Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

A Minha Escola

Eco School

Projecto COMENIUS

Agrupamento Arronches

Agrupamento Marvão

Novas Oportunidades

Arte na S. Lourenço

Leituras Luminosas

Projecto Leitura

A Física & a Ed.  Sexual

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

Agrupamento de Escolas de Marvão

Maria Isabel Junceiro
Agrupamento de Escolas de Marvão

Mais um ano letivo e como habitual no início e, após algum contacto com os alunos das várias turmas, solicita-se a todos as propostas para o Plano Anual de Atividades (PAA), que constitui na sua essência o conjunto de atividades a realizar pelos vários departamentos curriculares, envolvendo professores, alunos e outros elementos da comunidade educativa ao longo do ano lectivo. Contudo, tratando-se de um documento aberto, a qualquer momento poderão surgir atividades, que ao longo do ano, serão incluídas no PAA.

Assim o PAA, recentemente elaborado, com base nas propostas apresentadas pelos vários intervenientes da comunidade educativa, traduz a dinâmica prevista para o Agrupamento de Escolas do Concelho de Marvão, para o ano letivo 2011/2012.

Após uma breve análise, das várias propostas apresentadas, constatou-se que as mesmas nos parecem muito coerentes e adequadas aos interesses dos alunos, ao contexto sócio cultural do concelho de Marvão e não se afastam dos objetivos educativos previstos nos diferentes departamentos curriculares.

Face à atual conjuntura social e económica, também se verificou alguma ponderação nas propostas que implicam deslocações e/ou outras despesas.

À semelhança do ano letivo anterior, prevê-se várias atividades conjuntas entre alunos de ambas as escolas que integram o Agrupamento do Concelho de Marvão (EBI c/JI de Ammaia, Portagem e a EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, em Santo António das Areias), procurando-se que essas atividades sejam repartidas no tempo e no espaço, para que não se privilegie nenhuma das localidades e comunidades educativas envolvidas. Também, se verifica que em algumas atividades se optou por promovê-las em ambas as escolas, ainda que com ligeiras diferenças, devido à dificuldade de deslocação e à contenção de custos inerentes.

No presente ano letivo, para além das propostas de atividades dos departamentos os alunos também podem beneficiar de outras ofertas extra-curriculares, que também contribuem de forma positiva para o enriquecimento do PAA. No Pré-escolar existem atividades de acompanhamento à família
(animação), dinamizadas pelo professor Filipe Ferreira em ambas as escolas do Agrupamento, à semelhança de anos anteriores. No caso do 1º ciclo, as Atividades de Enriquecimento curricular: AEC’S, onde se procura que os alunos desenvolvam várias competências que contribuam para o seu crescimento harmonioso e alarguem os seus conhecimentos, de forma mais lúdica. No 2º e 3ºciclos os alunos tiveram a oportunidade de se inscrever em alguns clubes (saúde, música, artes, desporto escolar – natação, basquetebol ou ténis de mesa), sendo essa opção facultativa. Cada um dos clubes mencionados tem o seu projeto e as suas atividades específicas que serão incluídas no PAA, enriquecendo-o e constituindo momentos de aprendizagem informal para os alunos envolvidos e restantes membros da comunidade educativa.

É ainda de referir que, ao longo do ano, também se irão desenvolver algumas atividades promovidas pela Escola Segura, que serão igualmente incluídas no PAA. Também serão desenvolvidas atividades no âmbito do Plano Tecnológico de Educação (PTE), que serão igualmente acrescidas ao PAA.

Relativamente à Biblioteca escolar é de registar que existe um plano de trabalho próprio, onde serão desenvolvidas várias atividades ao longo do ano, sendo as mesmas dinamizadas pela professora bibliotecária.

De todas as atividades previstas podemos mencionar algumas, que nos parecem poder contribuir de forma marcante para a dinâmica educativa dos alunos do Concelho de Marvão, nomeadamente a comemoração do dia da alimentação, a comemoração do dia dos castelos, comemoração do dia 05 de Outubro, comemoração do Halloween, a comemoração do dia de S. Martinho, a comemoração do dia internacional da pessoa com Deficiência, a Festa de Natal (a realizar em Santo António das Areias), a comemoração dos Reis, o desfile de Carnaval (a realizar em Santo António), a comemoração do dia da floresta, a comemoração do 25 de abril, a comemoração do dia da Europa, a comemoração do ambiente, a comemoração do dia da Criança( a realizar na área de lazer da Portagem), Concurso “ Eureka”, a festa de Final de ano (a realizar na Portagem). Também se destaca a participação de alguns alunos no projeto “Parlamento Jovem” e no concurso “um turista, um amigo no Alentejo”.

Das atividades referidas, algumas já se realizaram, pelo que de seguida, a titulo de exemplo, deixamos o registo de algumas delas:

Dia Mundial da Alimentação

No dia 17 de Outubro, comemorou-se o dia da Alimentação, na escola sede do Agrupamento. Com o empréstimo de um jogo da Glória que já tinha sido aplicado na escola pólo, proporcionou-se a mesma oportunidade aos alunos da EBI c/JI de Ammaia. A atividade decorreu no ginásio e, dinamizada pelodepartamento de matemática e ciências experimentais, possibilitou que os alunos dos diferentes níveis de ensino (do pré-escolar ao 2º ciclo) relembrassem algumas regras de uma alimentação saudável. A atividade decorreu como esperado e os alunos de forma lúdica participaram com entusiasmo e demonstraram os seus conhecimentos sobre o assunto.

    

Os alunos do 6º ano a jogar com entusiasmo e a aprender de forma lúdica!

Comemoração do Dia dos Castelos

No seguimento do Dia Nacional dos Castelos, que se assinala a 7 de outubro, as educadoras de infância do Agrupamento de Escolas de Marvão apresentaram à Biblioteca Escolar a proposta de dramatização de uma peça de teatro. O texto foi escolhido por Catarina Machado, encarregada de educação e elemento da Associação de Pais, e a peça foi hoje apresentada na Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado. O público (todas as crianças do ensino pré-escolar do Agrupamento, a turma de 1º ano de Santo António das Areias e alguns alunos de 2º ano desta localidade) assistiu com muito interesse ao desempenho das educadoras de infância, das assistentes operacionais, do elemento do Município de Marvão, da encarregada de educação e da professora bibliotecária. A belíssima reportagem fotográfica foi conseguida por Ludovina Portilheiro, professora do 1º ano de escolaridade.

Teatro realizado na Biblioteca escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado.

 Foi um verdadeiro momento cultural, onde as personagens foram educadoras de infância, assistentes operacionais, professora bibliotecária, encarregados de educação. Um elenco que atraiu a atenção do público que assistiu com admiração à peça “Os Três Filhos do Rei, no Castelo de Marvão”

Magusto escolar na EBI c/JI de Ammaia, Portagem

Como já é tradição também este ano se assinalou o dia de S. Martinho nas escolas do concelho de Marvão, coincidindo mesmo com o dia 11 de Novembro e foi uma comemoração em cheio. Mais uma vez se juntaram alunos de ambas as escolas e, desta vez, foram os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo que se deslocaram até á escola sede, na Portagem, para comemorar o S. Martinho e conviver, claro não podendo falar as
deliciosas castanhas assadas que alguns assistentes operacionais assaram, enquanto todas as turmas dramatizaram a lenda de S. Martinho e cantaram temas relacionados com o Dia de S. Martinho. Foi uma manhã muito produtiva e divertida.

   

Mais uma vez, a equipa do pré – escolar promoveu um momento de teatro onde dramatizaram
em conjunto a tradicional “ LENDA DE S. MARTINHO”.

Também os alunos das várias turmas do 1º ciclo partilharam as suas atuações alusivas ao S. Martinho.
Foram momentos muito agradáveis e bem dispostos.

Após as atuações , já no espaço exterior passou-se ao MAGUSTO, onde todos poderam saborear as castanhas assadas e conviver no agradável espaço de recreio da EBI c/JI de Ammaia, Portagem.

Ao inicio da tarde os alunos do pré - escolar e do 1º ciclo da Portagem partilharam castanhas com os alunos do 2º e 3º ciclos e assistiram à demonstração de alguns jogos tradicionais, dinamizada pela docente Fernanda Fernandes e pelos alunos do 6º ano.

Magusto escolar na EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, Santo António das Areias

Na EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, Santo António das Areias, também se assinalou o S. Martinho com os alunos do 2º e 3º ciclos. Prolongando-se um pouco o
intervalo da manhã, realizou-se o tradicional magusto, onde alunos, professores e assistentes operacionais comeram castanhas e conviveram por alguns momentos. De seguida, o professor de Educação Musical dinamizou um momento de Karaoke, onde
os alunos participaram com entusiasmo por algum tempo após o qual regressaram às aulas.

A Caravana do Clima

Esta atividade, promovida pelo Programa MED, realizou-se no dia 14 de Novembro na escola sede do Agrupamento e trata-se de uma exposição móvel que se desloca por vários países europeus. Na passagem por Portugal percorreu vários concelhos e dinamizou a ação junto das suas populações escolares. Ao ser possibilitado a sua passagem pelo concelho de Marvão, também os alunos deste Agrupamento de escolas tiveram a possibilidade de visitar esta exposição guiada e de participar nas atividades proporcionadas de forma lúdica, relembrando e adquirindo conhecimentos sobre as temáticas ambientais e a necessidade de preservar o nosso planeta numa gestão cada vez mais sustentável.

A Caravana do Clima deslocou-se à Portagem e desenvolveu atividades sobre a mudança ambiental global, a eficiência energética e o desenvolvimento sustentável do planeta. As mesmas decorreram na sala de alunos da EBI C/ JI de Ammaia e foram dirigidas aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos das duas escolas do Agrupamento.

Nesta união de escolas e comunidades educativas que parece inevitável e que se crê que seja cada vez mais construtiva e benéfica para todos os que neste Concelho de Marvão estão a crescer e a aprender, as atividades desenvolvidas podem contribuir positivamente para a melhoria da coesão desta recente unidade orgânica – Agrupamento de Escolas do Concelho de Marvão, que procura construir a sua identidade e unidade com a colaboração de todos os seus intervenientes educativos e parceiros locais. Assim, todos juntos, procuramos contribuir para o sucesso educativo, pessoal e social dos alunos e respetivas famílias do concelho de Marvão.