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- Olhares Cruzados -

24 de Outubro

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A Biblioteca Escolar numa Escola  Profissional

Maria Teresa André
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA)

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA) localiza-se na aldeia de Mouriscas, situada a cerca de 12 Km para Este da sede de concelho, Abrantes.

A escola é constituída por dois pólos de ensino, um no centro de Mouriscas, designado de “Centro Escola” e o outro, a uma distância de 1.600 metros, localizado na Herdade da Murteira, local onde decorre a grande maioria das actividades lectivas e também onde se concentram os serviços da Direcção e Administração.

A Biblioteca Escolar a funcionar no Centro Escola tem um horário fixo de funcionamento de 2ª a 6ª feira mas está também aberta aos domingos das 16:00 às 22:00, sendo este horário nocturno adaptado aos alunos que frequentam o internato.       

Aqui acorrem alunos de diversos pontos do país, sendo alguns originários, nestes últimos anos, de outros países da C.P.L.P. (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).

Dada a estrutura desta unidade de ensino se dividir em dois pólos de salas de aula, várias são as dificuldades encontradas, enquanto professora bibliotecária, nesta Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural, no desenvolvimento de  actividades com e para os alunos, pois nem sempre estes se encontram a ter aulas no Centro Escola, local onde se situa a Biblioteca Escolar, sendo muitas vezes necessário combinar com eles para reunir e trabalhar depois do período de aulas.

A Biblioteca Escolar desenvolve a sua acção em articulação não só com toda a escola, com os departamentos curriculares, orientadores educativos, docentes das diferentes áreas e disciplinas, como também com as várias escolas e/ou bibliotecas do concelho.

Numa realidade diferente da maioria das escolas, a Biblioteca Escolar da EPDRA, pretende contribuir para um conceito de Biblioteca mais abrangente articulando-se com a sala/espaço de aula (pomar, vinha, núcleo pecuário, picadeiro,…) e incutir o gosto pela leitura, pelo conhecimento, bem como a utilização de todos os recursos da Biblioteca tentando:

  • Consciencializar os alunos da importância da leitura;

  • Diversificar suportes de apoio ao processo de ensino-aprendizagem;

  • Responsabilizar e fomentar o gosto pelo trabalho em equipa;

  • Integrar/ envolver a comunidade local;

  • Apoiar, facilitando os alunos aquando da realização de relatórios de estágio e elaboração das Provas de Aptidão Profissional;

  • Criar uma maior proximidade entre a realização das actividades lectivas e os recursos disponíveis;

  • No espaço da Herdade, pelas suas características, desenvolvem-se as aulas práticas e recebemos, durante o ano lectivo, muitas visitas de estudo de alunos do Jardim de Infância e do Primeiro Ciclo que, para além dos guias, levam como companhia um livro adequado às características da visita;

  • Que os alunos ponham em prática os saberes adquiridos e que as crianças aumentem o seu conhecimento;

  • Os docentes da componente técnica, tecnológica e prática de acordo com os módulos que estão a leccionar, calendarizam as actividades podendo utilizar a Biblioteca como apoio ao currículo em todas as áreas de forma diversificada, quer em formato quer em conteúdo.

Durante o ultimo ano lectivo, a biblioteca da EPDRA desenvolveu algumas actividades das quais se destacam: Feira do Livro; Livro do Mês; Leitura em voz alta; “Conta-me Contos” (parceria entre a BE e o Jardim-de-infância de Mouriscas); Participação em actividades dinamizadas para crianças de outras escolas que visitam a nossa escola, articulando os livros, a herdade e a horta pedagógica; Homenagem ao Prémio Nobel Português da Literatura, José Saramago, um ano após a sua morte; Presença dos escritores Gonçalo Antunes e Pedro Seromenho; Semana da Leitura; Dia de São Valentim; Dia Internacional da Poesia; Dia Mundial da Floresta; colaboração com o Departamento de Línguas no Concurso Concelhio de Leitura.

A leitura continua a ser a actividade cultural de base da qual dependem todas as outras.

Gostar de ler não é um dom inato, é algo que se adquire, que se cultiva. A leitura depende da oferta e da existência de condições para que possa ser feita de forma livre e gratuita, a qualquer hora e em qualquer local. Daí que, dinamizar actividades com e para os alunos, vai possibilitar condições e meios para que estes se desenvolvam e cooperem entre si.