Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU

Editorial
Formação Profissional
Inovar e Modernizar
X Congresso CFAE
Arronches
etwinning
EscolActiva
Elvas N. 1
Evoluindo e Modernizando
Marvão
Cultura e Cooperação
Intervir no Autismo
Incluir para Educar
Cristovão Falcão
D. Sancho II
D. Sancho II - Que Futuro
Mouzinho da Silveira
São Lourenço
Alea jacta est
Pesoal Não Docente
Entrevista
Notícias
Formação
Cartoon

 

 

Notícias

  
 

Estão a decorrer, desde o mês de Julho do corrente ano de 2010, acções no âmbito do Plano Tecnológico dirigidas a todos os grupos de docência. De destacar a avaliação claramente positiva, acima sempre dos 78%, feita pelos participantes, formadores e formandos, desta Formação que, como é do conhecimento público, é uma das prioridades nacionais no que à Educação diz respeito. Esta acção irá prolongar-se até Março de 2011.

Teve lugar no Algarve, Portimão, nos dias 14, 15 e 16 de Outubro, o X Congresso Nacional de Centros de Formação e Associação de Escolas. Este Congresso contou com a presença de vários convidados notáveis, como Sérgio Niza, José Manuel Bautista e Álvaro Santos, entre outros e ainda com a presença de cerca de 100 representantes dos CFAE. (Vide artigo)

Considerando a necessidade diagnosticada de Formação no âmbito da Educação Sexual, o CEFOPNA irá dinamizar uma Oficina de Formação, 25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo, contando com a colaboração do Dr. Luís Ribeiro. Esta acção decorrerá entre os meses de Dezembro de 2010 e Fevereiro de 2011.

A Revista PROFFORMA, agora no seu 1º número, prevê a colaboração de todos os profissionais de Educação que entendam ser pertinente o seu contributo e desejem divulgar o seu trabalho e reflexão. Para colaborar na PROFFORMA devem ser enviados os textos para cefopna@gmail.com

Visando dar resposta à necessidade sentida por parte de muitos dos professores de Português no que ao Dicionário Terminológico diz respeito, vai o CEFOPNA propor a realização e dinamização de um Workshop (3 horas) sobre o tema. Esta actividade terá lugar no mês de Fevereiro de 2011 e, oportunamente, far-se-á chegar às escolas a informação necessária.

Visando também dar resposta à necessidade sentida por parte de muitos dos professores do 1º CEB em relação ao Novo Programa de Matemática,  o CEFOPNA está a realizar uma Oficina de Formação (18 horas) sobre o tema. Esta formação decorre entre os meses de Outubro e Dezembro de 2010 e está certificada pelo CCPFC, relevando para avaliação de desempenho e progressão na careira de docentes. 

Em 28 de Outubro de 2010 o CEFOPNA submeteu uma candidatura ao POPH, Eixo 3, TI 3.3-Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Central, para a realização de formação contínua a pessoal administrativo das escolas da rede pública, sob tutela da Administração Central. Esta candidatura centra-se em 3 eixos principais: Modernização Administrativa; Contabilidade Pública/POC Educação; As TIC aplicadas em contexto de trabalho. Esta formação, a ser aprovada, decorrerá entre 01 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011 e  compreende 6 acções de formação, a saber: Modernização Administrativa I (37 h),  Modernização Administrativa II (37 h), Gestão Financeira e orçamental e POCP (Educação) (42 h), Iniciação à Utilização das TIC em contexto - A edição de imagens (25 h), Iniciação à Utilização das TIC em contexto - A folha de cálculo (25 h), Iniciação à Utilização das TIC em contexto - A comunicação através de meios digitais (25 h).