Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

- Olhares Cruzados -

24 de Outubro

Desenvolvimento Literacia

A Biblioteca Escolar

Inovar com TIC

Projectos Europeus

FEITIÇOS

"Percursos e Cenários"

Escola Profissional

Literacia da Informação

 

A Minha Escola

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon



 


 

 

Projectos Europeus nas Bibliotecas Escolares

Elisabete Fiel*
Agrupamento de Escolas de Campo Maior

Projeto eTwinning

Desde 2006 que realizamos projectos no âmbito do eTwinning, uma Comunidade das Escolas da Europa desde 2005, uma acção do programa eLearning, integrado no Programa Aprendizagem ao Longo da Vida baseado na geminação de escolas utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). www.etwinning.net

Este programa permite a partilha de experiências, através da geminação de escolas à distância, mas também o acesso aos «Grupos» e às «Salas de Professores» nas várias áreas do conhecimento. Enquanto professora bibliotecária modero o «Grupo das Bibliotecas Escolares» em parceria com as colegas: Patrice Sambou (francesa) e Itália Castiglione (italiana). Um grupo tem em comum as mesmas preocupações e assume-se como um espaço de partilha de boas práticas, de divulgação científica e didáctica, num ambiente restrito. É muito positivo saber que podemos inspirar outros e aprender novas formas de desenvolver actividades.

 http://groups.etwinning.net/web/school-librarians/home

As salas de professores são um local onde se encontram professores de várias disciplinas e com quem podemos desenvolver projectos ou trocar experiências. A sala sobre WEB 2.0 apresenta imensas novidades com ferramentas para tornar as aulas mais criativas, a sala de Geografia revela-se interessante como forma de troca de experiências e parcerias para projectos. Mas, existem salas para todas às áreas curriculares, à distância de um click podemos descobrir outras formas de ensinar. A minha sala preferida…Web 2.0.

 Projeto Comenius Regio: Bibliotecas Sem Fronteiras

Os projectos europeus são sempre uma mais-valia para qualquer agrupamento, pois permitem a criação de redes de trabalho com outros profissionais. Por outro lado, abrem caminhos a novas formas de pensar, de desenvolver actividades e a novas culturas. Foi este o espírito presente na candidatura ao Comenius Regio, sobre a égide: Bibliotecas Escolares. A Direcção Regional de Educação do Alentejo e a Consejería de Educación de Extremadura são as Instituições que lideram o projecto em parceria com as seguintes escolas: Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Agrupamento Escolas n.º1 de Elvas e Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora; com o apoio de parceiros como a Rede de Bibliotecas Escolares, Delta Cafés, Biblioteca Pública de Évora e Centro de Formação de Professores do Norte Alentejano. Do lado de lá da fronteira contamos com o CEIP "Manuel Pacheco" de Badajoz, "José María Calatrava" de Mérida; Os IES "El Brocense" de Cáceres e "Jálama" de Moraleja, CRA "Maestro Victoriano Mateos" de La Cumbre e ainda os Centros de Profesores y Recursos (CPR) de Badajoz e Cáceres, a Biblioteca Pública Municipal "Juan Pablo Forner" de Mérida e a Asociación Cultural Extremeño-Alentejana.

O projecto «Bibliotecas Sem Fronteiras» assentou nas práticas das diferentes bibliotecas e no desenvolvimento de projectos comuns. No caso do Agrupamento de Escolas de Campo Maior aprofundámos o gosto pela poesia portuguesa e espanhola. Do lado de cá contámos com todas as escolas portuguesas a desenvolver actividades no âmbito da poesia, do lado espanhol «El Brocense» e «Jálama» de Moraleja. Maratonas de Poesia, passeios poéticos, guias bibliográficos sobre poesia foram alguns produtos que resultaram destas parcerias.

 

A partilha de experiências e da cultura é muito importante e as discussões são realizadas no fórum reservado apenas aos professores que integram o projecto. Combinam-se actividades, estratégias e o cumprimento dos projectos de intercâmbio acordados em reuniões prévias.

Os encontros presenciais aconteceram em Mérida e Campo Maior, respectivamente. No primeiro encontro tivemos a preocupação de discutir o projecto e as actividades que sse iriam desenvolver, também tivemos o privilégio de conhecer Glória Durbán e o seu trabalho na área das bibliotecas espanholas. Em Maio, em Campo Maior teve a presença da Dr.ª Teresa Calçada (Coordenadora Nacional da Rede de bibliotecas Escolares), Teresa Pombo (Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular), Artur Dagge (Professor-bibliotecário e investigador) e Paulo Condessa (Escritor, poeta e performista). À parte dos especialistas foi realizado um balanço do trabalho desenvolvido e discutidos os próximos projectos. Projectamos um encontro com escritores portugueses e espanhóis.

http://biblioteca-escm.blogspot.com/2011/05/bibliotecas-sem-fronteiras.html

A participação no Clube Virtual de Leitura e na WEB constituem um espaço de encontro, que pode ser consultado em:

http://biblioregiosf.educarex.es/

http://bibliotecassinfronteras.educarex.es/

O Clube Virtual de Leitura funciona com a leitura e discussão das mesmas obras por grupos etários similares. Tratamos de escolher escritores portugueses e espanhóis, em obras traduzidas e que sejam de fácil acesso aos alunos. Para já escolhemos: Beatriz Osés e Alice Vieira.

As mais-valias destes projectos encontram-se na possibilidade de aprender novas formas de aprender e ensinar, tal como aumentar o conhecimento de professores e alunos.

 

 

* - Embaixadora eTwinning para o Alentejo – elisabete.fiel@sapo.pt