Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


Editorial

- Educar Sempre -

Dislexia e Disortografia

O Grande Desafio

"A Preto e Branco"

Educação e Desenvolvimento

Diversidade, Multiculturalidade...

Cursos Profisionais

Didáticas

 

A Minha Escola

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon


 

 

O Grande Desafio

Maria da Conceição Grilo
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre

Hoje mais do que nunca devemos interiorizar o turismo como uma atividade estratégica nacional que corrige as assimetrias geográficas, qualifica e cria emprego. Muito se tem falado de crise, mas a verdade é que o setor turístico pode ser considerado um motor de desenvolvimento do país e do interior em particular, onde importantes investimentos privados nesta área estão em curso. Estes para serem bem sucedidos, têm necessariamente que se fazer acompanhar de recursos humanos muito qualificados.

Estou convicta (e os números acompanham-me) que para os jovens e adultos ainda jovens, apostar na formação na área da hotelaria, constitui hoje uma das grandes soluções para o desemprego e pode ser a grande oportunidade de aceder a um dos mercados de trabalho mais competitivos e mais dinâmicos. Os dados do último relatório de inserção profissional do Turismo de Portugal apontam uma taxa de 80% de empregabilidade dos seus alunos ao fim de 6 meses, sendo que 64% dos alunos encontrou emprego em menos de 30 dias, após a conclusão dos seus estudos.

Trabalhamos diariamente para conseguirmos enfrentar com firmeza os desafios que temos pela frente e isso faz-se com uma forte aposta na formação de excelência, com grande profissionalização e ligação ao setor, mas apostando também e contribuindo para a dignificação das profissões turísticas.

No entanto, formar hoje profissionais do setor do turismo, é ir muito mais além do domínio exemplar das novas técnicas, das novas tendências de serviço, dos novos instrumentos de gestão. Hoje, formar profissionais do setor da hotelaria visa satisfazer os pedidos dos clientes e superar as suas expetativas. Para isso, é fundamental que cada profissional, cada um de nós, seja um embaixador e um profundo conhecedor da sua região e do seu País.

Este é o grande desafio!