Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU

Editorial
Formação Profissional
Inovar e Modernizar
X Congresso CFAE
Arronches
etwinning
EscolActiva
Elvas N. 1
Evoluindo e Modernizando
Marvão
Cultura e Cooperação
Intervir no Autismo
Incluir para Educar
Cristovão Falcão
D. Sancho II
D. Sancho II - Que Futuro
Mouzinho da Silveira
São Lourenço
Alea jacta est
Pesoal Não Docente
Entrevista
Notícias
Formação
Cartoon

 

 

Agrupamento de Escolas de Marvão

Isabel Junceiro
Agrupamento de Escolas de Marvão

O Agrupamento de Escolas de Marvão, recentemente constituído por Despacho de S.Exª o Secretario de Estado da Educação, de 4 de Junho de 2010, integra a Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Ammaia, em Portagem, que foi designada a escola sede, e a Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Dr. Manuel Magro Machado, em Santo António das Areias, que passou a escola pólo. Esta unidade orgânica única surge no âmbito do reordenamento da rede escolar, cujas orientações foram aprovadas em Conselho de Ministros pela Resolução nº 44/2010, de 14 de Junho.

Presentemente, estas duas escolas continuam a funcionar com todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 3º ciclo. A equipa de gestão, e o pessoal docente e não docente, distribuem o seu horário de trabalho entre as duas escolas. Os Serviços Administrativos, apesar de estarem centralizados na escola sede, garantem o funcionamento de ambos os estabelecimentos de ensino com a maior normalidade e tranquilidade. Neste momento, em conjunto, tentamos encontrar um rumo de orientação para este Agrupamento, juntando a experiência de todos, unindo o que é comum e uniformizando as diferenças, sempre numa tentativa de salientar os aspectos mais positivos e de minorar os menos bem conseguidos em ambas as escolas. 

Seguidamente, anexam-se algumas fotos de ambas as escolas e uma breve caracterização das mesmas, que passará a fazer parte do passado enquanto unidades orgânicas independentes, mas que continuam a fazer parte da história destes dois estabelecimentos de ensino.

   
   

Escola Básica com Jardim-de-infância de Ammaia, Portagem

Esta escola começou a sua actividade em 21 de Outubro de 1991, iniciando no ano lectivo de 1992\93 a experiência da Escola Básica Integrada – 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, pelo desp.19\SERE\SEAM\90, tendo já nesta altura como pólo a escola básica do 1º ciclo de Marvão e integrando posteriormente, no ano lectivo de 1993\94, o ensino pré-escolar de acordo com a referida experiência.

A sua denominação foi, inicialmente, Escola Básica Integrada de Portagem, tendo sofrido alteração após concluído o processo desencadeado para a escolha de patrono, conforme o Dec. Lei nº 387/90. Desta forma a denominação actual é Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Ammaia, Portagem, Marvão, devendo-se esta escolha ao rico historial da Cidade Romana de Ammaia que aparece referida em textos como os do historiador cordovês Isa Ibn Ahmad Ar-Razi e cuja localização se situa na actual freguesia de S. Salvador de Aramenha. A importância da referida cidade romana devesse em grande parte ao facto de por aqui passar uma das vias militares do itinerário de Antonino Pio, sendo o local uma estação de paragem obrigatória na via que ligava Olissipo (actual Lisboa) a Emérita Augusta (Mérida). Foi objectivo desta escola, com a adopção do nome de Ammaia, fazer perdurar no tempo os ecos desta importante cidade romana, de forma a não deixar cair no esquecimento um marco notável do nosso passado e da nossa História.

Este estabelecimento de ensino Escolas integra três edifícios – o edifício da escola sede que é de construção recente e obedece a um protótipo arquitectónico, que lhe permite uma boa integração a nível da paisagem local, possuindo inúmeras portas e janelas que facultam uma boa iluminação natural bem como uma eficaz ventilação; o edifício que comporta neste momento uma das turmas do pré-escolar obedecendo a uma construção do Plano dos Centenários e o edifício onde funciona a Ludoteca, encontrando-se ambos separados da escola sede apenas por uma estrada secundária. Dos três edifícios referidos, é sem dúvida o da escola sede aquele que mais bem apetrechado se encontra a nível de condições do próprio edifício e de equipamento, funcionando desta forma como anfitrião para alunos e professores que trabalham nos outros dois, proporcionando o contacto com outro espaço mais amplo e bem equipado.

Em termos de espaços exteriores, é de novo o edifício da escola sede que os apresenta mais amplos e bem estruturados, faltando apenas um espaço coberto para albergar os alunos em dias de condições climáticas adversas. Embora o terreno circundante não seja propício ao crescimento de vegetação, os espaços verdes têm vindo a surgir conferindo à escola um aspecto esteticamente bastante agradável.

Escola Básica com Jardim de Infância Dr. Manuel Magro Machado, Santo António das Areias

A Escola Básica Integrada com Jardim-de-infância Dr. Manuel Magro Machado foi criada pela Portaria n.º 846/92, de 1 de Setembro de 1992. Localiza-se no lugar e freguesia de Santo António das Areias, concelho de Marvão, distrito de Portalegre. Está sob tutela da Direcção Regional de Educação do Alentejo.

A escola possui bandeira, logotipo e hino próprios.

O patrono da escola é o Dr. Manuel Magro Machado, médico de clínica geral e dentista, grande figura local. Foi presidente da Câmara Municipal de Marvão entre 1953 e 1960 e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Marvão. Entre as muitas actividades desenvolvidas em prol do concelho de Marvão, é de destacar o trabalho realizado, na década de 60, na comissão de angariação de fundos para a criação do posto de Ensino Mediatizado (Telescola), que posteriormente estaria na génese da criação desta escola.

(Este texto foi retirado da página da escola, que poderão consultar em  http://ebidrmmmachado.drealentejo.pt/ )