Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

A Minha Escola

Eco School

Projecto COMENIUS

Agrupamento Arronches

Agrupamento Marvão

Novas Oportunidades

Arte na S. Lourenço

Leituras Luminosas

Projecto Leitura

A Física & a Ed.  Sexual

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

Um outro lado das Novas Oportunidades

Fátima Mendes Luís
Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide

Numa época em que tanto se tem falado acerca das Novas Oportunidades (nem sempre pelas melhores razões), importa deixar aqui algumas linhas sobre o trabalho que se faz num CNO de uma pequena localidade do Alto Alentejo – Castelo de Vide.

Este Centro foi instituído no ano de 2006, tendo surgido da necessidade de dotar as pouco escolarizadas populações dos concelhos de Castelo de Vide e Marvão de melhores qualificações. Desde cedo se deparou com inúmeras dificuldades – imposição de resultados anuais desajustados por oposição a pouco interesse de parte da população adulta em trabalhar para melhorar as suas habilitações. Contudo, assumiu com espírito de missão a vontade de tudo fazer para dar o seu contributo para o desenvolvimento desta região. Foi neste sentido que procurou, desde 2009, promover um conjunto de atividades que envolvessem os adultos que nos frequentam, que ajudassem a divulgar-nos, concorressem para a boa imagem que pretendemos deixar e, em última análise, fossem ainda espaços de lazer e cultura onde eles não abundam.

A primeira iniciativa, pensada em 2009/ 2010 e realizada por toda a equipa técnico-pedagógica do Centro, foi uma exposição intitulada “Vidas com História”. O processo RVCC tem por base o desenvolvimento de narrativas autobiográficas que dão corpo a histórias de vida. Ao longo dos anos, os vários elementos que aqui trabalham ou trabalharam, foram tomando consciência de que as vidas de muitos adultos são extraordinariamente ricas e, em conjunto, contêm importantes elementos para o registo da história mais recente destes dois concelhos. Foi assim que surgiu a vontade de organizar esta exposição. Pretendeu-se divulgar o trabalho aqui realizado e, simultaneamente, ser um pequeno contributo para preservar aspectos do passado recente das gentes desta terra, à luz dos testemunhos dos quase trezentos adultos que aqui certificaram o processo RVCC. Para lhe darmos forma, selecionámos seis temas principais: festas e romarias, artesanato, gastronomia, associações e instituições, tempos de escola, testemunhos da passagem dos adultos pelo CNO. Releram-se portefólios, selecionaram-se textos, imagens e objetos. Para a inauguração foram convidados dois oradores, Mestre Carolino Tapadejo e Dr. Caldeira Martins, profundos conhecedores desta zona, falaram sobre os costumes e tradições de Castelo de Vide e Marvão.

Outro projecto por nós acarinhado desde o seu início foram as Novas Oportunidades a Ler+, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), destinada a apoiar o desenvolvimento do gosto pela leitura, junto dos adultos e, através destes, junto dos seus círculos de familiares e amigos. Neste âmbito, já se organizaram sessões de leitura de contos infantis para os alunos do 1º ciclo, a cargo de formandos do CNO com filhos neste ciclo de ensino; leitura de contos no decorrer do processo RVCC; leituras em família; redação de contos de infância, poesias e quadras populares.

Também desde o ano letivo de 2009/ 2010, se iniciou a organização de uma visita de estudo anual, destinada aos elementos da equipa do Centro e a todos os adultos em processo RVCC. A seleção dos locais a visitar obedece a critérios de interesse cultural e patrimonial: Mafra e Ericeira, Mérida e, este ano, Sintra. Trata-se de um importante momento de convivência, que procuramos conjugar sempre com a veiculação de informação e a sensibilização para a importância do legado histórico.

Por outro lado, têm sido endereçados convites a personalidades de várias áreas, para realizarem conferências acerca de temas com ligação aos referenciais de competências-chave. Já foram promovidas as seguintes palestras: "Primeira República: Uma Visão Retrospectiva", pelo Professor Doutor António Ventura; “Dieta Equilibrada, Vida Melhorada”, com a nutricionista Rita Torres; “Um livro no meu chá”, com a presença do autor Carolino Tapadejo, que para além de partilhar as suas experiências de leitura e de escrita, nos brindou com uma antestreia do seu primeiro livro “ Memória de Memórias e outras histórias”; Sessão Informativa “Gerir e Poupar – Faça Contas à Vida”, com a Dra. Margarida Lascas da Direção Regional de Évora da DECO.

Houve ainda outras iniciativas que acolhemos com agrado, por constituírem oportunidades de partilha de experiências. Entre essas destacamos a “Study visit in Marvão”. Tratou-se da visita de um grupo de especialistas em matérias de ensino e formação profissional, de países estrangeiros, inserida no Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, Ação Comenius Regio, lançada pela Comissão Europeia. Esta visita de estudo resultou de uma parceria que a Câmara Municipal de Marvão estabeleceu com outras entidades europeias e contou com participantes de Espanha, França, Turquia, Holanda, Suécia, Finlândia, Alemanha e Polónia. Depois de uma troca de informações sobre a educação de adultos nos vários países, da explicitação sobre o programa Novas Oportunidades e da visita a uma turma de Curso EFA, os participantes tiveram ainda oportunidade de provar alguns doces típicos da região, num espaço que se revelou de confraternização e intercâmbio de saberes entre todos os intervenientes.

Finalmente, foram ainda organizados diversos momentos de convívio, a título de exemplo refiro o Magusto de S. Martinho e a atuação conjunta dos colaboradores do CNO e de elementos do Rancho Folclórico Nossa Senhora d’Alegria, por ocasião da semana do Agrupamento de Escolas.

São estas iniciativas que demonstram a preocupação dos profissionais que têm passado por este Centro Novas Oportunidades em criar uma dinâmica que vá para além da simples certificação da população adulta. Numa pequena localidade do interior, o papel das instituições que a povoam tem de ser alargado. Estimular os adultos a tornarem-se mais participativos, a colaborarem em diversos momentos preparados para eles e a despertarem para atividades de caráter cultural, das quais estão muitas vezes afastados, têm sido alguns dos nossos objetivos. As Novas Oportunidades não são apenas os números ou a polémica à volta dos métodos de certificação. Muitos profissionais, que há vários anos se dedicam a este programa, procuram fazê-lo com profissionalismo e vontade de bem servir as suas populações. Julgo que é assim que este Centro tem entendido a sua função…