Os Clubes Ciência Viva na Escola são espaços de
conhecimento abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa,
incluindo famílias e restante comunidade local, para promover o acesso a
práticas científicas inovadoras. Pretendemos fazer crescer um Clube de
Ciência Viva na Escola Secundária de S. Lourenço, criando um espaço
próprio onde se cruzem diversos saberes práticos e/ou experimentais no
âmbito da multidisciplinaridade e trabalho colaborativo em Ciências:
Geografia, Matemática, Física e Química e Biologia e Geologia são as
áreas disciplinares previstas na dinamização do projeto, para o presente
ano letivo 2019-2020.
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória aponta para uma educação escolar em que os alunos
constroem e sedimentam uma cultura científica de base humanista,
mobilizando a compreensão de processos e fenómenos científicos que
permitam a tomada de decisão e a participação ativa enquanto cidadãos,
em suma, queremos uma participação mais ativa e criativa na construção e
consolidação das aprendizagens dos nossos alunos.
Para o desenvolvimento das diferentes áreas de
competências, nomeadamente de saber científico, técnico e tecnológico,
consignada no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória,
no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, pretendemos
valorizar o trabalho prático e experimental, a interdisciplinaridade e o
trabalho colaborativo, contextualizando o conhecimento em situações que
se aproximem dos problemas reais que caracterizam a ciência e tecnologia
do século XXI.
O Programa Nacional de Promoção do Sucesso
Escolar assenta no princípio de que, são as comunidades educativas
quem melhor conhece os seus contextos, dificuldades e potencialidades,
sendo por isso quem está mais bem preparado para conceber planos de ação
estratégica, pensados ao nível da nossa Escola, com o objetivo de
melhorar as aprendizagens dos alunos. Considera-se que a colaboração e
responsabilidade da comunidade a nível local e regional são essenciais à
construção do sucesso escolar e ao compromisso com o ensino e a
valorização da aprendizagem.
Assim, consideramos objetivos essenciais e
fundamentais no âmbito deste projeto:
-
contribuir para a literacia científica e
tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias
e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e não
formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência e
pela aprendizagem ao longo da vida;
-
contribuir para a modernização dos modelos e
estratégias de ensino usados pelos professores, nomeadamente através
da interdisciplinaridade, trabalho prático e/ou experimental,
contextualização do conhecimento e o desenvolvimento de competências
científicas relevantes;
-
promover a articulação entre o ensino formal e
não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre
escolas, gerando lógicas organizativas mais flexíveis;
-
fomentar a abertura da Escola à comunidade
local, através do incentivo ao estabelecimento de parcerias com
instituições científicas e de ensino superior, autarquias, Centros
de Ciência Viva, empresas, museus e outras instituições culturais;
-
estimular a partilha de conhecimentos,
experiências e boas práticas entre escolas de agrupamentos
diferentes.
Salientamos a importância fundamental no
estabelecimento de parcerias diversas, com Instituições Cientificas e
de Ensino Superior, destacando desde já, as parcerias em vigor com o
Centro de Ciência Viva de Estremoz, Instituto Politécnico de Portalegre,
em fase de celebração com a Mina de Ciência-Centro de Ciência Viva do
Lousal e outras Instituições como, a Autarquia – Câmara Municipal de
Portalegre, Associação de Professores de Matemática- APM.
Assim, destacamos as seguintes atividades no
âmbito da parceria com Instituições Científicas e de Ensino Superior:
-
deslocação regular de cientistas às escolas,
proporcionando aos alunos um contacto direto e pessoal com os
desenvolvimentos mais recentes na área da investigação e inovação;
-
envolvimento dos alunos em ações de difusão de
conhecimentos e tecnologia promovidas por estas entidades,
nomeadamente para divulgação dos seus projetos de investigação e
inovação;
-
acesso dos alunos a infraestuturas,
instalações, laboratórios e tecnologias de ponta da instituição
parceira, pouco usuais nas escolas;
-
apoio de profissionais de ciência, tecnologia
e inovação que atuem como mentores e tutores dos alunos, estimulando
o seu percurso educativo e vocacional;
-
participação em estágios científicos e de
empreendedorismo realizados nestas organizações.
De seguida, destacamos atividades no âmbito da
parceria com a Rede de Centros de Ciência Viva, nomeadamente:
-
programas educativos, privilegiando a formação
prática, o pensamento crítico e a resolução de problemas, numa
abordagem multidisciplinar e integrada das áreas científicas,
artísticas e humanísticas;
-
formação de base tecnológica, em colaboração
com empresas, institutos politécnicos e universidades, favorecendo o
apoio ao Ensino Profissional para jovens e ao prosseguimento de
Cursos Vocacionais;
-
utilização intensiva de tecnologias de
informação e comunicação com um leque diversificado de aplicações
pedagógicas e recursos educativos digitais;
-
disponibilização de instrumentos e
equipamentos científico-pedagógicos, laboratórios, módulos
interativos, exposições de ciência e objetos temáticos, com uma
oferta de atividades inovadora para todos os níveis de escolaridade;
-
valorização profissional dos professores, pela
participação em projetos integrados de inovação pedagógica, de
âmbito nacional e internacional, numa lógica multidisciplinar, de
interação entre diferentes grupos de docência;
-
oferta de plataformas atualizadas de
aprendizagem, em sintonia com os avanços mais recentes do
conhecimento;
-
mobilização de pais, escolas e autarquias
para projetos educativos com ligação a instituições científicas,
académicas, empresariais e culturais;
-
organização de espaços de inovação pedagógica,
baseada em conteúdos e metodologias científicas;
E finalmente, destacamos diversas atividades no
âmbito da parceria com Autarquias:
-
acesso a equipamentos e espaços públicos,
nomeadamente para disponibilização de recursos educativos e de
atividades de interesse para a população;
-
usufruto da rede de transportes municipais,
sempre que possível, incluindo o transporte escolar aos alunos nas
suas deslocações entre as escolas e o espaço de realização de
atividades;
-
envolvimento nos projetos educativos
promovidos pelo pelouro da Educação e demais órgãos municipais;
-
partilha de recursos, experiências e
conhecimentos, nomeadamente pelo envolvimento dos tècnicos
municipais das áreas da juventude, educação, cultura e ambiente.
In Clubes de Ciência Viva nas Escolas: Carta de Princípios 2018
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