Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

- Educar Sempre -

O diálogo (im)possível

CE Alice Nabeiro

Formação de Professores

Fronteira Portugal Esp.

SIADAP

 

A Minha Escola

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

O Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior
Uma experiência social e educativa que abre horizontes sociais e pedagógicos inovadores
(http://centroeducativoalicenabeiro.org/frontend)

Manuel Ferreira Patrício
Centro Educativo Alice Nabeiro

Integrada no Mundo Delta - um mundo extenso e profundo - encontra-se a instituição Coração Delta-Associação de Solidariedade Social. No quadro dos seus fins estatutários tem a Educação a sua quota-parte de espaço. Um espaço de paixão da família Nabeiro.

Sei-o por experiência e vivência próprias desde há (um pouco) mais de 40 anos, quando o João Manuel, filho primogénito do Senhor Rui Nabeiro e da Senhora D. Alice Nabeiro, frequentou o então Liceu Nacional de Évora, no edifício que fora o da Universidade de Évora dos séculos XVI-XVIII e onde ainda se respirava o ar intelectual estimulante dessa Escola europeia e universal. Essa atmosfera inundou e fortificou os pulmões mentais e culturais do filho e foi benéfica para toda a família. Vivi pessoalmente essa experiência, professor de Filosofia que era na instituição.

Na década de 90 do século passado propus um dia ao Senhor Comendador, enquanto presidente da Direcção da AEPEC ( Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural) a criação de uma Escola de paradigma cultural - que eu então designava por Escola Cultural -, concebida e realizada de raíz. A resposta foi positiva, mas não veio a ser possível concretizá-la. Entretanto eu dei por esquecido esse projecto e pensei que a família Nabeiro também o tinha esquecido.

Há cerca de 4 anos, creio que em 2007, recebi um dia um telefonema do filho a mostrar-me que estava enganado: a família convidava-me para assumir a direcção pedagógica de uma instituição de natureza educativa, que então tinha o perfil provisório de um atelier de tempos livres. Eu acabara de passar o cabo (das tormentas) da jubilação e duvidava das minhas forças para aceitar o desafio. Fui finalmente convencido e acabei por aceitar, já em 2008.

Há, pois, na existência do Centro Educativo Alice Nabeiro - este foi o nome que veio definitivamente a ser dado ao projecto - uma dupla nascente: a da Coração Delta-Associação de Solidariedade Social, com os fins estatutários desta; a da Educação em si mesma, com o ideal de contribuir para a formação humana das crianças de Campo Maior e seu termo e prioritariamente das crianças filhas dos trabalhadores e colaboradores do Grupo Delta. O Projecto Pedagógico do Centro Educativo Alice Nabeiro - CEAN – explicita esta dupla intencionalidade no concernente às Bases Pedagógicas, particularmente nas Bases 1, 2 e 3.

Lemos na Base 1: "O CEAN é uma valência da Associação Coração Delta, a par de outras. Cabe-lhe desenvolver as actividades que expressamente lhe estão cometidas, às quais se acrescenta a disponibilização de algumas condições de operacionalização de duas outras valências - a Sala Mágica (Educação Pré-Escolar) e o Serviço de Apoio a Crianças e Jovens (Necessidades Educativas Especiais) - através da cedência integrada de espaços e equipamentos, e ainda de uma parte do pessoal pedagógico específico, sendo comum a fundamentação e articulação pedagógica respectiva."

Lemos na Base 2: "O CEAN tem por finalidade própria contribuir para que seja propiciado prioritariamente às crianças e jovens de Campo Maior um programa educativo-cultural tendencialmente integral, que cubra a totalidade do espectro das necessidades de formação e dos vectores vocacionais dos educandos a que se dirige e destina.

Lemos na Base 3: "Dentro dos limites das circunstâncias e das suas possibilidades, o CEAN tem como objectivo geral a promoção de um programa de formação humana que incida abrangentemente sobre a personalidade dos educandos que o frequentam, os quais nesta fase de desenvolvimento do Centro se encontram nos períodos da infância e da puberdade." Na prática, as crianças que frequentam o Centro vão dos 3 aos 12 anos de idade.

A Base 4 declara que vemos em cada educando uma pessoa humana, com toda a dignidade que é inerente a esta e com todo o respeito pela identidade e singularidade de cada qual, sem todavia separar a Educação da Sociedade, antes articulando harmoniosamente a dimensão pessoal e a dimensão social dos educandos, almejando servir a Sociedade e edificar uma Humanidade instruída, educada e cultivada.

Os objectivos do Centro Educativo são distintos dos do sistema educativo formal, mas não opostos; na verdade, são definidos e praticados como complementares e supletivos.

Complementares, no plano dos conteúdos instrucionais e formativos; supletivos, no plano da organização temporal do serviço prestado, que cobre o tempo que resta do trabalho dos pais após a saída dos filhos da Escola (Bases 5 e 6); portanto, após as 4 horas da tarde.

O Desenvolvimento (sobretudo nas dimensões económica e social) é preocupação nuclear do Centro Educativo Alice Nabeiro. Mas é frisado que a centralidade deste objectivo não leva a confundir os meios com os fins, colocando a Pessoa e o Cidadão ao serviço da Economia, pois é a Economia que deve (que tem de )estar ao serviço da Pessoa e do Cidadão (Base 8).

É nesta perspectiva que se aposta na promoção da atitude empreendedora como um vector estruturante do projecto pedagógico do CEAN. A equipa docente do Centro já elaborou e editou um Manual de Empreendedorismo, mas distingue a atitude empreendedora do empreendedorismo do catecismo neoliberal.

Instituição educativa flexível, dúctil, assente na liberdade e na alegria de aprender, o CEAN não contempla a aula tradicional como situação de aprendizagem típica. As situações de aprendizagem praticadas pelo Centro são a Oficina ( Atelier ) e o Clube Educativo. O critério da idade impõe-se no que toca à Oficina. No Clube Educativo, é em princípio dada ao educando a possibilidade de escolher a actividade a desenvolver, com a âncora instalada nas raízes vocacionais das crianças.As produções destas, realizadas ao longo do ano educativo, são mostráveis em Exposições e Festas, podendo todas encaminhar-se para a Festa Anual do Centro, ponto culminante de toda a actividade por este desenvolvida no Ano Educativo-Cultural.

O Centro Educativo Alice Nabeiro, que se encontra no quarto ano de funcionamento (iniciou a sua actividade em Março de 2008), é um projecto cuja execução tem correspondido aos nossos anseios e expectativas - da direcção da Coração Delta, da equipa pedagógica e dirigente do Centro propriamente dito, dos pais das crianças, da comunidade.

O CEAN é uma Casa onde acontece o Desenvolvimento Humano das Crianças numa gratificante atmosfera de Alegria e Autonomia de ser.

A meu ver, é um exemplo que pode e deve ser atendido por entidades externas, com realce para outros grupos empresariais - nacionais e europeus - e para as autoridades educativas de Portugal.

Deixamos para os interessados algumas imagens, para melhor tornar compreensível a realidade viva do Centro. Também sugerimos a visita ao nosso sítio. E acolheremos com gosto a visita ao Centro.