Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

A História e o Conhecimento

TIC no Ensino das Funções

FACTOR V

As Eternas Mudanças

Ler no 1º Ciclo

Disciplina/Indisciplina

Biblioteca Escolar

 

XI Cong. Nac. CFAE

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon


 

 

“FACTOR V”  - Um Projeto de Voluntariado Jovem do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior

Fernando Antunes
Agrupamento de Escolas de Campo Maior

 O “Factor V” nasceu no ano letivo de 2010/211, no âmbito da disciplina de Área de Projeto do 12º ano. Como decorria o Ano Europeu do Voluntariado, os alunos decidiram realizar ações que promovessem o espírito voluntário. Para além do apoio da direção da Escola Secundária de Campo Maior, o grupo contou com a ajuda dos professores do Centro Educativo Alice Nabeiro. Este Centro Educativo tem vindo a trabalhar e a promover o espírito empreendedor nos jovens e dedicou especial atenção ao projeto “Factor V”. Assim, nasceu uma parceria muito importante, que contribuiu para a formação dos alunos e para diversos apoios a nível material.

A ideia base do projeto é apoiar as iniciativas das variadas associações e instituições de Campo Maior para, assim, assegurar as suas realizações e contribuir para a participação dos jovens. Numa época em que a solidariedade é fundamental, o “Factor V” promove esse valor no seio da juventude e torna-se um bom aliado na concretização das iniciativas do concelho. Assim, foi criado um banco de voluntários composto por alunos do 8º ao 12º ano.

No ano letivo de 2011/2012, o projeto manteve-se mas fora do âmbito curricular, pois a Área de Projeto deixou de fazer parte do elenco disciplinar. O número de voluntários aumentou e as instituições e associações de Campo Maior constataram uma maior solidez no projeto. O reflexo disso foi um aumento da participação dos voluntários nas atividades. Assim, desde o primeiro ano, as ações de voluntariado multiplicaram-se: apoio na recolha de alimentos do “Banco Alimentar”; no projeto concelhio “Campo Maior Solidário”; em variadas iniciativas do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura; nas exposições da “Associação de Artes Plásticas”; nas atividades do Sporting Clube Campomaiorense; nas iniciativas da Associação de Pais e Encarregados de Educação. Para além disso, o projeto foi incluído nas comemorações do Ano Europeu do Voluntariado, com uma apresentação no Fórum Picoas, em Lisboa; em 2012, na Feira Internacional de Lisboa, fez a sua apresentação na Futurália.

O “Factor V”, que faz parte do conjunto de projetos do Ministério da Educação, pretende crescer e tornar-se, cada vez mais, um promotor do espírito voluntário e fomentar nos jovens o sentimento da solidariedade e valorização do próximo.

 

 

Logotipo do Projeto

 

Apresentação do projeto, em 2010, às associações e instituições do concelho

 

Apresentação do projeto, em 2010, aos delegados de turma

 

Prova de BTT na localidade de Ouguela apoiada pelo “Factor V”

 

Recolha de alimentos na iniciativa “Campo Maior Solidário”

 

Recolha de alimentos no “Banco Alimentar”

 

 

Apresentação do projeto na Futurália (F.I.L.) em 2012