Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

A Minha Escola

Eco School

Projecto COMENIUS

Agrupamento Arronches

Agrupamento Marvão

Novas Oportunidades

Arte na S. Lourenço

Leituras Luminosas

Projecto Leitura

A Física & a Ed.  Sexual

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon


 

 

Arte na São Lourenço

Helena Nabais
Escola Secundária de São Lourenço

A história da Escola Secundária de São Lourenço remonta ao ano de 1884, nessa altura, denominada Escola de Desenho Industrial.

Desde então têm-se formado muitos alunos cuja forma de expressão é a Arte.

Na Escola Secundária de S. Lourenço, a Arte é de extraordinária importância e isso reflecte-se no trabalho educativo desenvolvido pelos professores, na sua constante tentativa de criar nos alunos o sentido do gosto, a capacidade de imaginação e inteligência, procurando com essa atitude formar cidadãos com personalidade e sentido estético de vida. O ensino da Arte é um constante estar a caminho, na busca, sempre livre, de um sentido criativo capaz de elevar os alunos ao poder da criação, fundamento de toda a intelectualidade humana.

Em Arte são os alunos que constroem o seu próprio caminho, tendo como base a sua capacidade de imaginação, observação e raciocínio, mas sempre devotados à emoção perante a vida e aos ensinamentos que permitem libertar tensões, organizar o pensamento, extrapolar sentimentos e sensações, construindo novos hábitos de trabalho, processos de aprendizagens e novas técnicas de produção artística.

A Arte, na S. Lourenço, é de suma importância quer para alunos e professores, como para toda a comunidade envolvente, pois é factor de desenvolvimento global do ser humano. Daqui resulta a importância de espaços criados em torno da Arte, como o Clube das Artes onde a criação artística é estimulada a todo o instante, buscando a perfeição e a superação de todos os limites, vai sendo alcançada.

O mercado de trabalho hoje exige cidadãos criativos e versáteis, rejeitando os preguiçosos ou acomodados, sendo que muitos dos cidadãos que se dedicam de corpo e alma ao estudo da Arte são incentivados e estimulados na sua capacidade de expressão para trabalhar em liberdade e com seriedade desde cedo.

Esta é a forma de estar em Arte, na Escola Secundária de S. Lourenço em Portalegre.

 


Mariana- 11º I – 2010/2011


Ana 11º I – 2010/2011