divulgação e participação do Plano e Estratégia de Melhoria de Comunicação entre Stakeholders

 

 

 

 

9

Desenvolvimento de indicadores para avaliar as acções de comunicação do Plano de Comunicação

 

 

 

 

11

Publicidade  

 

 

 

 

12

Avisos Electrónicos 

 

 

 

 

13

Vidiografismos e Powerpoints

  

 

 

 

14

Evento público de conclusão do Plano e Estratégia de Melhoria de Comunicação entre Stakeholders destinado a públicos segmentados

 

 

 

 

8. Sustentabilidade do Projecto

A CAF, como modelo de excelência, tem entre outros objectivos promover e facilitar a mudança organizacional, apostar no desenvolvimento dos colaboradores e gerir processos em que cada actividade traga valor acrescentado ao Agrupamento.

O presente projecto irá integrar o Plano de Acção de Melhoria do Agrupamento de Escolas decorrente da auto – avaliação do Agrupamento de Escolas de Arronches segundo o modelo da Estrutura Comum de Avaliação (CAF).

Assim, como factor de sucesso, destacamos que todas as actividades propostas no Plano de Acção de Melhoria da Comunicação e Participação entre os Stakeholders do Agrupamento de Escolas de Arronches, embora com carácter inovador, têm cabimento e fundamento nas acções do Plano de Acção de Melhoria do Agrupamento de Escolas de Arronches, beneficiando de equipas de trabalho já constituídas e de recursos alocados a cada âmbito de intervenção.

Para se assegurar a sustentabilidade do projecto deverá simultaneamente conseguir-se responder às vertentes económica, social, ambiental e cultural.

Neste âmbito, em termos de sustentabilidade económica foram avaliados alguns custos inerentes ao projecto, nomeadamente em serviços de consultoria prestados pela empresa responsável pela avaliação interna do Agrupamento de Escolas de Arronches. O Agrupamento deverá prever no seu orçamento o cabimento de verbas que financie os serviços de consultoria, em simultâneo com a obtenção de receitas entre os parceiros privilegiados, nomeadamente a autarquia, que detém competências na área da educação, com vista a atenuar o impacto dos cortes orçamentais previstos no Orçamento do Estado para os Agrupamentos e escolas não agrupadas. Esta estratégia poderá ser aplicada a outros stakeholders cujos laços de confiança com a implementação do projecto poderão ser reforçados para outras áreas de intervenção do Agrupamento.

Relativamente à sustentabilidade social, as actividades a desenvolver no projecto, que procuram a melhoria da gestão organizacional do Agrupamento de Escolas de Arronches e da relação da organização com a comunidade, com o objectivo de optimizar os recursos disponíveis na comunidade e o reforço dos laços de confiança com os parceiros e stakeholders, visam atingir fins sociais, já que a melhoria da prestação do serviço educativo contribui para o aumento do sucesso alunos e da qualificação da população do conselho de Arronches abrindo oportunidades de progressão profissional e coesão social.

Em termos de responsabilidade ambiental, seguindo os princípios e valores que norteiam o Projecto Educativo dos Agrupamento de Escolas de Arronches – Cidadania e Empreendedorismo Rumo ao Desenvolvimento Sustentável – o projecto prevê acções de promoção ambiental nos eventos desenvolvidos pelo Agrupamento, com e para a comunidade, envolvendo os stakeholders, bem como nas práticas internas à organização. A substituição do papel como suporte informativo pelo website encerra uma perspectiva ambiental, para além deste constituir um potente meio de informação, conjuntamente com as redes sociais.

No que concerne à sustentabilidade cultural, o projecto visa a implicação e apreensão por parte de todos os colaboradores do Agrupamento de Escolas de Arronches das novas práticas de Responsabilidade Social da organização, no sentido de assegurar um melhor ambiente de trabalho, maior sentimento de pertença à organização, elevado empenho e produtividade, maior eficácia e cooperação, garantindo-se a todos os colaboradores o princípio de igualdade de oportunidades. A cultura de relação estabelecida com a comunidade representa um activo que o Agrupamento deve capitalizar porque resultará num reforço da sua imagem/reputação fundamental para a consecução da visão estabelecida para a organização: Ser um Agrupamento de referência e excelência do Ensino Básico. Para além da cultura de organização e gestão, a sustentabilidade cultural do projecto está também garantida na realização de eventos com e para a comunidade e na utilização da website, que assinalem feitos históricos ou descrevam aspectos culturais do concelho nas vertentes gastronómicas, antropológicas, folclóricos, linguísticos.

9. Proposta para a avaliação do Plano de Melhoria da Participação e Comunicação dps Stakeholders do Agrupamento de Escolas de Arronches

A avaliação Plano de Melhoria da Participação e Comunicação dos Stakeholders do Agrupamento de Escolas de Arronches deve integrar simultaneamente uma componente quantitativa e qualitativa no sentido de se realizar uma análise mais integradora. Esta avaliação deverá permitir analisar resultados mais mesuráveis, mas também os impactos qualitativos junto dos stakeholders, factos que tornam possível uma leitura mais aprofundada de cada acção empreendida.

Por outro lado, no processo de avaliação devem participar activamente todos e cada um dos stakeholders do Agrupamento: alunos, pais e encarregados de educação, pessoal docente, assistentes técnicos e operacionais, entidades e instituições parceiras do Agrupamento de âmbito local ou regional, de forma a averiguar qual o impacto que determinadas acções do Plano de Melhoria da Participação e Comunicação dos Stakeholders do Agrupamento de Escolas de Arronches possam ter tido juntos stakeholders.

Estes grupos poderão ser envolvidos através da realização de inquéritos, website e eventos realizados pelo Agrupamento.

A avaliação apenas poderá decorrer uma vez definidos alguns indicadores de natureza quantitativa, de eficácia e de eficiência, e qualitativa, que permitirão aferir os factores críticos de sucesso e os principais obstáculos encontrados na execução do projecto, bem como acções de melhoria pertinentes a implementar.

 

Indicadores

Eficácia

Eficiência

Qualidade

- Nº de reuniões realizadas e % de participação

X

 

 

- Nº de utilizadores diários da intranet do Agrupamento

X

 

 

- Nº de sugestões de melhoria dos processos de gestão do Agrupamento

X

 

 

- Nº de stakeholders do Agrupamento de Escolas de Arronches

X

 

 

- Nº de documentos colocados na página da Internet sobre os stakeholders do Agrupamento

X

 

 

- Mailing list permanentemente actualizada com os stakeholders do Agrupamento

X

 

 

- Nº de eventos realizados pelo Agrupamento em parceria com os stakeholders

X

 

 

- Nº de stakeholders participantes no Fórum Anual de Stakeholders do Agrupamento de Escolas de Arronches

X

 

 

- % de colaboradores e instituições que respondeu ou entregou os inquéritos e questionários

X

 

 

- Grau de satisfação dos stakeholders

 

 

X

- Certificação de Qualidade do Agrupamento pelo Committed to Excellence in Europe

X

 

 

- Níveis de confiança entre a organização e os seus stakeholders

 

 

X

- Níveis de credibilidade atingidos pela organização junto dos stakeholders

 

 

X

- Relatório anual de auto – avaliação do Agrupamento de Escolas de Arronches

X

 

 

- Custo do projecto com pessoal docente e não docente, empresas de assessoria e recursos informáticos.

 

X

 

10. Bibliografia

ANOTHER STEP Lda. (2010) – Diagnóstico Organizacional do Agrupamento de Escolas de Arronches (CAF – Common Assessment Framework), Amadora.

CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS (2008)Manual de Comunicação de Responsabilidade Social, Oeiras.

CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS (2008)Manual para a Constituição de Redes de Responsabilidade Social, Oeiras.

CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS (2008)KIT de Responsabilidade Social, Oeiras.

CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS (2008)Como Implementar um Centro de Responsabilidade e Inovação Organizacional; A Experiência do Projecto Oeiras PRO, Oeiras

CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EDUCACIONAIS e ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA (2006) – Concepção Estratégica das Intervenções Operacionais no Domínio da Educação, Lisboa.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2007) – Guião de Educação para a Cidadania em contexto Escolar, DGIDC.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2006) – Guião de Educação para a Sustentabilidade, DGIDC.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2006) – Guião de Educação para o Empreendedorismo, DGIDC.

RODRIGUES, Maria de Lurdes (2010) – A Escola Pública Pode Fazer a Diferença, Edições Almedina, Coimbra.