PROFFORMA

REVISTA ONLINE DO CENTRO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO

 

 

 

 

 


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E esse é o nosso objetivo, focarmo-nos na Formação Contínua de Docentes em todas as suas vertentes, na atividade dos CFAE e das Escolas associadas, divulgar boas práticas e a reflexão produzida sobre as várias áreas temáticas pertinentes que enquadram os projetos institucionais e das escolas. A PROFFORMA quer ser um fórum de discussão e reflexão para os professores, para as escolas e para os CFAE, e, como sempre, está aberta à participação de todos os que desejem partilhar ideias.

In EDITORIAL PROFORMA, nº 27, Francisco Simão

 

 

 

Entrevista

O Conselho Nacional de Educação tem um novo Presidente, uma personalidade de referência que, na Educação, todos conhecemos e estimamos, o Professor Doutor Domingos Fernandes. A PROFFORMA convidou-o a responder a algumas questões sobre a atualidade que vive a educação: “Há sempre muitos problemas difíceis para resolver em tudo o que se relaciona com a melhoria da educação e do ensino e, se quisermos, com o desenvolvimento e democratização dos sistemas educativos. Para mim, o mais complexo é o da qualidade dos processos de formação e qualificação dos professores e das lideranças das escolas. Sem professores e lideranças altamente qualificados não é possível melhorar a qualidade do ensino e sem ensino de qualidade não podemos ter uma Educação que, por exemplo, seja consistente com os desígnios propostos e implícitos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

Educar Sempre:

Nesta rubrica trazemos 9 perspetivas sobre o atual momento e contexto da Educação e da vida nas escolas:

Silvério Conceição, Representante dos Diretores de CFAE do Algarve, traz-nos a notícia sobre o XV Congresso dos CFAE organizado pela rede CFAE Algarve, de acordo com o sistema rotativo instituído entre as Regiões, teve como tema aglutinador “Inovação e desenvolvimento: contributo da formação contínua”. Foram abordados temas como a Dimensão Europeia da Formação, Formação Contínua / Impasses e perspectivas, Desenvolvimento profissional e pessoal, Inovação e Planeamento, Desenvolvimento e avaliação das Políticas Locais de Educação e Formação.

Susana Castanheira Lopes, Diretora Geral da Administração Educativa, no texto que partilhou connosco e que constituiu a comunicação feita ao XV Congresso dos CFAE, em 05 de Outubro de 2022, reflete sobre o papel da formação no desenvolvimento pessoal e profissional. Por outro lado, partilha também uma reflexão sobre as práticas de formação no contexto atual da formação contínua de professores e fala-nos ainda sobre o enorme problema da escassez de professores e do risco que se corre de transformar um problema conjuntural num problema estrutural;

Rui Trindade, Presidente do Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, partilha connosco uma reflexão sobre que significa, hoje, ser professor em Portugal e no mundo em que vivemos: “Tenho consciência que há várias maneiras de participar numa tal discussão, dado que o modo como se define o que é ser professore qual o conhecimento profissional que habilita para o ser, depende do modo como se enfrentam duas questões complementares: (i) quais as finalidades da Escola? e (ii) que paradigma curricular e pedagógico é congruente com as finalidades enunciadas?”

Eusébio Machado, Coordenador da Equipa Nacional do Projeto MAIA, fala-nos sobre a “Formação Contínua de Professores na Metamorfose do Mundo – Nadar ou Naufragar?”: Há, pois, muitas agendas para a Formação Contínua de Professores, mas não há uma agenda da Formação Contínua de Professores, mesmo que, neste quadro mais geral, não deixe de haver outros caminhos, forte sentido de agência, visão emancipatória e sentido dos territórios, o que, larga medida, se tem devido à ação dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE).

 Olímpia Mourato, Representante para a AFC do CFAE CEFOPNA, traz-nos a experiência de 3 anos de Desafios e Aprendizagens no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular nas escolas do Nordeste Alentejano:Os CFAE são imprescindíveis na materialização da Autonomia e Flexibilidade Curricular, dos propósitos da capacitação para a avaliação pedagógica preconizada pelo Projeto MAIA, da EECE, do PTDE e, mais recente, do Projeto de Educação Inclusiva. O Despacho 9726/2018 ao criar a figura do representante para a AFC possibilitou ao CFAE contar com um recurso humano especializado e profissionalizado em Educação para acompanhar e apoiar as escolas associadas na implementação dos projetos referidos que têm sido lançados pelo Ministério da Educação desde 2018 até ao presente momento.

Joaquim Raminhos, com a equipa que concebeu o projeto para preservar as memórias dos CFAE, propõe a todos e cada um dos responsáveis dos CFAE, presentes e passados, um projeto que visa recompor a história dos CFAE: “Este projeto diz respeito a todos os CFAE e só terá sucesso se contar com a partilha de ideias e a colaboração de todos os Diretores de CFAE que estão em funções, assim como de todos aqueles que, embora tenham terminado essas funções, continuam na posse de dados e informações que são fundamentais para completarmos este processo."

João Lopes, Embaixador Digital no CEFOPNA e Paula Almeida, Diretora do Agrupamento nº 1 de Elvas, fazem-nos o ponto da situação da Capacitação Digital nesta Região e trazem-nos o caso particular do Agrupamento nº 1 de Elvas: “O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola procura alicerçar a referida integração transversal através da reflexão e a definição de estratégias que permitam a exploração do potencial do digital colocando-o ao serviço da aprendizagem.” “Acreditamos que a implementação do PADDE se pauta pelo sucesso e pelo crescente envolvimento de toda a comunidade educativa, ciente do caminho que quer trilhar, para ser uma escola capacitada para enfrentar as exigências e desafios de um mundo cada vez mais rápido, mas sem perder a sua identidade.”

António Sequeira, Diretor do Agrupamento do Bonfim, de Portalegre, fala-nos do percurso deste Agrupamento de Escolas na capacitação dos seus docentes para a avaliação pedagógica: Não posso negar que este processo não tenha sido exigente e que se tenha empregado muitas horas na tentativa de promover uma verdadeira avaliação pedagógica. Também não posso negar que ainda exista alguma resistência, desconfiança e inconformismo com esta mudança. Ainda não temos respostas para todas as questões, e as que temos não nos dão o conforto da garantia de que estamos a fazer bem. Por isso, continuamos a apostar na formação, por considerarmos que só com a capacitação necessária somos capazes de atingir o que é proposto para a educação.

Salomé Paiva, Psicóloga do Agrupamento de Escolas do Bonfim, traz-nos a Educação Inclusiva e o projeto de capacitação dois docentes nesta área, um tema que é caro ao Ministério da Educação, equacionando a participação e envolvimento de todos os agentes educativos: “E as lideranças? Não deveriam também antecipadamente ter recebido formação no sentido de perceberem que a política da escola e as decisões estruturantes deverão ter por base a equidade e a inclusão de todos, por forma a refletirem e se equacionarem os recursos e espelharem essa intenção nos seus documentos estruturantes alinhando-se com os diplomas em vigor?”

Por fim, Joaquim Picado, membro da Equipa Central do Projeto MAIA, enquadra-nos nos objetivos deste projecto para nos envolver numa reflexão mais profunda sobre a capacitação para a avaliação pedagógica: É um projeto que ajuda a pensar sobre a avaliação pedagógica e a importância que tem o momento de capacitação - clarificação de conceitos - para a melhoria da qualidade da educação e da aprendizagem de todos os alunos. Promove a convicção consciente da necessidade de melhorar as práticas, a que chamam mudança, saindo do conforto das rotinas da sala de aula e consolidando a legislação de modo fundamentado.”

 

E ainda o imperdível CARTOON! Do Quim Ferreira

 

 

 

Publicação Trimestral do CEFOPNA
Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano
Dezembro de 2022