Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

A Minha Escola

Eco School

Projecto COMENIUS

Agrupamento Arronches

Agrupamento Marvão

Novas Oportunidades

Arte na S. Lourenço

Leituras Luminosas

Projecto Leitura

A Física & a Ed.  Sexual

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

ESMS continua a abraçar os projetos COMENIUS

Conceição Brás
Escola Secundária Mouzinho da Silveira

Envolvida em mais um projeto Comenius “ACE – Active Citizenship Europe”, a Escola Secundária Mouzinho da Silveira prepara-se para receber os seus parceiros europeus de 4 a 8 de Março de 2012. São eles: a Espanha, a Itália, a Turquia e a Áustria, que é a coordenadora do projeto.

Este projeto multirateral, com a duração de dois anos, pretende desenvolver valores relacionados com a cidadania, nomeadamente no campo do voluntariado.

Em cada mobilidade, os alunos envolvidos (que na nossa escola são, neste momento, cerca de vinte) visitam uma instituição com a qual trabalham. Para além disso, apresentam trabalhos como, por exemplo, vídeos sobre a escola de origem e respectiva cidade, um podcast sobre o projeto (em Espanha, o nosso foi considerado o melhor de todos), um concurso para o logótipo, descrição de várias instituições de solidariedade de Portalegre, reflexões várias sobre cada um das mobilidades… Obviamente que todos os documentos são produzidos em língua inglesa.

Recentemente chegados de Palermo, na Sicília, onde estiveram de 6 a 12 de Novembro, quatro alunos e dois professores participaram na terceira mobilidade do projeto. Ao longo de uma semana, os participantes realizaram apresentações de trabalhos em inglês, visitaram uma instituição de acolhimento de crianças filhas de emigrantes, muitos deles ilegais, e estiveram em contacto com a cultura e o modo de vida daquela ilha italiana onde tiveram uma muito acolhedora receção.

De salientar o comportamento e o nível linguístico dos nossos alunos que souberam sempre representar condignamente a sua escola e o seu país.

Preparamo-nos, agora, para receber da melhor forma possível os nossos parceiros antecipando, desde já, a alegria do reencontro.