Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU

Editorial
Formação Profissional
Inovar e Modernizar
X Congresso CFAE
Arronches
etwinning
EscolActiva
Elvas N. 1
Evoluindo e Modernizando
Marvão
Cultura e Cooperação
Intervir no Autismo
Incluir para Educar
Cristovão Falcão
D. Sancho II
D. Sancho II - Que Futuro
Mouzinho da Silveira
São Lourenço
Alea jacta est
Pesoal Não Docente
Entrevista
Notícias
Formação
Cartoon

 

 

Caracterização do contexto de acção educativa do Agrupamento de Escolas de Arronches

Ana Maria Reis
Agrupamento de Escolas de Arronches

 

A Vila de Arronches localiza-se no interior de Portugal na região Alentejo e sub - região do Alto Alentejo, tem cerca de 2 059 habitantes.

É sede de um município com 314,52 km² de área e 3 278 habitantes (2004), subdividido em 3 freguesias: Assunção, Esperança e Mosteiros.

O município é limitado a norte pelo município de Portalegre, a nordeste pela Espanha, a leste por Campo Maior, a sul por Elvas e a oeste por Monforte.

Apesar de na última década a população do concelho de Arronches ter registado um crescimento, assistiu-se mas últimas quatro décadas a uma forte regressão demográfica em virtude do intenso êxodo rural em direcção Área Metropolitana de Lisboa, numa tendência similar a grande parte dos concelhos das áreas rurais do interior do país.

Assiste-se a uma redução da densidade populacional, que se cifra em 10,48 habitantes/Km2 muito aquém dos 113,92 habitantes/km2 para Portugal Continental em 2001.

A saída continuada de uma população jovem e em idade activa contribui para o envelhecimento da estrutura demográfica do concelho que apresenta um índice de envelhecimento de 273%, o que significa que por cada 100 jovens existem 273 idosos.

O elevado grau de envelhecimento da população é um dos factores que condiciona o baixo nível de instrução da população do concelho de Arronches.

Mais de 60% da população detém apenas o 1º ciclo ou é analfabeta.

A taxa de analfabetismo no concelho é de 24% sendo particularmente elevada nas freguesias mais rurais e entre as mulheres.

A população dependente idosa é muito elevada; 35,5% da população do concelho de Arronches é reformada.

A população efectivamente activa é muito baixa, apenas 39,9% da população exerce uma actividade e 41,5 % está empregada. Este cenário agrava-se quando se atende à taxa de desemprego que em 2001 ascendia a 8,1%, valor superior à média nacional. 

Se durante décadas a agricultura absorveu grande parte da mão – de – obra deste concelho, nas últimas décadas assiste-se a uma crescente terciarização da economia local, empregando este sector 57% da população. A expansão do sector administrativo e dos serviços públicos e de apoio social, bem como a crescente polarização de Portalegre em termos de emprego, justificam o empolgamento deste sector.

Na última década assiste-se também a um crescimento do sector secundário que ocupa 23% da população activa do concelho. A criação de uma zona industrial e a instalação de algumas empresas de transformação de alguns produtos regionais conferem um certo dinamismo ao sector transformador no concelho.

No entanto, a persistência de um elevado número de reformados, de sectores menos qualificados e subalternos na área dos serviços e da indústria e de uma elevada taxa de desemprego conduz a que a maioria da população do concelho de Arronches esteja integrada em estratos sócio – económicos baixos e médio baixos, detendo a população um muito baixo poder de compra concelhio.

O concelho de Arronches em termos do Índice de Desenvolvimento Social encontra-se no patamar mais baixo IDS 1, estando entre concelhos menos desenvolvidos do país, como resultado dos estrangulamentos resultantes da acção conjugada de uma população envelhecida e com um baixíssimo nível de instrução. 

O Despacho nº 57 I /ME/98 determina a criação do Agrupamento de Escolas de Arronches que é constituído por estabelecimentos de educação pré-escolar e escolas de 1º, 2º e 3ºciclos. Esta unidade organizacional íntegra a Escola EB2,3 N.ª Sr.ª da Luz de Arronches (sede do Agrupamento), os Jardins-de-infância e as EB1 de Arronches, Esperança e Barulho.

Por proposta do conselho directivo da Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Arronches no sentido da atribuição do nome de Nossa Senhora da Luz aquele estabelecimento de ensino, o Secretário de Estado da Administração Educativa determina que a Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Arronches passe a denominar-se Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Nossa Senhora da Luz, Arronches, por Despacho n.º 753/2000 (2ª série) de 11 de Janeiro de 2000.

A Direcção do Agrupamento Escolas de Arronches está a cargo da Professora Ana Maria Reis, cabendo o cargo de Sub- director ao docente João Paulo Garrinhas, de ajunta da Direcção à professora Cremilde Maria Romão e de assessoria da direcção à professora Cecília Simões.

O Agrupamento é constituído pela escola sede, Escola Básica 2,3 N.ª Sr.ª da Luz, por três escolas do 1º Ciclo, Arronches, Esperança e Barulho, e três Jardins-de-Infância, Arronches, Esperança e Barulho, dotados todos os estabelecimentos de serviços de apoio às actividades lectivas, alunos e docentes.

O inquérito lançado no âmbito da avaliação interna referente ao ano lectivo 2009/2010 sobre o funcionamento dos serviços prestados pelas diferentes unidades orgânicas do Agrupamento revela que a maioria dos utentes que fruem esses serviços considera que estes oferecem uma prestação de grande qualidade. 

O Agrupamento de Escolas de Arronches garante a escolaridade obrigatória aos alunos do concelho de Arronches, formando jovens essencialmente para o prosseguimento de estudos. Deste modo a oferta educativa ao nível do Ensino Básico vai deste o Pré – escolar ao 3º ciclo. De forma a garantir a formação de adultos que abandonaram precocemente a escola não cumprindo a escolaridade obrigatória ou o 12º ano, o Agrupamento de Escolas de Arronches garante ainda a oferta de Cursos de Educação e Formação para Adultos de nível básico e secundário.

O Agrupamento tem registado na última década, como resultado da saída populacional e duplo envelhecimento da estrutura etária uma regressão na população escolar. O número de alunos que irão frequentar o ano lectivo 2010/2011 é de apenas 281. Este facto tem permitido que as turmas tenham uma dimensão pequena o constitui uma vantagem na viabilização de estratégias de ensino diferenciado e a prestação de um melhor acompanhamento em sala de aula. O número de professores ascende no ano lectivo 2010/2011 a 43 e o pessoal não docente a 22.

No ano lectivo 2009/2010 a taxa de transição global foi de 100%.

Quanto ao abandono escolar no ano lectivo 2009-2010 não foi registada qualquer situação, havendo uma tendência clara nos últimos 5 anos para que este problema assuma um carácter muito residual ou nulo.

Nos últimos quatro anos lectivos é notória a melhoria dos resultados dos alunos, numa evolução que tende a ser contínua e sustentada, estando estes valores acima da média dos verificados para os concelhos com IDS1. Persiste contudo uma discrepância entre os resultados internos e externos aferidos através de provas de aferição de 4º e 6º e exames nacionais de 9º ano de Língua Portuguesa e Matemática, constituindo o grande repto futuro do Projecto Educativo do Agrupamento de Escolas de Arronches, contornar essa discrepância entre os resultados internos e externos.

Assim, perante a diagnose realizada sobre as potencialidades, constrangimentos e oportunidades do Agrupamento de Escolas de Arronches, protagonizamos, baixo o lema CIDADANIA E EMPREENDEDORISMO RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, a missão deste agrupamento. Para a concretização desta missão definiram-se como grandes objectivos gerais do Projecto Educativo do Agrupamento de Escolas de Arronches: Promover um Sucesso Educativo de Qualidade; Fomentar a Educação para a Cidadania Activa; Promover uma Atitude Empreendedora em Toda a Comunidade Educativa.

No inicio no ano lectivo 2009-2010, foi decidido implementar o “Projecto Mais Sucesso” ao nível da disciplina de Língua Portuguesa e de Matemática e de Inglês do 3º e 8º ano de escolaridade onde se aplica a metodologia de trabalho “Fénix”. Esta consiste na criação para um mesmo ano de escolaridade de “ninhos” de recuperação (3º e 8º ano) e desenvolvimento (8ºano) que funciona de apoio à turma desse ano de escolaridade. Este ano lectivo a metodologia Fénix foi alargada a Língua Portuguesa e Matemática do 5º, 6, 7º e 9ºano, existindo para cada ano de escolaridade uma Turma Fénix e um Ninho de Desenvolvimento.

Para a consecução das metas do Projecto Educativo do Agrupamento estabeleceram-se parcerias estratégicas com diversas entidades e instituições das quais se destacam a Associação de Pais, a Autarquia, o Centro de Saúde, a Santa Casa da Misericórdia, Coração Delta, APPCDM de Portalegre, Bombeiros Voluntários, CEFOPNA, Escola Segura, CPCJ.