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Editorial

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- Olhares Cruzados -

24 de Outubro

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A biblioteca escolar: paradigma de desenvolvimento do projeto educativo

José Ramalho
Agrupamento de Escolas de
Vila Boim

Um dos desafios mais importantes que a sociedade atual enfrenta prende-se com a “utilização” da informação que ela própria “gera”, na tentativa de concretização do seu próprio bem-estar. A escola, para além de ser determinantemente afetada pela evolução galopante desta “sociedade de informação”, assume um papel importante na estruturação dos cidadãos que serão não só os “consumidores”, mas também “produtores” da matéria e da energia que alimenta o ecossistema social. A escola, parte fundamental deste ecossistema, necessita de criar mecanismos e estruturas assentes em processos “simbióticos” que garantam o cumprimento da sua missão.

Os diversos departamentos de uma escola integram os saberes, muitas vezes excessivamente compartimentados, capazes de garantir a aquisição de competências essenciais, também demasiado específicas. Verifica-se assim, a necessidade de criar e permitir o desenvolvimento de outras estruturas, com o devido enquadramento no projeto educativo, mas sem as quais o mesmo ficaria extremamente incompleto, dada a incapacidade, muita vezes verificada, de garantir a articulação de saberes interdisciplinares que permitam a aquisição das competências gerais, a maioria delas vocacionadas para a literacia de informação e para a preparação dos elementos do ecossistema social.

A problemática da gestão da informação acentua-se ainda mais em determinados meios, nomeadamente, nos meios mais rurais onde a variabilidade das fontes é demasiadamente reduzida. Apesar deste constrangimento, é possível criar oportunidades que permitam diversificar as fontes de informação, garantindo a valorização de algumas, através do desenvolvimento de atividades que pressuponham o lançamento de questões de ordem cultural ou social.

A Biblioteca Escolar assume, nos aspetos referidos, um papel determinante. Se por um lado, é capaz de garantir “Uma Escola que incentive e promova a leitura e o aumento dos níveis de literacia dos alunos, enquanto ferramentas essenciais e transversais para a aquisição e utilização da informação e sua transformação em conhecimento[1], por outro lado está apta para funcionar como recurso pedagógico e didático disponibilizando a todos os utentes um infindável série de materiais e estratégias, que geridos de forma articulada e colaborativa garantem a “formação integral, promovendo o desenvolvimento da curiosidade intelectual, o gosto pelo trabalho, pelo estudo, pela investigação, pela leitura, bem como o desenvolvimento de valores como a liberdade, a solidariedade, a tolerância, a justiça, a responsabilidade, de respeito pelo outro, de rigor e empenho no trabalho”, assim como a “qualidade educativa traduzida numa otimização dos recursos disponíveis e da permanente inovação pedagógica, tendo em vista a maximização do impacto do resultado das aprendizagens e das atividades educativas”.[2]

Se atendermos a que a generalidade dos projetos educativos se deve basear em princípios como o da “inclusão, entendido como inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, assim como a promoção da igualdade de oportunidades, a preparação para o prosseguimento de estudos ou a preparação adequada para a vida profissional “ e o da “info-alfabetização, assente numa cada vez maior utilização das novas tecnologias de informação e comunicação por toda a comunidade educativa, de modo a abrir um mundo de novas potencialidades[3], é fundamental perspetivar uma Biblioteca escolar com elevado dinamismo na concretização do plano anual de actividades, dotada de recursos humanos e materiais em quantidade e qualidade e com elevado grau de autonomia.

Em jeito de conclusão, e se atendermos à realidade do Agrupamento de Escolas de Vila Boim, podemos afirmar que a Biblioteca Escolar encontra-se devidamente enquadrada em toda a estratégia de desenvolvimento e concretização do projeto educativo e que, desta forma, conseguiremos enfrentar o grande desafio que é PREPAR@R O FUTURO + … forte, positivo, promissor e gratificante para a geração de jovens “consumidores” e “produtores” que serão os principais fatores do futuro ecossistema social.

 

[1] In Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Vila Boim.

[2] In Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Vila Boim.

[3] Id., ibid.